Na grande maioria das situações, os jogos onde geres estabelecimentos e negócios como lojas são bastante relaxantes e servem como uma excelente forma para uma pessoa jogar algo que não requeira tanta atenção. Ora que o que vos trago hoje trata-se de um jogo do género, onde irás gerir uma loja de poções. O que diferencia este jogo do resto, é que em vez de ser relaxante, trata-se de uma onda de estresse, onde irás ter de manusear todos os teus recursos meticulosamente, de modo a poderes estar preparado para as competições e pagar a dívida enorme que herdaste. Eis que vos apresento Potionomics: Masterwork Edition.
Uma herança de um familiar distante
Após a notícia da morte do seu tio Oswald, a nossa protagonista Sylvia, depara-se com a herança da loja de poções do seu tio, e uma missão extremamente importante de continuar o legado do seu tio ao tomar posse e continuar o negócio que o seu tio tinha trabalhado tanto para manter. Eis que, ao chegar à loja, depara-se com um estabelecimento já bastante desgastado, a precisar de bastante renovação, e com muito pouco para ajudar a nossa protagonista a dar os primeiros passos.
As más notícias não acabam por aqui, pois aparece uma pessoa com um ar intimidante, que explica à Sylvia que o seu tio tinha uma dívida gigante para pagar, que, por sua vez, a protagonista também herdou. Esta dívida irá ter de ser paga em pagamentos a cada 10 dias, e cabe à nossa protagonista fazer o melhor que pode para poder manter a loja de poções do seu tio em pé.
Eis que aparecem uns anúncios de uma competição de poções na cidade, onde várias pessoas irão enfrentar-se, tentando demonstrar quem tem a poção de mais valor, de modo a vencer e ganhar um prémio monetário bastante satisfatório. Esta competição irá passar-se em vários duelos, durante uma série de dias. Convenientemente, cada duelo passa-se a cada 10 dias, mesmo a tempo da Sylvia fazer os pagamentos para a sua dívida.
E aqui temos o grande objetivo principal do jogo, onde teremos 10 dias para fazer as melhorias à nossa loja, vendendo poções e utilizando a ajuda de vários conhecidos e amigos que iremos encontrar durante a jornada, com o objetivo final de ter as poções necessárias preparadas para vencer os duelos nas competições e ganhar os prémios, podendo então pagar a dívida e seguir o legado do tio Oswald.
Um visual emotivo e animado
Potionomics é um jogo que gosto de definir como “100% artístico”. Os visuais do jogo, apesar da sua simplicidade técnica, demonstram que, apenas com uma direção artística apelativa, consegue-se fazer um jogo com visuais competentes. Os vários cenários de fundo que irás ver no jogo são vibrantes, com uma atmosfera bastante alegre. Quando te encontras na loja, pronto para escolher a atividade que queres fazer, temos uma visão isométrica da mesma, com um modelo chibi de Sylvia, que dá uma aparência bastante carismática a este menu.
Onde o jogo impressiona mais são nos seus modelos 3D, onde temos as personagens com uma aparência de filme de animação, com bastantes detalhes únicos e umas animações exageradas e extremamente engraçadas. Para um jogo que se rege numa jogabilidade baseada em menus, o movimento das personagens dão-nos uma excelente sensação de movimento, e mantém o jogo visualmente interessante do início ao fim.
O tempo é o fator mais importante
O jogo resume-se no manuseamento do teu tempo a cada dia, sendo que terás disponível 6 pontos por dia, onde poderás fazer uma série de atividades na ordem que quiseres. Nem sempre todas as ações ocupam apenas um ponto do dia, como abrir a loja para vender poções, que te irá ocupar 2 pontos de um dia inteiro.
Ora, primeiro de tudo, uma atividade bastante vantajosa é a preparação de poções antes de realizar qualquer atividade, pois esta preparação não demora tempo nenhum, sendo apenas a parte das poções estarem no caldeirão o que gasta o tempo. Sendo assim, podes realizar qualquer outra atividade enquanto as poções são preparadas, aproveitando o teu tempo ao máximo. Fazer as poções é um praticamente um jogo de matemática, onde irás juntar vários ingredientes, cada um representando uma ou várias cores diferentes, com um valor definido para cada cor. O teu objetivo final é juntar 2 ou mais cores de forma equilibrada, resultando numa poção de melhor qualidade. Estas cores definem o tipo de poção que podes fazer, como poderes juntar vermelho e verde para fazer poções de vida, e amarelo e verde para poções de mana.
Estas poções que crias irão servir para poderes vender, podendo ganhar dinheiro para investir em mais ingredientes e melhorias para a tua loja. Para abrires a loja, terás de colocar as poções que queres vender nas prateleiras, e dar início à atividade. Ora que temos aqui uma fase do jogo que praticamente muda, tornando-se num jogo de cartas, onde irás tentar negociar cada cliente para que o mesmo pague o máximo possível pela poção que querem comprar.
Este jogo de cartas parte pelo princípio de tentares aumentar o interesse do cliente no mínimo de turnos possíveis, tentando evitar que a sua paciência chegue ao mínimo. Se a paciência de um cliente chega ao mínimo, o mesmo desiste da compra e perdes uma venda.
Há medida que vais conhecendo personagens novas e melhorando a relação com as mesmas, irás receber cartas novas para poderes modificar e personalizar o teu baralho. As cartas são bastante variadas, com várias formas de aumentar o interesse do cliente, tanto de forma instantânea como durante as mudanças de turno. Algumas cartas são mais de suporte, tentando diminuir o estresse que possas ganhar durante estas negociações, por exemplo. Quando ganhas estresse durante estas negociações, irás ter cartas que te irão dificultar o jogo, como uma carta que diminui o interesse que o cliente ganha.
Para poderes criar poções terás de ter ingredientes para tal. Aqui temos uma série de atividades extra que irão ser a tua forma principal de melhorares a tua loja e adquirires ingredientes, de modo a conseguires progredir com o negócio. Estas atividades são consideradas como um passeio, gastando um dos 6 pontos , sendo que poderás gastar pontos adicionais ou não. As atividades ao teu dispor resumem-se numa série de lojas e serviços que as várias personagens que irás conhecer oferecem, desde uma loja de ingredientes, a uma guilda de heróis prontos para fazer uma expedição perigosa à procura de ingredientes para ti.
As atividades da guilda dos heróis são as que oferecem o maior número de ingredientes, bem como os mais raros, sendo uma das atividades mais importantes de se realizar. Para as expedições com os ingredientes mais caros, terás de garantir que o teu herói sobrevive à expedição, dando-lhe as poções necessárias para ele poder derrotar todos os monstros que irá encontrar, de modo a ganhares o máximo de ingredientes possível para o investimento necessário.
Em relação às lojas, podes comprar ingredientes diretamente, sendo até possível sacrificar um ingrediente que já tenhas no inventário, de modo a torná-lo disponível na loja no futuro. Se quiseres fazer melhorias à tua loja, podes comprar uma série de caldeirões, prateleiras e afins que irão dar-te a possibilidade de criar poções de melhor qualidade e de as venderes a um preço base mais alto, fazendo com que haja uma progressão linear ao longo do jogo.
Se quiseres, durante estes passeios, podes também gastar 1 ou mais pontos do teu dia a socializar com as personagens, melhorando a relação com elas e ganhando cartas novas. Este aspeto social dá um fator humano às personagens, tornando estes NPCs que irás utilizar para melhorar e progredir no jogo como algo mais do que apenas o serviço que oferecem. Se aumentares a relação o suficiente com as personagens, podes até entrar num relacionamento íntimo com as mesmas, havendo um aspeto básico de romance presente no jogo.
Obviamente que estas mecânicas todas têm detalhes mais intrínsecos que irei deixar para surpresa de quem estiver interessado, mas tenho a admitir que achei uma tremenda competência relativamente ao manuseamento do tempo para atingir os objetivos necessários para as competições. No modo de dificuldade classic, definido como o modo normal de dificuldade pela equipa, consegui sentir o estresse de tentar gerir o tempo e conseguir adquirir os recursos necessários para conseguir vencer as competições, mas nunca senti que fosse objetivamente impossível.
Se achares que o estresse é demasiado, podes sempre selecionar a dificuldade cozy, que irá remover o tempo que gastas a passear, e também irá exigir poções de qualidade mais baixa para as competições. Já no outro extremo, tens também a dificuldade capitalism, que faz o contrário, fazendo com que tenhas de ter as melhores poções possíveis para poderes vencer as competições, fazendo desta a dificuldade perfeita para os masoquistas.
Quando passam os 10 dias e tens uma competição, irás entrar num duelo com um rival bastante competente. O pré-requisito para estas competições é ter 3 poções específicas preparadas, com uma qualidade específica definida. E irás apresentar, juntamente com o teu rival, cada uma destas poções individualmente a um jurado, que irá definir o preço da mesma de acordo com os seus padrões de qualidade.
Caso a tua poção seja de valor mais baixo que a do rival, irás ter a hipótese de convencer o jurado de que a tua poção tem mais valor, procedendo então ao jogo de cartas, tal como nas vendas de poções na loja. O objetivo final é conseguires 2 poções de valor superior ao teu oponente, ganhando assim a competição e o prémio monetário, que irá ser imediatamente perdido para pagar a dívida gigante do tio Oswald.
O jogo praticamente entra num loop, onde irás, de 10 em 10 dias, entrar numa competição, e durante os intervalos, terás de melhorar a tua loja, de modo a conseguires criar as poções progressivamente de melhor qualidade que cada competição exige. Esta jogabilidade torna-se deveras repetitiva, mas penso que não se torna extremamente cansativa.
Ao terminares o jogo pela primeira vez, terás a oportunidade de continuares a gerir a tua loja de poções por tempo indefinido, dando a possibilidade de completar extras que não tenhas conseguido durante as competições. Esta adição é uma dádiva para quem gosta de completar tudo ou simplesmente quer continuar a vender poções, tirando o estresse de o fazer durante o tempo limitado que tens durante a história.
Um tom mágico e ativo
A música de Potionomics tem um foco bastante definido. O uso de teclas e cordas, com uma orquestra bastante desenvolvida, dão-nos uma sonoridade bastante ampla, com um foco num ambiente mágico e alegre, com uns pequenos toques de mistério à mistura. Na minha opinião, a música representa na perfeição o ambiente e atmosfera presente no jogo, sendo uma excelente adição que amplifica toda a sua arte.