Pokémon my first battle

Se o seguinte detalhe é do teu desconhecimento então confirmo: sou um fã confesso de Pokémon cá na Squared-Potato, embora não o mais fervoroso e muito menos o mais assíduo. Ainda assim, não obstante as minhas análises a Pokémon Legends: Arceus (podes ler aqui) e Pokémon Scarlet e Violet (lê aqui) o Trading Card Game fora algo que sempre iludiu o meu radar, seja por falta de oportunidade ou interesse na altura.

Eis que estou a navegar pelas redes sociais quando recebo publicidade a Pokémon TCG: My First Battle, uma novíssima coleção, lançada a 29 de Setembro, 2023. Trata-se de uma iniciativa com duas versões disponíveis, uma que destaca Pikachu e Bulbasaur e outra sobre Charmander e Squirtle. A ideia principal, pelo menos em cada conjunto, é iniciar os curiosos mais jovens ou apreensivos (como eu) com o pé direito neste mundo.

A premissa é simples e não tem nada que enganar: em cada conjunto vão dois mini-baralhos de 17 cartas, 2 tapetes de jogo, 1 livrinho de regras, 1 moeda metálica, 1 folha com contadores de dano destacáveis e 1 folha com 6 fichas de prémio igualmente destacáveis. Tudo isso, em conjunto com uma lista de regras muito simplificadas (mais informações aqui) ajudará qualquer um a aprender as bases para, mais tarde, interagir com os baralhos mais avançados.

Posto isso, chamo à atenção que o conjunto aqui exposto encontra-se na língua Inglesa (Estados Unidos) logo, constatando que o propósito do jogo de cartas é alargar a barreira de entrada para uma audiência mais nova, a Squared-Potato entrou em contacto com a distribuidora oficial de Pokémon Estampas Ilustradas para questionar a existência de uma versão em Português Europeu. Assim que obter uma resposta o artigo será editada em conforme.

Em qualquer instância, após regalar os olhos com os detalhes da moeda metálica, dos tapetes de jogo ou a arte fofinha das cartas, fiquei impressionado com o quão fácil é seguir o livrinho de regras. As instruções são claras e concisas, ajudando duas pessoas a entender as mecânicas para atacar, benching, evoluir pokémon ou utilizar cartas Item (perdoem a minha nabice com os anglicismos). Sinto que depois de experimentar estarei mais bem equipado para entender conceitos adicionais.

Admito, no entanto, que não compreendo a existência deste produto, considerando há quanto tempo existem estas estampas ilustradas, mas ao mesmo tempo agradeço a oportunidade de interagir de uma forma diferente e mais facilitada. Ainda não experimentei o conceito em si, mas já tive oportunidade de abrir o meu exemplar adquirido e tirar algumas fotos bastante amadoras. Espero que as considerem um bom vislumbre do que vos espera!

Nota: No intuito de meramente informar o leitor, o produto foi adquirido pelo valor de 11,00€ (sem portes) pelo website ptmerch.com.

Ulisses Domingues
Desde muito cedo um confesso apaixonado pelos mundos da PlayStation e consolas Nintendo. No entanto a vida dá muitas voltas e agora o seu amor foca-se nas novas Xbox Series. Nada como paixão à primeira vista, não é verdade?