Já colocámos o foco do holofote no Sonic The Hedgehog, Sonic CD e Sonic The Hedgehog 2. Agora, para completarmos a lista dos jogos de plataforma clássicos de Sonic na Mega Drive, já só falta falarmos de Sonic 3 & Knuckles e Knuckles’ Chaotix.
O Sonic 3 & Knuckles, em particular, é realmente uma entrada interessante para analisar e não só por ser considerado o melhor videojogo de Sonic de sempre.
O videojogo, originalmente, era para ter sido lançado todo de uma só vez. Mas atrasos na produção forçaram a que o videojogo fosse dividido em duas partes. A primeira parte, lançada como Sonic The Hedgehog 3 (1994), veio acrescentar várias melhorias ao que foi oferecido ao videojogo anterior.
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Novidades
Sonic ganhou uma nova habilidade, o insta-sheild. Carregas no botão de salto enquanto estás no ar e o diâmetro do teu ataque aumenta momentaneamente sem qualquer penalização extra. Muito bom para dar uns pixeis de distância aos inimigos. E, numa batalha, faz toda a diferença.
Foram também acrescentados três escudos novos, cada um dando novas habilidades ao Sonic. Bubble Shield dá a capacidade ao protagonista de respirar debaixo de água e um salto novo estilo trampolim. Thunder Shield atrai rings como se fosse um íman, dando ao ouriço azul um salto duplo e protegendo a personagem de qualquer obstáculo que dê choques. Por fim, Fire Shield protege do fogo e dá acesso a um ataque frontal no meio do ar. Tails não consegue usar estes novos tipos de saltos, mas aproveita à mesma as suas capacidades protectoras novas.
Agora com a capacidade para gravar o progresso, os níveis têm o dobro do tamanho com inúmeros caminhos diferentes para explorar. Além disso, todos os actos agora tem um boss no fim. Um robô mais forte no fim do primeiro acto e a típica batalha contra Dr. Ivo “Eggman” Robotnik no fim do segundo.
Banda Sonora
Claro que não posso esquecer-me de mencionar que muitas das faixas musicais que acompanham estes níveis foram (alegadamente) compostas pelo rei do pop, Michael Jackson! A sua marca é facilmente reconhecível, pois o videojogo até tem um protótipo de Stranger in Moscow que foi usado para a música dos créditos finais.
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Parte à Aventura!
Entre as diferentes zonas de Sonic 3 são mostradas pequenas transições que ligam estes locais de forma coesiva, dando indicação ao jogador que estes pertencem realmente à mesma região.
O pouco enredo que o videojogo tem também é transmitido desta forma. Foi assim que o rival mais famoso da série foi introduzido, Shadow Knuckles! O facto de ele levar sempre a melhor sobre o protagonista durante as seis zonas que Sonic 3 tem, incluindo contra a transformação de Super Sonic, marcou bem os jogadores na altura.
A segunda parte desta aventura, lançada como Sonic & Knuckles (1994), continua directamente a mesma história com zonas novas e com a jogabilidade a seguir o mesmo molde.
Desta vez, não dá para guardar o progresso e Tails não está presente, mas tem outros extras simpáticos. Um boss secreto é incluído para o Super Sonic se o jogador apanhar todas as Chaos Emeralds. O que se viria a tornar no início de uma tradição que se repetiu nos videojogos seguintes da série.
Como o nome implica, Knuckles é jogável nesta parte. A história dele passa-se depois da de Sonic. Ele salta mais baixo, mas em contrapartida consegue planar e partir rocha com os seus punhos. Quando jogamos com knuckles, os níveis têm secções novas mais difíceis e os bosses usam estratégias diferentes.
Mas a Sega Tinha Uma Na Manga…
Então isto não passa de um videojogo normal e a sua sequela, ou existe mesmo uma maneira de ligar estes dois? A Mega Drive não tem qualquer tipo de memória para guardar dados internamente, como é que se transfere o progresso de um cartucho para outro? É dada alguma password no fim de Sonic 3 para colocar no S&K? Nada disso!
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Sonic & Knuckles vem num cartucho muito especial. O topo tem uma tampa que revela uma ranhura para colocar outro cartucho em cima dele. Combinas os dois cartuchos e ficas com o videojogo completo, ligado do início ao fim. O tal apelidado de Sonic 3 & Knuckles, como é indicado no ecrã principal.
A gameplay clássica acompanhada com três personagens jogáveis, vinte e cinco actos em catorze Zonas diferentes, trinta e um Bosses, e sete Chaos Emeralds cada um com um upgrade para fazer, é realmente o melhor pacote de Sonic que alguma vez foi feito até à chegada do Sonic Mania Plus.
Talvez possas achar que dividir o videojogo foi um truque sujo equiparado às manhas pouco honestas que a indústria tem feito ultimamente… A Sega, talvez a pensar no mesmo, adicionou umas funcionalidades extras a este cartucho especial.
Se for combinado com o Sonic 2, podes jogar com o Knuckles nesse mesmo videojogo. Se for usado o primeiro Sonic The Hedgehog, podes jogar novos níveis bónus, diferentes dos catorze incluídos em S3&K … Cerca de 128 milhões de níveis novos na verdade (não estou a gozar). É como se tivéssemos DLC nos anos 90.
Conclusão
Por incrível que se pareça, este videojogo de Sonic não é assim tão conhecido como as duas primeiras entradas numeradas… A razão não é assim tão estranha; afinal, foi o único que não tinha sido vendido em conjunto com a consola.
Se nunca jogaste, não percas a oportunidade de experimentares um dos melhores videojogos que a era de 16-bits tem para oferecer!