ps5 pro playstation

Tenho a admitir que estava um pouco entusiasmado na ideia de uma Playstation 5 Pro. Considerando o impacto que o lançamento da Playstation 5 teve, ao demonstrar desempenho semelhante a um PC muito mais caro, a ideia de termos uma consola ainda melhor a um preço competitivo e acessível ao público geral seria sem dúvida uma excelente forma de jogarmos os jogos com uma resolução mais nítida e rácio de fotogramas mais estáveis.

A apresentação de hoje sobre a PS5 Pro começou no melhor caminho, com Mark Cerny a afirmar que cerca de 3 quartos dos jogadores preferem os modos de desempenho nos jogos, em vez dos de gráficos. Isto juntamente com a apresentação de tecnologias como um AI Upscaler e ray tracing melhorado estavam a mostrar que a Sony estava sem dúvida no caminho correto para o hardware.

AI Upscalling não é nada de novo, sendo que o famoso e espetacular DLSS da NVIDIA trata-se exatamente dessa mesma tecnologia. O que esta tecnologia possibilita é dar às equipas uma forma de apresentar uma imagem ainda mais nítida e com melhor desempenho comparado com as técnicas tradicionais de upscalling. Em relação ao ray tracing melhorado, não consigo dizer muito sobre isso, visto que não temos material suficiente para fazer comparações certas. De qualquer forma, no futuro esta técnica irá se tornar cada vez mais um standard, e o foco em melhorar a qualidade e desempenho desta técnica pesada é sem dúvida outro aspeto que, caso seja bem executado, irá ser bastante benéfico para a consola melhorada.

No final da apresentação, foi-nos mostrado o aspeto da consola, com bastantes semelhanças à Playstation 5 tradicional, e o preço. Ora, quando vi o preço, admiti que tive de limpar os óculos e olhar 2 vezes para verificar se estaria possivelmente a ver bem. Esta PS5 Pro será então lançada a 799,99€, com o suporte para a colocar na vertical e o leitor de discos a serem vendidos ambos em separado.

Definitivamente, este preço é um risco enorme, e imediatamente me deixou receoso sobre esta nova consola melhorada. Penso que o preço é sem dúvida algo já no ponto de um produto premium, especialmente se acrescentarmos os custos adicionais do suporte e do leitor de discos, que poderão colocar o preço desta nova Playstation 5 Pro para quase 1000€, fazendo com que tenha praticamente o dobro do preço de uma Playstation 5 base com o leitor de discos.

Considerando a suposta melhoria de desempenho, temos aqui números que, na minha opinião, não combinam com a subida de preço. De acordo com a Sony, a Playstation 5 Pro irá ter um aumento de até 45% de desempenho em renderização. Considerando que a consola custa quase o dobro da Playstation 5 base, estes números obviamente não seguem um aumento relativo certo.

Isto também se reflete no que toca aos jogos já lançados. No lançamento da PS5 Pro, irão haver cerca de 50 jogos com atualizações para a consola nova. E o que será feito dos jogos sem atualização? Iremos certamente ter a mesma experiência que já tínhamos, desvalorizando esta nova consola.

Penso que estamos perante uma situação onde teremos de esperar para ver o que esta nova consola irá trazer para o mercado, e se as melhorias irão ser aproveitadas pela maioria da biblioteca de jogos da Playstation 5. Penso que isso será o aspeto mais importante, considerando que o preço é um fator que, certamente, irá deixar muitos de fora deste upgrade a meio da geração.