Na passada sexta-feira, Kareem Choudhry, vice-presidente corporativo da Gaming Cloud na Microsoft, veio a publico falar sobre o Project xCloud. Este trata-se do projecto que pretende revolucionar a forma como a comunidade de jogadores Xbox terá acesso aos seus jogos, pensando já numa próxima geração conectada por streaming e independente de quaisquer consolas.
“No outono passado revelamos o Project xCloud, a nossa tecnologia de transmissão de jogos. A nossa visão para a Xbox é que tenhas a opção de jogar todos os títulos que desejes, com quem queres, nos dispositivos que te apetece. O Project xCloud aproxima-nos cada vez mais de fazer dessa visão a realidade.”- começou Kareem por dizer no comunicado, avançando mais À frente que “O objectivo por detrás do Project xCloud é o de permitir aos jogadores desfrutarem dos seus jogos onde querem e quando querem. Desde o início, a nossa meta visa a oferta de uma compatibilidade excelente. Queremos que para os programadores seja ainda mais fácil colocar à disposição dos jogadores todas as suas criações, com suporte a jogos existentes, aos que estão em desenvolvimento e aos que chegarão no futuro.”
Kareem revela ainda que o projecto já foi submetido a uma fase alfa onde apenas os colaboradores da Microsoft puderam testar o serviço e dar algum feedback sobre o mesmo de forma a garantir a melhor experiência para todos os jogadores. Com isto, no que toca à biblioteca de jogos que podemos esperar daqui, o mesmo diz:
“Hoje em dia, já podes jogar três gerações de jogos incríveis na Xbox One. Isto significa que o Project xCloud tem a capacidade técnica de transmitir mais de 3500 jogos, sem trocas ou modificações requeridas por parte do programador original.” Para além deste número bem rendodinho, vice-presidente da Gaming Cloud refere ainda que “Actualmente, existem mais de 1900 jogos em desenvolvimento para Xbox One que funcionarão no Project xCloud.”
Soubemos também que foram feitas melhorias aos dev kits da Xbox (XDK), quais introduziram o suporte à transmissão dos jogos via streaming. Uma adição de que Kareem se mostra particularmente orgulhoso.
“Trata-se da nova API IsStreaming que permite detectar se um jogos está a ser transmitido através da nuvem. Com ela, os jogos poderão dar entrada a elementos e funções para melhorar a experiência de transmissão. Por exemplo, ajustar o tamanho da fonte para ecrãs mais pequenos ou alocar partidas multiplayer num só servidor para reduzir a latência.”
Posto isto, o mesmo diz ainda que a equipa está ansiosa por convidar a comunidade de jogadores a testar o serviço, e promete novidades em breve. Com isto, podemos dizer que a Microsoft vem a entrar a passos largos na competição entre a Stadia da Google e a Arcade da Apple.