Após 5 meses do lançamento do primeiro volume 3 em 1 da série de manga One Piece, a Editora Devir publica desta vez a continuação a esta grande aventura criada por Eiichiro Oda. E que grande publicação esta, já que finalmente temos o que é provavelmente uma das coleções de manga mais emblemática de sempre a ser publicada na maravilhosa língua que é o português de Portugal, país que até foi referenciado neste volume!

One Piece segue as aventuras do pirata Luffy, que desde pequeno aspirava entrar na pirataria, a mesma ocupação do seu ídolo Shanks. Ao comer uma das frutas Gomu-Gomu, Luffy fica com o seu corpo como se fosse borracha, dando-lhe a habilidade de se esticar completamente, apesar de nunca mais conseguir nadar. Agora crescido, Luffy parte em aventura, conhecendo novos amigos, como Zoro e Nami, mas também novos inimigos ameaçadores…

Capa do primeiro volume de One Piece publicado em Portugal pela Devir

Este segundo volume segue o arco de Usopp, um rapaz habitante de uma ilha, conhecido por todos como um mentiroso, que adorava inventar fantasias com piratas. Após a chegada de Luffy e dos seus amigos, eles descobrem que o mordomo da menina Kaya, um rapariga rica também habitante da ilha, é na verdade o aterrador capitão dos Piratas do Gato Preto, Kuro. Este pretendia a sua vingança contra a família de Kaya, matando-a, pilhando a ilha e depois fugindo.

Quanto à sua história, este volume foi, para mim, ainda mais interessante que o primeiro, já que enquanto que o outro se focou na famosa “história de origem” de Luffy, este foca-se mais no que poderão ser as suas peripécias enquanto se aventura na Grand Line, que supostamente contém o maior tesouro dos piratas de sempre, o One Piece. Mas por enquanto, Luffy ainda procura recrutar mais membros para depois realmente cumprir esse desejo.

Neste volume, não só recebemos a maravilhosa conclusão desta história do Usopp, mas somos introduzidos à nova aventura de Luffy e da tripulação, finalmente agora com uma caravela adequada às suas viagens marítimas. Estes deparam-se com o restaurante-navio, que é atacado por um bando de piratas, e aí iremos conhecer Sanji, uma das personagens que será imensamente importante nas histórias futuras de One Piece.

Quanto ao desenvolvimento das personagens, este volume é excelente, já que mostra ainda mais o carisma de todos os companheiros e inimigos que Luffy vai encontrando ao longo do caminho: quer seja o desejo cego de Nami por tesouros, ou a ambição gigante de Luffy, ou até mesmo a crueldade imensa do capitão Kuro. Como eu costumo dizer, o carisma das personagens é o que mantém um shōnen “em pé” durante tantos anos, e One Piece não é certamente exceção, já que o manga já passa dos 1000 capítulos publicados mundialmente.

Quanto à arte do manga em si, não há muito a dizer de mal. É uma arte até bastante simples, sem muito detalhe quer em ambientes, como no vestuário das próprias personagens, porém eu sinceramente acredito que neste caso, seja mais que suficiente. Esta arte não teve dificuldade em prende-me aquando a passagem das páginas, já que é bastante agradável, e principalmente, hilariante, algo que parte bastante do próprio mangaka, Oda.

Esta edição da Devir, publicada em Portugal, está extremamente bem realizada, não só no formato do manga em si, optando pelo modelo 3 em 1, de que eu sou grande fã (como já havia referido na análise a Sunny, outro manga da Devir), mas também na transição de capítulo para capítulo, acompanhada sempre por uma nota engraçada do autor, ou até mesmo por um Q&A, que contém algumas respostas de Oda extremamente hilariantes. Além disso, na mudança de volume para volume, foram sempre introduzidas as capas originais, um pormenor que apreciei imenso.

CONCLUSÃO
Lua Crescente
8.5
one-piece-vol-2-analiseO segundo volume 3 em 1 de One Piece, é uma excelente continuação do primeiro volume já antes publicado pela Devir. Fomos não só introduzidos a novas carismáticas personagens, mas também a novas aventuras que deixam água na boca para o próximo volume!