Shin Megami Tensei 3 Nocturne é a terceira entrega principal da já veterana saga Shin Megami Tensei. Esta saga atualmente é mais conhecida pelo spin off Persona, mas possui outros spin off como Digital Devil Saga, Soul Hackers, Devil Summoner, etc. O remaster desta terceira entrega traz-nos às consolas atuais este fantástico jogo que estava preso somente no catálogo da PS2 e esperemos que seja uma indicação do compromisso da Atlus em continuar a dar a conhecer esta saga a novos jogadores.

O lançamento original na PS2 teve 3 versões: A primeira que foi a original não chegou ao ocidente. A segunda incluía, além de novas masmorras, bosses e novos finais, o personagem Dante da saga Devil May Cry, sendo esta a versão que chegou ao ocidente. A terceira versão lançada no Japão era igual à segunda, mas em vez de incluir Dante inclui Raidou o personagem principal de outros spin off da saga Shin Megami Tensei. Este HD Remaster é baseado nesta última versão sendo também possível comprar em DLC a versão com o Dante.

História

Tokyo nos dias modernos, tudo começa quando o nosso protagonista (a quem nós daremos o nome e é um silent protagonist) decide visitar a sua professora (Yuko), juntamente aos seus amigos (Isami e Chiaki) ao hospital de Shinjuku. A cidade parece agitada, acidentes macabros andam a suceder, mortes estranhas, uma guerra entre cultistas parece andar a suceder. Ao chegar ao hospital este está completamente vazio, sem vida alguma e, de repente, o mundo acaba…

Tudo realmente começa quando o nosso protagonista sobrevive ao fim do mundo transformado em half demon, acordando neste novo mundo pós-apocalíptico. Aqui começa a sua sobrevivência e as rodas do destino começam a girar para a reconstrução do mundo.

Em Shin Megami Tensei 3 Nocturne, a história toma um segundo plano, sendo principalmente focada na ambientação e como esta comunica contigo, tal como os diversos NPCs espalhados pelo mundo. É uma história muito interessante e nada comum que consegue agarrar. Quem está à espera de um JRPG focado na história (como por exemplo a saga Persona) poderá ficar desapontado. Aqui é a jogabilidade que prima e não a história apesar do positivo que já desta falei.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20220205155907  

O nosso protagonista apenas é acompanhado pelos demónios que recruta, pelo que não existe uma party que o acompanhe e perde-se um pouco dessa tradição da companhia dos teus amigos e das suas constantes conversas, bem como a sua presença na história principal. Durante a aventura iremos encontrar os nossos amigos e conhecer mais sobre a história do mundo e a sua posição, o que desejam para o novo mundo, tal como diversos demônios e cultos que irão conspirar para desenvolver esta nossa história. São estes personagens, juntamente com a ambientação que fazem desenvolver a história, que requer também de como nos sentirmos neste mundo pós-apocalíptico, ao sentir a sua ruína.

A história principal tem uma duração de aproximadamente 50 horas, mas vai depender muito de como e quanto treines, uma vez que o jogo é bem difícil no seu nível normal, pelo que pode levar a vários game overs. O jogo não possui muito conteúdo secundário mas possui diversos endings que seguem diversas rotas, pelo que quem desejar ver todos os endings terá que jogar mais de uma vez.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20210826232619  

Visuais

O jogo apresenta uns visuais com um estilo estilizado. Os desenhos dos personagens é muito bom e muito único e distinguível dentro do género, graças à arte de Kazuma Kaneko que caracterizava os jogos da Atlus nessa época (e que eu pessoalmente sinto muito a falta nos dias de hoje). O mesmo se aplica aos demónios. Este foi o primeiro Shin Megami Tensei em 3D e aqui apareceram muitos dos demónios que ainda hoje são usados em toda a saga, incluindo em Persona. Existe uma incrível quantidade de demónios diferentes, com muitos desenhos únicos, apelativos e também alguns bem estranhos e bizarros (mas sejamos sinceros nenhum como o Mara).

Lê mais:  Ys VIII: Lacrimosa of DANA (PS5) | Análise
Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20210830215441  

Os cenários utilizam o mesmo estilo visual, mas faltam-lhes os detalhes que os personagens e demónios possuem. Os cenários estão muito vazios, não muito detalhados, e com alguma repetição nas masmorras, utilizando o mesmo padrão de desenho dentro da mesma masmorra (o desenho/texturas repetem-se constantemente). Ainda assim, combinam muito bem com os personagens e graças ao estilo visual, mesmo sendo um jogo com quase 20 anos, tem um bom aspeto nas consolas mais atuais.

Os personagens apresentam boas animações para a altura. O mesmo acontece com os demónios apenas apresentando algumas animações menos boas na altura de atacar e quando recebem impacto. Este HD remaster de Shin Megami Tensei 3 Nocturne teve uma melhoria na modelação dos personagens e dos cenários, destacando-se ainda mais nos atuais 1080p. Contudo apenas corre a 30fps pelo que acaba por decepcionar nas melhorias visuais. Também não apresenta uma melhora para a PS4 Pro/PS5 correndo a 1080p/30fps.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20220212230916  

Jogabilidade

Temos aqui um JRPG tradicional por turnos, sendo que em combate estão o protagonista e 3 demónios. Este jogo foi o pioneiro do sistema de batalha Press Turn, muito utilizado ainda hoje em toda a saga. Começas o turno com 4 símbolos para ações (4 se tiveres 4 personagens em combate, se tiveres 3 tens 3 e assim adiante). Ao deferir golpes “normais” gasta-se um símbolo, sendo o normal poderes ter 4 turnos. Se atacares o ponto fraco do inimigo esse símbolo fica a piscar, podendo voltar a escolher a ação. Caso o ataque falhe ou acerte um inimigo que o nulifica, gastas 2 símbolos em vez de 1. Caso ataques com um ataque que o inimigo absorva perdes todos os símbolos. Resumindo, poderás atacar até 8 vezes ou apenas conseguir fazê-lo uma vez no teu turno.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20220208235000  

Ao venceres o combate recebes experiência, dinheiro, e objectos. Tanto o protagonista como os demónios sobem de nível com esta experiência. Ao subir de nível ganham um ponto numa das cinco características: St. Ma, Vi, Ag, Lu. No protagonista podes escolher onde aplicar o ponto enquanto que nos demónios é automático.

É possível ter até 8 habilidades, sendo necessário descartar uma quando se deseja aprender uma nova (ao estilo Pokémon).

Estas habilidades podem ser de ataque, para recuperar vida, para subir os status próprio da equipa ou para reduzir os dos rivais, de habilidades passivas que podem ser para anular ataques, recuperar mp/hp automaticamente, contra-ataque, etc. O protagonista aprende estas habilidades através dos Magatama. Estes Magatama depois de seleccionados permitem aprender as habilidades associadas ao subir o nível do personagem além de proporcionar um aumento do Status ao ser equipado.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20210904003342  

Os demónios por outro lado, têm uma lista de habilidades fixa que podem aprender ao subir de nível. Contudo podem aceder a uma grande seleção através do demon fusion, a principal ferramenta do nosso protagonista para ganhar acesso aos mais poderosos demónios. Ao sacrificar dois ou mais demónios ganhas um novo, e este tem uns slots livres para selecionar habilidades dos sacrificados. Os demónios também podem evoluir ao chegar a certo nível e transformar-se noutro demónio. Outra das melhorias deste HD Remaster foi a opção para poder selecionar que habilidades transmitir. Na versão original o jogo seleccionava aleatoriamente, o que era muito, mas muito, incómodo e podia romper a nossa estratégia.

A outra forma de conseguir novos demónios, é através da negociação com eles. Estas negociações podem começar manualmente através de um comando que o permita ou automaticamente. Consiste em falar com o demónio selecionando certas opções e aceitando ou recusando dar certos objectos, dinheiro, HP/MP ao demónio em questão. Resultado que pode ser tanto divertido como frustrante, especialmente depois de dares muita coisa ao demónio e ele decidir fugir.

Lê mais:  Infinity Strash: DRAGON QUEST The Adventure of Dai | Finalmente chega ao Oeste!
Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20210829230811  

Shin Megami Tensei 3 Nocturne apresenta encontros aleatórios. Estes encontros podem chegar a ser demasiado frequentes, pelo que às vezes um simples passo faz desencadeá-los. Existe um medidor na parte superior que indica o quão perto se está de desencadear um encontro, através das cores amarelo, laranja e vermelho, e caso na área não haja encontros uma cor branca. Existem habilidades/objectos para baixar ou subir estes encontros. Uma simples luta normal pode facilmente levar ao game over se não prestarmos atenção. Apresenta inúmeras lutas contra bosses que põem à prova toda a nossa inteligência, a forma como combinamos weak attacks com os buffs e debuffs.

No jogo deslocamo-nos pelo mapa mundo e pelas diferentes masmorras/”cidades”. No mapa mundi somos representados por um ícone, tal como acontece com NPCs que estejam neste mapa, ou seja, não há modelos 3D de personagens. Apresenta uma vista isométrica do mapa. Nas masmorras já controlamos o nosso protagonista em 3D, tal como também são representados todos os NPCs/demónios. É um dungeon crawler sobretudo.

Para facilitar a navegação existem umas máquinas transportadoras que nos levarão de um local a outro uma vez desbloqueadas. Existem os principais e os secundários. Os principais permitem conectar por todo o mapa mundi/zonas enquanto que os secundárias apenas estão conectados a um principal e apenas são de um sentido, normalmente no meio de masmorras.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20220210233448  

Banda Sonora

A banda sonora, composta principalmente pelo já famoso Shoji Meguro, apresenta uma boa qualidade geral, destacando a elevada quantidade de músicas para os combates, tanto contra inimigos normais como contra bosses, variando estas de acordo com a localização onde nos encontremos e do tipo de boss. Estas músicas podem seguir um ritmo mais lento como pegar em guitarras eléctricas.

Os temas que tocam em masmorras e eventos são mais reduzidos em quantidade em relação ao tamanho que o jogo apresenta mas são adequados e ajudam-nos ainda mais a submergir na ambientação do jogo. Estas costumam ser muito atmosféricas e até invocam elementos assustadores, seguindo um ritmo mais lento.

Um dos pontos que se pensava que seria melhorado neste HD-Remaster seria a melhoria da qualidade do som. Na PS2 parecia que as músicas tinham sido gravadas com más condições ou tido uma conversão de forma a caber no disco. Esperava-se que aqui fosse corrigido mas infelizmente mantém-se igual, dando uma má imagem, estar a olhar para um jogo a correr a 1080p e ouvir algo que parece saído de um aparelho electrónico de má qualidade de à décadas atrás. Esta foi a sensação que tive. A verdade é que depois de um bocado acabamos por habituar.

Shin Megami Tensei III Nocturne HD Remaster_20211228211750  

Voice Acting

Este é talvez o maior upgrade deste Remaster. O jogo original não apresentava qualquer voice acting, isto apesar da cinematografia que os personagens apresentavam e como mexiam a boca. Agora temos à nossa disposição tanto em Inglês como em Japonês. Em Inglês apresentam uma enorme qualidade, mostrando muita emoção e uma boa caracterização. Como mencionado, o jogo não apresenta muitas cenas de história mas a da história principal estão todas com vozes.

Shin Megami Tensei 3 Nocturne HD Remaster está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, e na Steam para PC.

CONCLUSÃO
Recomendado
9
shin-megami-tensei-3-nocturne-analiseShin Megami Tensei 3 Nocturne foi um grande jogo quando saiu na PS2 e continua a ser um grande jogo nos dias de hoje, com um desenho artístico fabuloso, uma ambientação pós-apocalíptica muito interessante, um sistema de batalha muito bom e viciante e uns temas de batalha que ficam na cabeça. Peca pela qualidade do som e pelo reduzido volume de história em comparação com outros JRPGs. Pena que o trabalho realizado para este Remaster não tenha estado ao nível do que o jogo é e merece, limitando-se ao mínimo, destacando apenas a adição de voice acting.