Sendo o maior interveniente no mercado dos jogos de consola, a Sony continua a obter receitas recorde com as vendas da PlayStation. No ano fiscal de 2022, que terminou a 31 de Março, os jogadores da PlayStation gastaram mais de 6,3 mil milhões de dólares em compras combinadas de software digital e físico. Ainda assim, as vendas totais de unidades de jogos caíram significativamente.
De acordo com dados apresentados pela SportsLens.com, no ano fiscal de 2022, a gigante nipónica dos videojogos vendeu 264.2 milhões de unidades de software de jogos PlayStation para o PS4 e PS5, ou 13% menos do que no ano anterior.
As vendas totais de jogos caíram 22% em dois anos.
O relatório de ganhos do ano fiscal de 2022 da Sony mostrou que os jogadores da PlayStation compram menos jogos, mas gastam mais em conteúdos ingame. Isso não surpreende, com 70€ a tornar-se o novo preço normal dos jogos para a PlayStation 5.
De acordo com os dados oficiais da empresa, as vendas totais de jogos da Sony ficaram em 292,7 milhões de unidades no ano fiscal de 2018. Após uma queda para 276,1 milhões um ano depois, as vendas de jogos dispararam no ano fiscal de 2020 e atingiram um máximo histórico de 338,9 milhões.
No entanto, as estatísticas mostram que as vendas totais de unidades de software de jogos da empresa têm vindo a diminuir desde então. No exercício de 2021, a Sony Corporation vendeu 303,2 milhões de títulos para a PS4 e a PS5, ou seja, menos 35 milhões do que no ano anterior. A tendência de redução continuou no ano fiscal de 2022, com o total de vendas de jogos a cair para 264,2 milhões de unidades e a registar uma queda considerável de 22% em dois anos. As estatísticas também mostram que cerca de 70% das vendas de jogos PlayStation foram geradas através de transferências digitais, quase o mesmo que no ano anterior.
Para além de uma queda considerável nas vendas de jogos, o serviço de subscrição da Sony, o PlayStation Plus, também perdeu subscritores. Inicialmente criado para vender acesso a jogos online, o serviço sofreu uma alteração significativa em Junho do ano passado. Ainda chamado PS Plus, tornou-se agora a versão da Sony do Xbox Game Pass, oferecendo três modelos de subscrição. O serviço existente passou a chamar-se PlayStation Plus Essential, enquanto os níveis de preços mais elevados, PlayStation Plus Extra e PlayStation Plus Premium, adicionam acesso a títulos transferíveis e de streaming anteriormente disponíveis no PlayStation Now.
Mas apesar do rebranding e do relançamento, o PS Plus perdeu 600.000 assinantes, com seu número total caindo de um recorde histórico de 48 milhões em dezembro de 2021 para 47,4 milhões em março.
As vendas de jogos de terceiros caíram 38,6 milhões em relação ao ano anterior.
O relatório de ganhos da Sony mostrou que a maior parte da queda nas vendas de jogos veio de títulos de terceiros. No ano fiscal de 2022, a empresa vendeu 43.5 milhões de jogos originais exclusivos da PlayStation para a PS4 e PS5, um pouco abaixo dos 43.9 milhões do ano anterior.
Por outro lado, as vendas de jogos de terceiros caíram 38,6 milhões ou quase 15% em relação ao ano anterior. As estatísticas mostram que as vendas totais de jogos de títulos de terceiros se situaram em 220,7 milhões no ano fiscal de 2022, significativamente abaixo dos 259,3 milhões de unidades vendidas no ano anterior.