KEO é o nome do projecto que venceu ontem o Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de 2018, na 4ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, uma iniciativa inédita no nosso país de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia estúdios portugueses a apresentarem os seus projectos para PlayStation 4. Isto significa que o título, desenvolvido por uma equipa de três pessoas do Redcatpig Studio, terá agora a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, que ultrapassou recentemente os 91,6 milhões de unidades vendidas.
O Prémio de Melhor Jogo do Ano 2018 foi entregue ontem a Marco Bettencourt, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de KEO, pelas mãos da Directora Geral da PlayStation Ibéria, Liliana Laporte, e pelo Director de Marketing da PlayStation Ibéria, Jorge Huguet, numa cerimónia que decorreu no espaço Suspenso, em Lisboa.
Para além da oportunidade de ver o seu jogo publicado para a PlayStation 4, importa realçar que o vencedor do Prémio PlayStation Talents para Melhor Título de 2018 em Portugal, terá ainda acesso a um prémio monetário no valor de 10.000€ para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo, a kits de desenvolvimento PS4, a um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa, e também a uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000€.
[irp]
KEO é um jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica. Possui várias arenas, cada uma com modos de jogo completamente diferentes, desde modos de jogo clássicos, como o Team Deathmatch, Domination e Racing. Em KEO, os jogadores terão a oportunidade de escolher o tipo de veículo que preferem e de personalizar o seu aspecto e respectivas armas, conforme os seus gostos e necessidades.
“Quando disseram KEO foi, sem dúvida nenhuma, uma surpresa tremenda, uma vez que todos os projectos finalistas eram incríveis. Parece que saí um bocado do corpo e voltei”, comentou ontem Marco Bettencourt depois de receber o Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de 2018. Depois, agradeceu aos dois colegas do Redcatpig Studio que não conseguiram marcar presença no evento, João Toste e Bryan Freitas. “Isto foi o culminar de muitas coisas boas e de muitas coisas más que aconteceram até chegarmos a este ponto”, desabafou satisfeito.
De salientar que, para além do Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de 2018, KEO venceu ainda o Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online, que foi entregue a Marco Bettencourt pelas mãos de João Matos e Pany Varela do Sporting Clube de Portugal.
Durante a cerimónia de entrega de prémios, que foi apresentada pelo actor Diogo Valsassina, foram também conhecidos os vencedores das categorias de Melhor Jogo Online, Melhor Jogo Infantil, Melhor Utilização de Plataformas PlayStation, Jogo mais Inovador e Melhor Arte.
Conhece, em baixo, os nomeados e os vencedores de cada uma das categorias:
Prémio Imprensa
(Prémio entregue por Sandra Páscoa, Roberto Yeste e João Lopes, da equipa PlayStation Ibéria);
- Redcatpig Studio com KEO;
- OX com Capture;
- Flying Pan com Keg Wars;
- Once a Bird com Outsider;
Melhor Jogo de Competição Online
(Prémio entregue por João Matos e Pany Varela do Sporting Clube de Portugal)
- Redcatpig Studio com KEO;
- Flying Pan com Keg Wars;
Melhor Jogo Infantil
(Prémio entregue por Mário Lomban e Patrícia Correia, da Fundação 3M)
- Team Fayo com Fayo;
- SnakeWhirl com Ink Knight;
- Lobster Lord Studios com Tin-Heart;
Melhor Arte
(Prémio entregue por Mário Augusto, um dos mais conhecidos jornalistas de entretenimento em Portugal e especialista em cinema)
- OX com Capture;
- SnakeWhirl com Ink Knight;
- Mad Shark com Deep Journey;
Jogo Mais Inovador
(Prémio entregue por Bruno Osório, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do VRock, vencedor da 2ª edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, e Pedro Antunes, da Star Busy)
- Silver Lining com Advanced Override;
- Flying Pan com Keg Wars;
- Once a Bird com Outsider;
Melhor Utilização das Plataformas PlayStation
(Prémio entregue por Francisco Santos e João Genebra, responsáveis pelo desenvolvimento de Out of Line, vencedor 3ª edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal)
- Redcatpig Studio com KEO;
- OX com Capture;
- DarkArts com Under The Rain;
- Hone Game Studios com Dark Things About;
Melhor Jogo de 2018
(Prémio entregue por Liliana Laporte, Directora Geral da PlayStation Ibéria, Grécia, Mediterrâneo e Balcãs, e Jorge Huguet, Director de Marketing da PlayStation Ibéria)
- Redcatpig Studio com KEO;
- OX com Capture;
- Team Fayo com Fayo;
- SnakeWhirl com Ink Knight;
É de recordar que estes projectos foram os escolhidos de entre mais de 50 candidaturas, de onde saíram 11 finalistas:
- Redcatpig Studio com KEO;
- OX com Capture;
- Team Fayo com Fayo;
- DarkArts com Under The Rain;
- SnakeWhirl com Ink Knight;
- Silver Lining com Advanced Override;
- Hone Game Studios com Dark Things About;
- Lobster Lord Studios com Tin-Heart;
- Flying Pan com Keg Wars;
- Once a Bird com Outsider;
- Mad Shark com Deep Journey.
De destacar ainda a presença, nesta cerimónia, de alguns representantes dos projectos vencedores das edições anteriores dos Prémios PlayStation Talents em Portugal, nomeadamente, Strikers Edge (vencedor da 1ª edição, em 2015), VRock (vencedor da 2ª edição, em 2016) e Out of Line (vencedor da 3ª edição, em 2017). De destacar ainda que o lançamento de VRock está previsto para o primeiro semestre de 2019.