Hoje trago-vos as minhas primeiras impressões de Reka, um jogo onde participas em várias missões onde ajudas umas série de pessoas, tentando suceder uma famosa bruxa conhecida do folclore esloveno. Temos que ter em consideração que a minha experiência apenas se resume a estas horas iniciais que estão disponíveis, com várias mecânicas, adições e possíveis melhorias para o futuro.
Antes de começares a tua aventura, começarás por criar a tua personagem. A personalização é bastante simples, com a capacidade de personalizarmos o cabelo, cor dos olhos e a roupa da personagem. Após a criação da personagem, a tua aventura irá começar a caminho de uma cidade, onde irás perguntar aos habitantes da mesma se sabem onde poderá estar a famosa bruxa que se encontra pelas florestas.
Eventualmente, irás ser direcionado para a localização da bruxa, que te irá perguntar para realizar uma série de tarefas, de modo a recuperar a sua casa. Ao realizares um ritual guiado por esta bruxa, descobres que a casa ganha pernas e consegue mover-se. E é aqui que começa Reka, um jogo cujo objetivo é te tornares o sucessor de Baba yaga.
Ao recuperar a casa, somos introduzidos com o sistema de personalização da mesma, onde podemos modificar a planta, colocando chão, paredes, janelas, portas e telhados. Também pode-se criar escadas, dando a possibilidade de termos vários andares. À medida que vais progredindo, irás também adquirir vários itens como mesas, cadeiras, camas e decorações de parede, que poderás colocar livremente neste espaço. Este sistema é o centro de todo o progresso, sendo a maior fonte de encorajamento do jogador para completar as várias missões que irá encontrar.
Estas missões são bastante simples, tornando-se como uma lista de tarefas que irão ajudar os habitantes das aldeias com os seus problemas. Alguns exemplos de missões incluem:
- Encontrar e adquirir certos itens específicos que o habitante precisa;
- Cozinhar algo para alimentar os animais ou mesmo os habitantes;
- Destruir torres e armadilhas que os caçadores colocaram nas florestas.
Obviamente que existem mais tipos de missões, mas, como referido acima, todas são bastante semelhantes a variadas “fetch quests” que já estamos habituados a fazer. Isto não quer dizer que Reka é um jogo aborrecido. O movimento geral da personagem é bastante rápido, e os mapas que explorei têm todos um tamanho que não torna as viagens muito longas. Algo que também ajuda na fluidez do movimento, é o fato de poderes apanhar os itens gerais como cogumelos e frutas apenas deixando premido um botão, com a personagem a lançar corvos que irão apanhar os itens por ti a uma pequena distância.
Em termos visuais, é um jogo bastante simples, tendo um aspeto pouco focado no realismo, com algumas inspirações na animação. A saturação mais fria das cores, juntamente com o nevoeiro e as florestas sombrias criam uma atmosfera distinta, e dá um aspeto mais artístico ao jogo.
Algumas das missões que completas também te premiam com peças de roupa para a tua personagem, como casacos novos. Infelizmente, o sistema do guarda roupa ainda não está disponível, apresentando uma página a mencionar que se encontra ainda em desenvolvimento, não sendo possível colocar estas peças de roupa novas.
De qualquer forma, senti-me impressionado com esta fatia de conteúdo inicial que Reka apresenta ao jogador. Penso que dá a entender o objetivo e conceito principal do jogo facilmente. Estou bastante curioso para ver as novas formas e designs que irão ficar disponíveis para eu poder personalizar a casa ainda mais.
Não costumo mencionar muito os aspetos técnicos de jogos em desenvolvimento, considerando que estes são geralmente os últimos a serem retocados, mas, relativamente a Reka, a minha experiência foi bastante livre de bugs e glitches, sendo algo surpreendentemente fluído, considerando a complexidade que sistemas de construção e afins costumam constituir.
Reka apresenta-se como um projeto que tem uma ideia bastante clara do objetivo que pretende, apresentando confiança nestas primeiras horas, com mecânicas base já bastante bem estabelecidas, e algumas pistas para futuras adições ainda mais interessantes. Será um projeto com bastante potencial, que traz uma série de mecânicas e sistemas familiares, mas numa atmosfera nova e única.
Para quem quiser ajudar no desenvolvimento de Reka, o jogo encontra-se disponível em Early Access na Steam para o PC.