Pokémon Museu Van Gogh

Vê Pikachu, Eevee, Snorlax e muitos outros Pokémon de uma forma totalmente nova, de 28 de setembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024, no Museu Van Gogh em Amesterdão. Desfruta de várias atividades com o tema Pokémon em todo o museu e também online. Esta parceria tem como objetivo apresentar aos jovens artistas as obras de Vincent Van Gogh.

Para celebrar o 50.º aniversário do Museu Van Gogh, a Pokémon e o Museu Van Gogh lançaram uma colaboração oficial, com o objetivo de apresentar a obra de Vincent Van Gogh a novos públicos. Tanto a obra de Vincent Van Gogh como a Pokémon têm uma ligação especial com a arte e com a cultura japonesa. As gravuras japonesas tiveram um impacto profundo na arte de Vincent e na sua visão do mundo. Numa carta dirigida ao seu irmão Theo, em setembro de 1888, Vincent disse:

E parece-me que não poderíamos estudar a arte japonesa sem nos tornarmos muito mais felizes e alegres, e isso faz-nos regressar à natureza, apesar da nossa educação e do nosso trabalho num mundo de convenções.” 

Esta colaboração permitirá à próxima geração conhecer a arte e a história de vida de Vincent Van Gogh de uma forma refrescante. O Museu Van Gogh e a The Pokémon Company International basearam-se em vários anos de experiência educativa para criar uma experiência especial para as crianças, para os seus educadores e, esperamos, para muitos outros no Museu Van Gogh.

Emilie Gordenker, Diretora Geral do Museu Van Gogh,

Para participar nestas atividades, é necessário um bilhete de entrada normal no museu, que só pode ser adquirido online. A colaboração entre a Pokémon e o Museu Van Gogh incluirá as seguintes ativações, que decorrerão de 28 de setembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024:

  • Apresentação “Pokémon at the Van Gogh Museum” (coleção permanente, piso 1)
Lê mais:  Pokémon | Pokémon Mítico descoberto em Kitakami 

Várias das mais famosas obras de Vincent Van Gogh, da coleção permanente do Museu Van Gogh, serviram de inspiração para seis quadros pintados por artistas da The Pokémon Company. Os exemplos incluem, o Pikachu apresentado numa obra inspirada em Autorretrato com Chapéu de Feltro Cinza (1887), o Pokémon Sunflora escondido numa versão do famoso quadro de Van Gogh Os Girassóis (1889), e o Snorlax e o Munchlax a relaxarem numa obra inspirada em O Quarto (1888). Pode admirar estes seis quadros especialmente criados, no primeiro andar do edifício Rietveld (Rietveldgebouw)

  • Uma atividade Pokémon Adventure (a partir dos 6 anos; os folhetos da atividade são distribuídos no Átrio)

Um folheto Pokémon Adventure conduzirá os visitantes ao longo das obras de Vincent Van Gogh, que serviram de inspiração para os quadros da apresentação especial de seis peças, Pokémon at the Van Gogh Museum. Durante a atividade, os visitantes descobrirão o museu e as histórias por detrás dos quadros. Quando os participantes concluírem a atividade Pokémon Adventure, poderão entregar o seu folheto preenchido para receberem uma carta promocional especial Pikachu x Van Gogh Museum (sujeito à disponibilidade). O folheto Pokémon Adventure está disponível em neerlandês e inglês.

  • Material didático online Pokémon x Van Gogh – Van Gogh at School (nível de ensino básico, 2.º e 3.º ciclos)

Vincent admirava muito tudo o que dizia respeito ao Japão e as gravuras japonesas ensinaram-no a ver o mundo de forma diferente. A utilização de superfícies planas de cores fortes, os temas do quotidiano e a atenção aos detalhes na natureza eram muito importantes para ele. Utilizando a colaboração Pokémon x Van Gogh como ponto de partida, os alunos irão descobrir a ligação entre Van Gogh e o Japão e como a inspiração pode funcionar em dois sentidos. Os materiais didáticos estão disponíveis em neerlandês e inglês.

  • Tutorial em vídeo “Como desenhar o Pikachu” (Restaurant Rietveldgebouw 0)
Lê mais:  Pokémon | Pikachu participa no videoclipe de Jax Jones

No museu, estará disponível uma atividade de vídeo guiada que ensina os visitantes a desenhar o Pokémon Pikachu, o favorito dos fãs, e incentiva-os a colocarem mãos à obra. 

Van Gogh Museum Shop também apresentará uma gama exclusiva de artigos Pokémon x Van Gogh Museum, com arte proveniente da colaboração.

Estamos sempre à procura de parceiros fantásticos com os quais possamos criar experiências únicas e alegres para os fãs da Pokémon, e conseguimos encontrar exatamente isso ao trabalhar com o Museu Van Gogh. Existe uma forte ligação entre a inspiração por detrás da Pokémon e a inspiração por detrás de algumas das obras mais famosas de Vincent Van Gogh. Com esta colaboração, esperamos realmente que as crianças descubram e mergulhem no mundo da arte através das incríveis obras de Van Gogh e da Pokémon.

Diretor de Licenciamento da The Pokémon Company International, Mathieu Galante
Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.