Perguntas Frequentes (Equipa)

Como se faz uma boa cobertura de um evento?

Uma cobertura de evento implica duas coisas:

  1. Um artigo escrito ou um vídeo sobre a experiência do evento.
  2. Foto reportagem do evento.

Esta última tanto pode ser feita com fotografias tiradas de um telemóvel como fotografias tiradas com câmaras fotográficas, para serem reunidas posteriormente num álbum sobre o evento.

Dica importante: Nos primeiros minutos de entrada num evento, tenta tirar logo algumas fotografias e enviá-las aos gestores de redes sociais (Joana Sousa ou Bruno Dores) para os mesmos poderem anunciar a vossa presença no evento e divulgar ao longo do dia o mesmo.

Qual é o prazo para publicar uma cobertura de evento?

O prazo ideal de entrega de uma cobertura de evento, mede-se consoante a relevância do mesmo, ou seja, enquanto ainda é relevante falar nele. Dito isto há duas janelas principais:

  1. Até dois dias após o evento, é quando as pessoas falam mais e procuram saber sobre o evento.
  2. Até uma semana após o evento, é o quanto dura em média a discussão sobre um evento, sendo que apartir daí o evento deixa de ser considerado “fresco”.

Como se faz uma análise?

Independentemente do que estejamos a analisar, é importante estabelecer o que é que estamos a analisar num primeiro paragrafo de introdução, mencionando até por exemplo estúdios, distribuidores.

Após isso, tens dois caminhos por que podes optar:

  1. Procuras estruturar temas principais/ pontos chave que transmitão a experiência da obra.
  2. Procuras pegar na tua experiência e redigir a análise percorrendo os pontos que te parecem mais oportunos no momento.

Dica importante: tenta mencionar sempre o trabalho dos artistas que concretizaram esta obra. Ex: filmes (Director, Argumento, Actores) livros (escritor, artista) videojogos (desenvoldora e editora), etc..

Qual é o prazo de entrega de uma análise?

Uma análise acaba por nunca se tornar irrelevante ao longo dos tempos, o que existe é períodos em que é mais oportuno falar da obra. Com isto, estes são os períodos principais para lançar uma análise:

  1. Na precisa data e hora de levantamento de embargo, que se dá pouco tempo antes da data de lançamento oficial. Pelo que o mundo inteiro está coordenado para comecar a lançar as análises apartir desse momento.
  2. No próprio dia de lançamento até dois dias de posterioridade.
  3. De uma a duas semanas após o dia de lançamento.

Como posso contribuir para as redes sociais da Squared Potato?

As redes da Squared Potato estão sempre abertas à participação de todos os membros da equipa. Pelo que podes contribuir tanto com post, rubricas e ideias para as desenvolver. As formas de nos fazeres chegar conteúdos são as seguintes:

  1. Enviando directamente os conteúdos para os gestores de redes (actualmente Bruno Dores e Joana Sousa) que pode ser através de Messenger ou de email, como te der mais jeito.
  2. Publicando no teu perfil pessoal com a hashtag #squaredpotato e fazendo-nos saber que podemos partilhar a tua publicação.