Os Nerds deste país ainda não acordaram bem para as aventuras que podemos encontrar e viver juntos dentro do nosso território. Digo isto, pois estamos demasiado habituados a eventos comerciais para encontrarmos atividades que realmente nutrem o espírito de união da nossa comunidade, e uma aventura que já viemos a divulgar na Squared Potato e que nos abriu os olhos para constatarmos esse facto, foi conhecermos o Quetzal Nerd Camp em 2019, para nós o ponto alto das nossas férias e que nos fez prometer voltar logo na próxima oportunidade. Com uma pandemia pelo meio, eis que 3 anos depois o Clube de Estratégia do Seixal traz-nos o regresso do Quetzal Nerd Camp em dose dupla, e nós cumprimos a nossa promessa!
Conhecer o Quetzal Nerd Camp
Antes de mais, este é um nerd camp para adultos de todas as faixas etárias sem excepção, e que para o bem da sua experiência, vai continuar muito limitado em termos de número de participantes (30 nesta edição, o que já é quase o dobro do que era originalmente), dando sempre prioridade aos veteranos no preenchimento das vagas, de forma a manter o ambiente de convivência impecável que se vive aqui.
Organizado pelo Clube de Estratégia do Seixal, o Quetzal Nerd Camp localiza-se na Quinta do Alámo e decorre ao longo de todo um fim de semana que começa logo na sexta-feira! No entanto, esta edição foi em dose dupla, para atender aos pedidos de todos os interessados em participar, ou seja o evento foi repetido ao longo dos últimos 2 fins de semanas de Agosto.
Nesta quinta, temos acesso a toda uma casa onde se localizam os dormitórios, o refeitório, salão principal e as casas de banho, bem como a um terreno que nos propicia a atividades físicas e a umas boas caminhadas entre a natureza e na companhia de alguns gatinhos e outros animais que podemos observar.
Englobado no valor dos 70€ que se tem mantido para cada participante, está a estadia, todas as refeições diárias, e todo o conjunto de atividades do Nerd Camp. Como já podes ter percebido, apesar de se tratar de um camp, a verdade é que estamos todos muito bem acomodados em dormitórios, onde há camas e até arrumação nos próprios quartos para usufruírmos. Tudo o que precises para passar um fim de semana descansado a jogar e a conhecer outros hobbies, está tudo englobado no preço. Vale a pena mencionar também que a organização mostra-se muito flexível para atender às necessidades de cada um, como por exemplo para arranjar ementas alternativas para veganos ou para outras intolerâncias e alergias que os participantes tenham.
Antes de mais, para quem é o Quetzal Nerd Camp?
Bem, pelo que aprendemos nesta edição, este é mesmo um Nerd Camp para todos os adultos. Digo isto porque na última edição que fomos, todo o grupo estava bastante enraizado na cultura dos jogos que o Quetzal Nerd Camp promove, mas neste ano até mesmo pessoas que não davam muita atenção aos jogos de tabuleiro, muito menos a RPGs, poderá vir aqui e ter a oportunidade de explorar o ambiente, conhecer neste novo mundo de experiências que desconheciam, e integrarem-se, com a vantagem de terem total apoio e ajuda de jogadores mais experientes. Estes últimos, verdadeiros mestres para os mais iniciantes, quando trazem consigo os seus hobbies na bagagem para o Nerd Camp, já vêem a contar com introduzir e partilhar com os mais novatos esta paixão e fascínio pelas suas atividades.
Isto porque a partilha e o contributo de todos para o Nerd Camp, é efectivamente o próprio coração do Nerd Camp.
Portanto, sendo que todo o participante é convidado a trazer os seus hobbies, não é de se estranhar ver os próprios a criar novas atividades (além das já planeadas pela organização) dentro dos horários do camp.
Falando ainda de primeiras experiências, este é também o lugar que reúne grandes mestres em todas as atividades planeadas (e até não planeadas dinamizadas pelos próprios participantes), para o decurso dos 3 dias de evento (que nesta edição se repetiram em 2 fins de semanas). Foi por isto mesmo que nesta edição, e depois de muito rondar as sessões de D&D nos clubes e eventos ao longo de mais de 7 anos, decidi finalmente juntar-me a uma campanha one shot que foi simplesmente de plantar o bichinho e deixar-nos famintos por mais. A nossa Dungeon Master, Ana Brilha, trouxe-nos uma aventura que na minha opinião foi perfeita para iniciar novos aventureiros ao mundo de Dungeons & Dragons.
Tivemos mistérios, muitos momentos engraçados, momentos de instigar a curiosidade, música, e tudo mais, e de repente o mundo desta aventura pareceu tomar forma! Isto instigou-nos à curiosidade, e a meio da aventura já só me recordo efetivamente dos cenários e das situações que construímos na nossa imaginação e de ver tudo se desenrolar. Apesar de no grupo estarmos praticamente todos a ter o nosso primeiro contacto com D&D, sinto que todos saímos de lá fascinados, e nestas semanas seguintes o bichinho tem-me pedido por mais aventuras destas.
Mas falando agora para os mais experientes, este é um evento onde os diversos hobbies da nossa cultura Nerd colidem, pelo que é sobretudo para fãs de jogos de tabuleiro, TCG, LARP, D&D, videojogos, e muito mais!
É aqui que desfrutamos de um belo fim-de-semana onde em 3 dias, Nerds de todos os pontos imagináveis do nosso país se encontram como desconhecidos e formam uma nova família geek.
Tendo também em mente os participantes mais experientes, e sendo que infelizmente esta atividade se sobrepôs ao Ludodrama do caríssimo mestre Sérgio Mascaranhas que temos muita pena de não termos conseguido participar, recordo o exemplo do João Dias que trouxe para o Quetzal Nerd Camp uma espécie de LARP que instiga mais à dedução social sobre as personagens e os papéis de cada jogador, e que posso descrever como uma re-imaginação do famoso jogo do Aldeia, mas com esteróides e elevado ao cubo! Neste temos igualmente os aldeãos e alguns outsiders, que são os bonsinhos, e o demónio e os seus minions que matam todas as noites uma personagem do grupo. Igualmente, Trouble Brewing deixa-nos um bichinho para repetir. Aliás esta é uma sessão que há semelhança de D&D ocupa uma tarde inteira, mas que não só encheu com jogadores suficientes, como ainda voltou a encher no dia seguinte numa oportunidade para todos os participantes que não tinham jogado no dia anterior.
Em termos de LARP, é de mencionar que o 1º fim de semana desta edição contou ainda com a presença do mestre Felisberto Lagartinha que trouxe a aventura do SIGN. Contudo esta atividade não se repetiu no 2º fim de semana, tendo portanto sido substituída pelo Trouble Brewing do João Dias, mas esperamos que para o ano nova oportunidade surja para podermos juntar-nos a jogar.
As atividades …só para Nerds!
Neste ano, a organização apostou em reduzir um pouco o número de atividades para libertar o grupo e deixá-lo usufruir de mais tempo livre para jogar todo o plantel de jogos disponíveis e criar sessões que não estavam previstas no horário. Foi o caso da repetição do Trouble Brewing, e da nossa atividade Keep Talking and Nobody Explodes em VR, embora a ideia fosse trazermos o Demeo que é um misto de D&D e TCG em VR, para 4 pessoas, mas que sem dúvida seria mais divertido se conseguíssemos combinar a sessão com mais pessoas que trouxessem os seus equipamentos VR também. No entanto sentimos a falta da atividade de pintura de miniaturas e tiro ao alvo de arco e flecha.
Uma atividade estreante e que adorei foi o Live Stratego, onde o grupo de participantes se divide em dois, cada um com uma área de um campo. A cada membro de ambas as equipas é atribuída uma carta com uma role (Lord, Alquimista, Bomba, Guerreiro) e cada role tem um número que representa o seu nível na hierarquia. O objectivo é uma equipa capturar todas as cartas da adversária através de combates onde basta um jogador tocar no outro para ambos mostrarem as suas cartas e o com nível mais alto capturar a carta mais baixa e levar ao seu líder. Os jogadores que perdem as suas cartas vão ter com o líder de equipa, responsável por atribuir novas cartas.
Como já é tradição, a atividade de esgrima marcou novamente presença no horário do Quetzal Nerd Camp, tendo como instrutor Rui Ferreira da Espada Negra e dois dos seus alunos, o Rúben e a Joana. Desta vez não fiquei o fim de semana inteiro com dor nos braçinhos de carregar a espada, porque de há quase um ano para cá tenho feito treino de braços semanalmente, mas acredito que alguns membros do nosso grupo tenham sentido o impacto do esforço físico que aplicamos nesta atividade. Aliás, porque aguentei melhor esta aula nesta edição, consegui efectivamente memorizar os movimentos correctos e executá-los, quando em comparação com a edição passada, onde simplesmente tentava dar o meu melhor, mas o gás já tinha ido todo e ainda tinha de executar os movimentos à esquerdina quando os exercícios eram dados à destra, o que me fez baralhar toda constantemente. Nesta edição, eu simplesmente desisti de ser esquerdina logo de início. Mudei de atitude, achei que 26,5 anos tava bom, portanto vamos dar uma oportunidade ao outro lado de comandar, e pronto foi muito mais fácil também acompanhar.
Neste ano também contámos com um ritual de iniciação para dar a abertura do evento, que foi realizado com a Associação Abismo Humano. Para mantermos o mistério não iremos entrar em detalhes mas foi um momento que constrói logo um ambiente fascinante!
Mas a actividade que nos deixa sempre mais ansiosos é a Caçada (não se preocupem nenhum animal é envolvido nesta actividade), que se desenrola ao longo da noite e nos coloca perante imensos desafios. Novamente não queremos entrar em detalhes para manter o mistério em que a organização envolve sempre esta actividade, mas é simplesmente de se tirar o chapéu à criatividade e originalidade do Clube de Estratégia do Seixal na preparação deste desafio. Neste ano tivemos uma localização diferente da tradicional onde se realizou nas edições passadas, mas acho que foi uma boa ideia aproveitar o espaço imenso da Quinta do Álamo e os seus diversos caminhos e imediações. Sendo algo que se realiza à noite, dá um toque diferente à Quinta que estamos habituados a explorar de dia, e não sei até que ponta não seria (mt) interessante uma edição de Halloween (!)
Em suma…
Como podem constatar o Quetzal Nerd Camp é um fim-de-semana divertido para quem gosta de jogos e procura uma escapatória do seu quotidiano. Muito como foi falado no almoço final do evento, onde a Organização realiza sempre uma discussão aberta para perceber o que o grupo achou do fim de semana, se tem ideias a partilhar e a sugerir para próximas edições, a nossa opinião também é a de que este Nerd Camp deve-se manter algo muito limitado em termos de vagas, e não tentar expandir-se. Pois para além de quebrar o ambiente que se constrói tendo um grupo pequeno de desconhecidos que se conhecem neste fim de semana, da nossa própria experiência com a organização de eventos, bem que sabemos o quão rapidamente algo assim sai fora de mãos, e tal como uma bola de neve, cresce e cresce e deixa de se sentir o coração de toda a experiência autêntica que deu origem ao evento e que a Organização dedica 1 ano inteiro talvez a planear.
Além de que se o objetivo é ir para um sítio a abarrotar de pessoas onde possam jogar jogos, vários dias a fio, temos as convenções que percorrem o país ao longo do ano, como a AlgarveCon, LeiriaCon, etc… que assumem um formato completamente diferente do Quetzal Nerd Camp, pelo que é importante saber marcar essas diferenças e manter a distinção.