São vezes sem conta as situações onde necessitava imprimir algo no momento. Quer seja numa etiqueta para marcar num objeto ou uma morada para colar numa encomenda que necessita de seguir naquele dia. Vi-me aflito e a precisar de algo que me pudesse fazer isto tudo no momento, sem necessitar de recorrer a uma impressora e um PC (e rezar para que os tinteiros ainda estejam bons). Foi então que descobri algo interessante, as impressoras térmicas portáteis.
Com uma breve pesquisa, deparei-me com um mundo que ainda necessitava de ser explorado pela minha curiosidade. Foi então que, numa decisão racional, decidi optar por experimentar a Poooli Printer.
Resta então agora saber se a minha nova aquisição conseguiu mudar a minha vida para melhor, ou se este é mais um nicho de mercado que mereceu ficar num canto a apanhar pó. Seguimos com a leitura?
Design
A Poooli Printer vem numa construção em plástico branco, com uma boa qualidade de construção. Com 8cm x 3,7cm x 8cm (ou 9,7cm se contar com o bico) e pesando cerca de 185 gramas (já contando com o rolo no interior), esta cabe facilmente na palma da mão de um adulto, conseguindo também ser transportada numa pequena mochila ou mala. No bolso é um pouco mais complicado…
Tem um design bastante simples e bonito, lembrando muito um pássaro (talvez uma caturra?). Isto devido ao seu bico colorido, que varia entre amarelo, azul, verde e rosa. Este é magnético e removível, servindo como uma espécie de stand para colocar uma impressão, ou prender no frigorífico. Em termos práticos, na verdade, o bico torna-se mais num incómodo do que num acessório funcional. Como o imã não tem força suficiente o bico constantemente perde-se na minha mochila e mala com extrema facilidade. Seria preferível manter o bico preso de outra forma, ou simplesmente não sair de todo.
Em termos de botões, a Poooli Printer possui apenas um botão, situado no olho, que serve para ligar e desligar a impressora ou imprimir um código QR para fácil configuração com a App do Smartphone. Segue logo em baixo a grande luz que serve como indicador de que a impressora está ligada. Esta luz vem por defeito com a cor do bico da Poooli Printer, mas poderá ser facilmente alterada para uma outra cor do espectro RGB a partir da App.
Detalhes e Papel
À semelhança das impressoras de talão das lojas ou supermercado, as impressões são feitas com uso de papel térmico, não utilizando tinta no processo. No entanto, o tamanho do papel é ligeiramente diferente em termos de tamanho, sendo os da Poooli Printer mais pequenos.
A Poooli Printer vem em duas versões: a Clássica (Poooli L1) que imprime em 200dpi e a versão HD (Poooli L2), que imprime em 300dpi. No fundo, os dpi’s definem a qualidade de impressão das impressoras, quanto maior dpi mais definida será a impressão. A diferença de preço entre uma e outra é bem substancial, sendo a Poooli L1 marcada a 46,95€ contra os 73,95€ definida pela versão L2. Estes preços podem variar significativamente dependendo da altura do ano ou ao pesquisar em outras lojas, como a Amazon ou Aliexpress. No entanto, existem outras Poooli Printer à venda, que imprimem em tamanhos maiores, chegando mesmo a imprimir em A4, cujos preços são mais premium. Para esta análise, optei pela versão L1, pois senti que para o meu propósito seria suficiente.
No que toca ao seu funcionamento, a Poooli L1 não necessita de pilhas, pois vem com uma bateria interna que, de acordo com o site, dura até 24horas. Não posso confirmar se efetivamente esta dura 24horas numa única carga, mas o que posso confirmar é que em quase 1 ano de utilização ocasional, raramente precisei de fazer carregamentos. Ainda assim, caso planeje fazer sessões de impressão intensas posso sempre levar comigo um pequeno power bank e carregar a Poooli Printer com o cabo micro USB incluído na caixa.
No que toca a conectividade, a Poooli Printer utiliza a tecnologia Bluetooth para se conectar à App proprietária que pode ser descarregada no Smartphone. Infelizmente é a única maneira de fazermos impressões com esta impressora.
O papel está disponível em diversas cores e feitios. Branco ou colorido, normal ou com autocolante adesivo, opaco ou semitransparente, as opções são suficientes para os gostos de todos. Contudo, a limitação continuará a ser sempre a impressão a preto. Cada rolo tem 7 metros, dando para imprimir em média 100 fotografias, em que cada uma terá um tempo de vida de cerca de 10 anos até desvanecer (uma das limitações das impressões térmicas). Os rolos de papel podem ser adquiridos na loja oficial, ou em vários outros sites, via “marca branca”.
Na minha experiência, notei que as impressões em papel autocolante não saem com tanta qualidade como as impressas em papel térmico regular (ambas as marcas foram da própria Poooli). Fiquei um pouco decepcionado, pois contava ver uma diferença quase nula entre os dois papéis. Fica em baixo a comparação: Autocolante (esquerda) e Normal (direita).
A Utilização
Como referi no início desta análise, o meu grande propósito com a Poooli Printer foi poder imprimir pequenas etiquetas, para marcar alguns objetos e para colocar as informações de morada em algumas encomendas de correio que costumo enviar. Neste último caso, antigamente teria que recorrer à escrita à mão das moradas, o que era um processo demorado como também sujeito a erro humano (infelizmente já aconteceu). No entanto, agora ao utilizar esta impressora, todo o processo ficou bem mais rápido. Bastando copiar a morada a partir do telemóvel e colar na App. Em menos de 1 minuto tenho tudo pronto sem erros.
Claro que não posso esquecer-me de que a impressora não serve só como uma simples máquina de etiquetas, é muito mais que isso!
Imprimir fotografias é um mimo, saindo a preto e branco com um toque meio retro/vintage, fazendo lembrar o já muito antigo Nintendo Game Boy Printer que utiliza o mesmo princípio, mas transportado para a era moderna.
Uma das principais utilizações que dão a esta impressora é a de fazer ilustrações para os diários, enchendo-os com fotografias, ilustrações e títulos de fonte personalizada para dar um toque pessoal limitado à nossa imaginação. No setor do ensino escolar, esta impressora pode complementar algumas matérias com ilustrações, ajudando a interiorizar a informação e ter uma referência visual. Para mim, não sendo criador de Daily Journals ou estudante, fiquei-me pelas fotografias ocasionais dos meus animais no frigorífico, mas sei o que realmente perco aqui.
A App proprietária
Já tendo referido anteriormente, a utilização da Poooli Printer é feita com o uso de da App proprietária, que está disponível para os sistemas Android e iOS, não sendo possível a conexão da impressora a um PC, quer por cabo ou Bluetooth.
Uma vez aberta a aplicação, somos presenteados com várias ferramentas e opções. Podemos imprimir uma etiqueta simples, imprimir uma fotografia ou até mesmo imprimir um documento (word, .pdf, .xls., etc). Ou então podemos utilizar algumas das imagens pré-definidas, que vão desde notas/lembretes com figurinhas a listas de tarefas em formatos fofos, ideal para crianças.
Se quisermos recorrer a algum modelo ou criação que já tenhamos feito mais tarde, podemos criar uma conta Poooli para que possamos guardar as nossas criações. Além disso, com a conta temos acesso a mais algumas ilustrações disponíveis para impressão sem custos.
A conexão com a impressora é feita quase instantaneamente, surgindo de imediato na lista de impressoras localizadas assim que a ligamos. E no momento da impressão ainda podemos ajustar o tipo de impressão que queremos, como a intensidade da impressão e se é um documento ou imagem com texto. A impressão leva cerca de 5-9 segundos a sair, dependendo do tamanho da impressão, o que não é mau de todo. Só fico a desejar que saíssem à velocidade dos talões de compras dos supermercados, essas não perdem tempo para cobrar…
Será que a Poooli Printer L1 foi um bom investimento?
Bem, considerando o preço de entrada que a Poooli Printer L1 possui, penso que o investimento tenha ficado um pouco acima do meu orçamento, considerando a aplicação básica que lhe tenho vindo a dar. Contudo, se melhorou a minha vida? Sim, de certa forma fê-lo e só por aí não me arrependo de ter investido o valor.
Creio que as impressoras Pooli Printer têm bastante potencial, em especial por aqueles com amor à escrita tradicional que adorem decorar os seus aglomerados de palavras com momentos importantes num formato especial ou com pequenas ilustrações.
Se te interessou esta impressora, poderás encontrar à venda no website oficial da Poooli Printer, ou num revendedor na plataforma da Amazon.es.