Embora venha com uns meses de atraso, acho que nunca é tarde demais para gabar um jogo divertido como Operation: Tango!

Operation: Tango foi oferecido em Junho com o PS Plus, acompanhado de uma versão actualizada para a nova geração. O jogo consiste em colaborarmos na divisão de tarefas de espionagem com um amigo, sendo que um irá interpretar o agente no local e o outro será o hacker, que trabalhará de forma remota.

Angel (agente) e Alistair (hacker) são personagens que, embora não falem, possuem bastante carisma, o que ajuda a contribuir para a estilização do jogo que já por si possui uma arte bastante vibrante e energética, o que ajuda a suavizar as sessões de jogo.

O loop da jogabilidade consiste basicamente em mini-jogos, que podem ser puzzles, corridas de obstáculos ou meras combinações. Tendo em conta que o jogo não é longo (cerca de 8 horas para a platina), estes nunca chegam a ser cansativos. O melhor conselho que posso dar é irem trocando a cada missão, assim, mesmo que queiram repetir o jogo para jogarem as missões todas como agente/hacker, terão sempre uma experiência diferente.

Com sons curtos de instrumentos clássicos, Operation: Tango recorda-me da sensação de tensão com os tons da banda sonora, evocando os famosos filmes de espionagem, imergindo-nos no suspense.

Angel, como já referi, encontra-se no local, tendo de andar a correr pelo edifício à medida que recebe indicações, ajudando também o hacker com referências dos pontos de rede que se encontram presentes. Alistair por sua vez, terá de monitorizar as actividades do agente e operar os equipamentos do edifício para facilitar a movimentação do mesmo.

A framerate peca um pouco, o que até nem me chateia (não afecta em nada a nota), mas tendo em conta que é uma “nova” versão do jogo, seria de esperar que conseguissem dar lock à mesma, o que acontece apenas em espaços limitados visualmente. O último nível, passando-se na rua, acaba por revelar um desempenho digno da PS4, e sendo que o jogo já saiu há pelo menos 2 meses, creio que não irá mudar.

Operation: Tango já se encontra disponível para as plataformas PlayStation 4, PlayStation 5Microsoft Windows, Xbox Series X e Xbox One.

CONCLUSÃO
Divertido
7.5
operation-tango-analiseSendo um fã incansável de jogos de espionagem como Counterspy, é de louvar a aposta num género moribundo. Com Hitman neste momento a liderar os jogos de ação furtiva, Operation: Tango desvia caminho e opta por um rumo mais alegre e convida um amigo a colaborar nas missões, o que não só lhe atribui pontos, como aumenta a possibilidade de voltar a pegar no jogo.