Sabes aquele jogo cooperativo que parece todo fofinho mas, no fundo, quer ver-te a reconsiderares as tuas amizades ? Pois bem, Popucom é exatamente isso: um puzzle cooperativo cheio de explosões cromáticas, armadilhas traiçoeiras e aquela energia de “se falhares, a culpa é tua”.

Desenvolvido pela Mild Beast Games (nome suspeito, já que este jogo, de suave, não tem nada), chegou até nós para te desafiar a pensar rápido, saltar melhor… E comunicar como gente crescida.

Disponível para PlayStation 5 e PC na Steam e Epic Game StorePopucom é basicamente um teste disfarçado de jogo: será que tu e os teus amigos conseguem resolver puzzles, derrotar blobs mutantes e sobreviver ao caos sem acabar a lançar comandos uns aos outros?

Nesta análise vamos olhar para a jogabilidade, o design e, claro, o fator “vou gritar contigo mas continuo a gostar de ti”. Bora lá mergulhar nisto antes que alguém troque de cor outra vez.

Já vos disse que este é um puzzle cooperativo, mas descrevê-lo não é assim tão simples! Imagina uma espécie de Split Fiction, onde cada um de vós controlará uma personagem com cor diferente, num shooter de plataformas 3D, como uma espécie de amálgama do Splatoon em que disparas e interages com a  cor.

E AINDA (sim porque isto ainda não acabou) um Astro Bot que vos atesta a explorar segmentos para salvarem pequenos robôzinhos que ajudaram a reconstruir a tua nave espacial. 

Se esta mixórdia vos parece confusa, então deixem-me, desde já, consolar-vos, porque toda esta eloquência encontra perfeita harmonia e coerência. O resultado final é um jogo desafiante mas extremamente divertido! É desafiante? Sim, mas delicioso e com um aspecto brutal.

Lembro-me de apenas ver um pequeno trecho do trailer e nada mais, e quando peguei no jogo recebi estímulo após estímulo para alimentar a sede de continuarmos a jogar. É mesmo porreirito o suficiente para levares este jogo para experimentares com mais uns amigos, ou até mesmo, para jogares com a tua cara-metade, tanto em local como em modo co-op online, e testar a vossa sintonia.

Explora um mundo onde encontrarás níveis de biomas totalmente diferentes, e onde a jogabilidade não aborrece com a diferenciada panóplia de gadgets que tens para equipar à semelhança do que acontece nos níveis de Astro Bot.

No início de cada nível, é-te sempre dado um gadget que irá influenciar a forma como vais resolver os puzzles e trilhar caminho com os teus parceiros de viagem. Nisto, a jogabilidade expande-se largamente, dando aso para uma curva de dificuldade saudável. Não se torna fácil, mas também não é enfadonhamente difícil. 

Ao longo destes níveis, para além dos obstáculos coloridos, e puzzles que tens de resolver, também irás encontrar uma boa variedade de inimigos que requerem formas diferentes de abordagem para os derrotar. As cores importam, e os bosses, principalmente, trazem um sistema de combate para um Puzzle Bubble espiritual. 

Tens de lhes rebentar com os membros fazendo explodir as bolas coloridas, sendo que, regra geral, a cada 3 cores iguais consecutivas, essas rebentam.

Importa com isto dizer que entre 2 jogadores, ambos terão 2 cores atribuídas que poderão trocar, aumentando o nível de dificuldade, já que quantos mais jogadores tiveres, menos terão a preocupação de andar a trocar de cores entre as plataformas.

O que é perfeitamente justo, dado que seria caótico demais se tivessem de se comunicar e  sincronizar da mesma forma como já é complicado de digerir a 2 pessoas em local.

Nisto importa referir que a comunicação é mesmo fundamental para poderem levar esta demanda a bom porto, pelo que é impossível jogarem online sem microfone, o que só demonstra o quanto Popucom seria perfeitamente jogável na nova Nintendo Switch 2 com o gamechat. Tenho a esperança de que ainda apareça na store um dia destes.

Em termos visuais, Popucom apresenta-se com um estilo cartoonish 3D que também vai beber muito a Splatoon, com cores que gritam de berrantes que são. Os biomas dos níveis não são muito overcrowded, são até algo vazios, mais minimalistas, mas transmitem calma e foco no meio da correria, o que ajudaria a performance em teoria, não é?

Contudo, estivemos a jogar na Steam Deck e a primeira coisa que reparei quando lhe pus as mãos foi um certo delay gelatinoso nos controlos com os settings que vêm por defeito. Após alguns ajustes gráficos, face a também algumas quebras de fluidez que, ainda assim, deixavam o jogo jogável, acabámos por sacrificar um jogo visualmente bonito e com animações belíssimamente fluídas, por uma performance mais aceitável.

Devo dizer que raramente dou pela presença da banda sonora nos jogos. É um aspecto que costuma passar-me totalmente ao lado, sendo, inclusive, onde menos se investe no caso das pequenas equipas desenvolvedoras.

Contudo, Popucom deixa-nos absorver toda uma ambiência elegante, orquestrada com alma e pulso! Consegue ser tão animada quanto as personagens e a sua história, tornando-a impossível de ignorar.

Atrevo-me a dizer que a música tem mais motivos que os próprios níveis têm de objetos diferentes para representar os respectivos biomas. Podiam aqui ter recorrido ao mesmo minimalismo que empregaram na arte, que seria perfeitamente perdoável, mas de facto investiram em animar o jogador e motivá-lo a continuar a jogar.

Quanto à rejogabilidade e longevidade, importa mencionar a extensão de níveis diferentes que podemos jogar, sendo o nosso objetivo capturar 92 robôzinhos que iremos “escravizar” no processo de contrução da nossa nave. Estes, à semelhança de Astro Bot, estarão escondidos nos níveis, pelo que vale sempre a pena repetir níveis para tentarmos apanhá-los a todos!

Algo de que não sou muito fã, é de colecionáveis como os típicos autocolantes com zero influência na jogabilidade e que acho uma forma “barata” de aumentar a rejogabilidade para os perfeccionistas que querem ter tudo a 100%. Não acrescentam nada, por isso porque hei-de me preocupar em colecioná-los? Nem valem o esforço.

Um outro factor interessante para expandir a tua experiência pode ser, contudo, jogares com pessoas diferentes, e assim teres uma forma totalmente única de praticar a tua comunicação e sincronização com essa pessoa.

É, ainda, de meter ao barulho os malditos coelhos da Ubisoft. Os Rabbits vêem de um universo bastante distante mas chegam a Popucom num DLC pago que introduz mais desafios e cosméticos para personalizarem as vossas personagens com bom rigor e estilo!

Popucom já está disponível para PlayStation 5, e PC na Steam e Epic Games Store.

CONCLUSÃO
Dá-lhe uma oportunidade mesmo que não conheças!
8
Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.
popucom-analisePopucom revelou-se muito mais do que prometia. Uma amálgama casa o 3D plataformas de Astro Bot, com o shooter colorido de Splatoon e a experiência cooperativa de Split Fiction é simplesmente um sucesso surpreendente que merece inclusivamente que o revistemos com jogadores diferentes.