Out of Line Nerd Monkeys

Foi durante os meus tempos de estágio no PróximoNível que comecei a acompanhar mais proximamente o trabalho desenvolvido pelo estúdio Nerd Monkeys, lembro-me bem que tinham acabado de anunciar os jogos de Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa para a Nintendo Switch… E que melhor maneira de promover os jogos mais portugueses de Portugal se não for com um naperão em cima da própria consola! Se isto ainda não é pista suficiente, passo a dizer que a Nerd Monkeys é um estúdio português que tem sido um exemplo de sucesso para outras empresas aspirantes da área no nosso país.

Nesta altura, o Out of Line ainda estava na sua fase de produção, mas a Nerd Monkeys já tinha deixado algumas pistas sorrateiras sobre o jogo e até lançado um pequeno teaser trailer que mostrava San a saltitar de um lado para o outro. Até que finalmente, em finais de junho, o título fez a sua grande estreia e encheu o coração da nossa indústria com muito orgulho. Quero também aproveitar e deixar os meus agradecimentos à Nerd Monkeys por me ter disponibilizado esta cópia para análise, dedicada à versão PC.

P.S.: Não me quero gabar, mas as imagens do jogo foram tiradas por mim!

Out of Line é um jogo de puzzle side-scrolling e plataforma 2D que foi publicado pela Hatinh Interactive. Este novo título é uma aposta refrescante por parte da Nerd Monkeys, desviando-se totalmente da fórmula point-and-click e estilo pixelizado que era característica do Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa. Para começar, o jogo possui uma maneira muito própria de contar a sua narrativa, não possuindo nenhum tipo de diálogo ou texto que dê um enquadramento às cinemáticas da história. Tudo aquilo que acontece está aberto à nossa perceção dos eventos…

E sinceramente é toda esta incerteza que torna a aventura tão fascinante, pois o único recurso que o jogo nos dá para entender o fluxo da ação é os gestos das personagens. Em particular, as reações de San! O protagonista que é uma personagem adorável e, apesar de estar rodeado de perigos constantes, mantém-se firme com a sua postura carinhosa em relação àquilo que o rodeia. O design das outras personagens também é de louvar pela sua originalidade e por assentarem tão bem com o resto do ambiente.

20210628160132_1  

Prepara a tua lança e salta para dentro desta jornada misteriosa! Assume o papel de San, enquanto este tenta escapar de uma fábrica que está a ser controlada por uma entidade sinistra. Entretanto, este não estará sozinho… mais pequenos robôs, semelhantes a San, atiram-se à sorte para encontrar uma saída, mas as garras possuídas fazem de tudo para destruir este progresso e não os deixar ver a luz do dia.

Lê mais:  Fatal Frame: Maiden of Black Water | Análise

Será que San vai conseguir a sua tão desejada liberdade?

20210629181827_1  

A arte é um dos focos principais de Out of Line, tornando-se até um meio condutor que permite conhecermos mais sobre as personagens secundárias. Em cada segmento, aparecem pedras que vão ilustrando essas personagens antes e após terem marcado a sua presença no jogo, e isto é sem dúvida muito útil para dar um pouco de desenvolvimento à sua história e permitir-nos ter uma noção melhor da sua natureza.

O estilo artístico é deslumbrante e único, conseguindo cativar-nos como se fosse uma tela de pintura em movimento. Cada detalhe do nível é desenhado à mão sendo que, no meio das pinceladas de cor, também se encontram partículas de magia e um efeito de ondinhas que dá mais dinâmica ao cenário.

20210629182805_1  

Para além de manusear a icónica lança, San consegue andar, pular, empurrar objetos e coletar cubos azuis. Estes cubos luminosos estão escondidos pelos níveis e representam as memórias perdidas de San, ajuda-o a coletá-los para desenterrar os fragmentos da sua identidade e dar luz às árvores que vão aparecendo. Entretanto, um distinto cubinho amarelo vai guiando San pelas peripécias desta jornada! Segue sempre em frente e evita ser detetado pelas garras da fábrica que pretendem contaminar o teu caminho para a salvação.

Explora e interage com os ambientes, aprendendo a obter a ajuda preciosa de personagens incríveis. Logo no início, podes colaborar com os tais pequenos robôs que estão a tentar escapar da fábrica, mas, posteriormente, também aparecem plantas e outros grandes aliados como o Big Guy, Big Momma e o Old Guy. Tal como San, o Big Guy possui uma lança e consegue transformar plantas contaminadas em seres amigáveis. Estas plantas são sensíveis à luz, mas são extremamente úteis para desencadear o funcionamento da maquinaria. Por outro lado, a Big Momma é uma planta gigante que ajuda San a transportar-se mais rapidamente ao longo de certos níveis, e o Old Guy é um robô ancião que possui a habilidade controlar um cubo mágico para ativar mecânicas de passagem.

20210702195645_1  

Aprende a dominar a mecânica da lança que é a chave principal para resolveres os puzzles desafiantes. A lança dá acesso a caminhos que pareciam antes inacessíveis e consegue bloquear o funcionamento de maquinaria para desbloquear passagens. Além disto, pode ser utilizada como suporte extra para pular paredes, como uma alavanca e um projétil. A lança, enquanto projétil, pode ser manobrada para quebrar obstáculos, acertar em botões, proteger de plantas maliciosas e até ser utilizada como uma corrente de travessia.

Lê mais:  Ravenlok | Nova fábula de acção chega ao Game Pass em 2023!

20210629182532_1  

Aponta a lança na direção que desejares e, se a perderes de vista, podes sempre chamá-la na tua direção, sendo que existe uma seta que serve para orientar-te até ao seu local de aterragem. Existem também lanças comuns que podem ser utilizadas para ajudar a resolver os puzzles e na deslocação de San, porém ficam fixas com tempo limitado. Mais à frente no jogo, também aparecem portais que podem ser utilizados como mecânica de puzzle e são pessoalmente os meus favoritos. Estes portais para além de teletransportarem San para outras áreas, conseguem teletransportar a sua lança, permitindo que esta alcance locais estratégicos para abrir novos caminhos.

20210701173442_1  

Por vezes até encaramos com situações de tempo limitado, em que precisamos de utilizar rapidamente a lança para ultrapassar obstáculos e ajudar San a escapar intacto. Os puzzles, por si só, são extremamente criativos, mas à medida que nos aproximamos do desfecho do jogo, ficam cada vez mais complexos e desafiantes com novas misturas de peças de engenharia. Apesar de ser uma aventura curtinha, Out of Line conta-nos uma história robusta e intrigante, cuja premissa vai sendo revelada linearmente ao longo de vários segmentos. Já por não dizer que cada capítulo está dividido por uma peça de arte lindíssima, pintada à mão, que demonstra um momento importante daquilo que experienciamos. E são estes detalhes que enchem o nosso coração!

20210629182241_1  

A música é maioritariamente calma e intrigante, apenas tornando-se agressiva em situações de perigo. Na sua melodia dá para entender tons de voz suave com ligeiros picos de som e alternâncias entre dois instrumentos fulcrais: a flauta e o piano. Durante a minha jogabilidade, não obtive grandes problemas técnicos, tirando mortes aleatórias e glitch com alguns objetos do jogo. Houve uma vez que estes dois bugs ocorreram no mesmo nível e não me permitiram avançar, mas apenas bastou reiniciar para tudo voltar à normalidade.

Out of Line foi lançado a 23 de Junho na Steam para PC, sendo que a 7 de Julho ficou disponível na Nintendo Switch. Eventualmente também sairá para a Xbox One e PS4.


E tu, ficaste convencido? Qual o teu jogo português preferido?

CONCLUSÃO
Mais um orgulho nacional!
8.7
Desde infância que sempre tive uma grande paixão por todo o tipo de videojogos, não consigo passar sem as minhas playstations e adoro explorar todas as aventuras que estas me oferecem. Para além disto, adoro escrever sobre o meu hobby e de partilhá-lo com muitas outras pessoas. Espero que gostem do meu contéudo!
out-of-line-analiseOut of Line é uma aventura bem polida com um estilo de arte que te vai deixar deslumbrado desde início até ao fim. A história de San é um mistério que vai sendo revelado aos poucos, mas sem ter uma linha de narrativa esclarecida… Tudo está aberto à tua própria interpretação dos eventos, especialmente o final! A lança dá acesso a puzzles bastante criativos que, com o passar dos níveis, tornam-se mais únicos e desafiantes. Ajuda San a escapar da fábrica e das suas garras, ao som de uma banda sonora relaxante. Out of Line é um título nacional que superou todas as expectativas e, se gostas de jogos calmos e visualmente magníficos como Ori and the Will of the Wisps, então não podes mesmo perder este!