Criado pela Grandpa Becks’s Games e editado pela Devir Portugal, eis que Skull King chega às marés de Portugal, totalmente em Português. Baseado em licitações, as muitas e variadas cartas prometem sessões de jogo cheias de momentos turbulentos, que podem virar o barco (jogo) do avesso! Mas não te preocupes, pois aqui não vais sentir os enjoos do alto mar! Vamos então conhecer Skull King!
Skull King age numa espécie de jogo de copas, só que com uma grande profundidade estratégica. Esta vai para além das simples cartas de naipes numéricas, introduzindo cartas especiais que expandem dramaticamente a experiência e a complexidade do jogo. Baseia-se em licitares o número de vasas que vais ganhar numa determinada ronda. Se no final dessa ronda conseguires ganhar o número exato de vazas licitadas, recebes pontos por cada vaza ganha. Caso não acertes, perdes pontos consoante a diferença entre o licitado e as vazas que ganhaste. Na regra base de Skull King, o jogo começa numa ronda com apenas 1 vaza, no qual é incrementado 1 vaza na próxima ronda. Isto prossegue até chegar à ronda 10 (10 vazas). Chegando ao fim das 10 rondas, o jogador com o maior número de pontos será declarado o vencedor! Parece-te simples certo? Sim, no entanto a verdadeira complexidade vem das cartas de jogo!
As cartas presentes no jogo estão separadas em várias hierarquias e sub-hierarquias. Temos as cartas com naipes coloridos numerados (1 a 14), as cartas trunfo (também numeradas), seguido das cartas de Piratas, Fugas, Sereias e o temido Skull King. Cada carta tem o seu valor/força quando jogada na mesa. No caso das cartas de naipe coloridas (Amarelo, Roxo e Verde), a primeira a cor que chegar à mesa é fixada e a partir desse momento só poderão ser jogadas cartas desse naipe colorido. Se alguém jogar uma cor diferente, essa carta terá zero valor. Quando jogamos cartas trunfo (cor preta), aí a carta trunfo de maior valor ganha (mesmo quando jogado em cima dos naipes coloridos). Acima dessas temos ainda os Piratas que vencem os trunfos, o Skull Pirate que vence todas as cartas, com a excepção da Sereia. Por fim temos as Fugas (bandeiras) que são a carta de menor valor. Em adição, pontos de bonificação serão pontuados em certas circunstâncias, como por exemplo uma carta de pirata capturar uma sereia numa vaza ou a sereia capturar o Skull King. Numa primeira fase, pode parecer confuso, mas é na verdade algo simples de aprender ao fim de uma ou duas partidas. Além disso, o jogo inclui cartas com as hierarquias e os pontos bónus que poderás consultar sempre que precisares.
Uma vez que estejas já ambientado às regras básicas, poderás adicionar as novas cartas de jogo incluídas nesta revisão para apimentar mais o jogo. Estas são o Kraken, que elimina qualquer vaza instantaneamente, a Baleia Branca que assusta todas as cartas especiais e ainda a carta de tesouro que te permite criar alianças com outro jogador para pontuarem mais no fim da ronda. Além disso, podes também usar habilidades das cartas de Pirata quando vences uma vasa. Cada uma tem um efeito específico que dá-te vantagens preciosas que poderão ditar o resultado da partida. Contudo, apesar da extensão da complexidade que este jogo consegue alcançar, este está recheado de variações de jogo que te possibilita ajustar as partidas consoante o tipo e idade dos jogadores com quem jogas. Sejam miúdos ou graúdos, experientes ou não, tens total flexibilidade para criares a partida perfeita para que ninguém fique de fora.
Dois a oito jogadores podem participar numa sessão de Skull King, algo que certamente incluí grande parte ou a totalidade de uma família grande ou de um grupo de amigos. Contudo, quando toca a 2 jogadores, o jogo introduz um terceiro elemento, um jogador fantasma, que joga cartas aleatoriamente. Desta forma o jogo terá o seu elemento de imprevisibilidade intacto sem haver uma espécie de duelo mano-a-mano entre os dois jogadores, o que simplesmente não faria qualquer sentido.
Se há algo a apontar em Skull King, é o bloco de pontuação. Refiro-me especificamente ao bloco de papel que serve para registar as pontuações. Como podes ver na imagem, a quantidade de “quadradinhos” que tens que colocar em cada ronda é bem acima do que desejaria. Imagina jogadores com 8 pessoas e no final de cada ronda estares a perguntar a cada um e a escreveres/calcular todos os pontos dessas rodadas. Acho que não havia necessidade de tanta escrita, pois isto acaba não só por incrementar mais tempo desnecessário ao jogo como também quebrar o ritmo divertido deste. Talvez fosse melhor um sistema de moedas físicas ou criar um sistema mais simples de pontuação. Agora já percebo porque na caixa são mencionados 40 minutos de jogo. Certamente um terço desse tempo é dedicado a escrever as pontuações. Para rematar, ao contrário de alguns jogos, este não vem com um lápis incluído, o que é estranho pois na caixa existe espaço para colocar um pequeno.
Em termos da qualidade do material, tirando finito bloco de pontuação, não há praticamente pontos negativos a apontar. A caixa do jogo é bastante compacta e com elementos atrativos, casando bem com outros pequenos jogos ou livros numa estante não muito profunda. Destaco ainda os pequenos acabamentos em brilho dourado, que chamam de imediato a atenção. As cartas apresentam um bom acabamento, permitindo um fácil embaralhamento com um bom deslizamento. Há que ter cuidado pois devido à traseira das cartas ser de cor preta poderão começar a aparecer algumas marcas brancas nos cantos. Se quiseres evitar isto, poderás arranjar umas capas próprias para TCG (do tamanho das cartas Pokémon e Magic), mas aviso-te que nesse caso as mesmas poderão não caber dentro da caixa original do jogo. O Manual está bem detalhado e explica tudo o que precisas de saber, bem como ilustrar certas regras e situações de jogo que possam gerar dúvidas durante a partida.
A fechar em grande, fiquei surpreso em encontrar uma receita de Torta de amora completa incluída dentro da caixa de jogo. Esta foi uma boa “prenda” e uma ótima sugestão para acompanhar as sessões de jogo ou simplesmente desfrutar durante casualmente num lanche entre amigos. Infelizmente ainda não tive a oportunidade para confecionar a dita tarte, mas prometo atualizar esta análise com o meu feedback caso meta as mãos na massa, literalmente!
Se gostaste do que leste, porque não também assistires ao vídeo-tutorial produzido pela Devir Portugal para teres uma percepção mais detalhada das regras do Jogo?
Em nome da Squared-Potato, quero agradecer à Devir Portugal por ter cedido uma cópia do jogo para efeitos de escrita desta análise.