O ouriço mais rápido do mundo, prepara-se para chegar ao grande ecrã num live action que conta a história de Sonic the Hedghog. Este projecto, já há alguns anos que está em produção, mas só agora é que tivemos direito a receber o seu primeiro teaser! Ora espreita lá:
[irp]
Por mais surpreendente que possa parecer, o visual de Sonic aqui revelado, foi inspirado na recepção de Ted, um ursinho de peluche felpudo muito atrevido, e nada parecido com a aberração personagem que vemos neste teaser. Os criativos, procuraram aqui, tornar o famoso ouriço numa mascote um tanto mais realista quanto possível, tendo como objectivo fazer-nos sentir como se estivéssemos perante um animal verdadeiro ( Eu sei, eu sei…Mas quem é que pediu isto?). Com isto, Ted ajudou também a equipa deste filme a estudar a integração de personagens peludos em CG num ambiente live-action.
Claro que a representação realista de uma das mascotes mais carismáticas da SEGA, seria sempre objecto de contestação entre os fãs mais aficionados da franquias, é natural, era esperado. Pensando nisso, e tentando evitar alarmes, é importante vermos este Sonic, mais além do que nos é mostrado, antes de formularmos uma opinião, e sabermos que foram vários os aspectos tidos em conta na construção deste conceito visual, que procuraram de alguma forma manter a integridade do personagem.
“Esse sempre foi o primeiro passo para adaptá-lo ao mundo real, como seria um animal real. Seria estranho e parceria que ele estava a passear-se nu, se não tivesse o pêlo. Sempre foi essa a nossa ideia, nunca consideramos nada de diferente. É parte daquilo que o integra no nosso mundo e faz dele uma criatura real,” disse Tim Miller, o produtor executivo.
Depois temos os ténis. “Analisamos todas as variações daquilo que são os seus ténis e tentamos prestar homenagem à versão de passado e presente, misturando isso com o que pensamos que Sonic utilizaria no mundo de hoje,” realçou Neal Moritz, produtor.
No entanto, apesar de todo o esforço da equipa criativa, a grande verdade é que ontem a Internet pegou fogo com o surgimento deste teaser (como se já não houvesse lenha que chegasse com o estranho caso da mudança de sexo de Andrômeda, simplesmente um dos Cavaleiros do Zodíaco mais emblemáticos de toda a franchise).
Apesar das reacções negativas a este ouriço, que mais parece saído de uma publicidade da Nike, estarem já a fazer-se ouvir por todos os cantos do ciber-espaço, a verdade é que ainda não testemunhámos o maior desafio deste conceito visual. O verdadeiro drama e horror para qualquer artista, que se veja na posição de transportar personagens animadas para o mundo real: Recrear os olhos cartoonistas de uma personagem numa versão realista. Vejam o exemplo dos animes e respectivas adaptações, ou imaginem lá um live-action da porquinha Peppa… E depois tentem apagar isso da memória…
“Não acho que a SEGA tenha ficado inteiramente satisfeita com a decisão dos olhos, mas este tipo de coisas normalmente são assim, ‘vai ficar estranho se não fizermos isto’. Mas tudo é uma discussão, e esse é o objectivo, mudar apenas o que é necessário e mantê-lo original em tudo o resto,” disse Miller. “Ele não terá o ‘feel’ de uma personagem da Pixar, porque essa não nos parecia a estética adequada para fazê-lo como parte do nosso mundo.”
Se olharem com atenção para a imagem de capa desta notícia, podem notar contudo que, apesar das sombras, há uma parte do olho direito que sobressaí, dando a entender que olhos terão um aspecto semelhante aos de um ouriço verdadeiro. O que dizer com isto?Com tanta discussão que tem surgido em torno deste conceito visual, o melhor é mesmo esperarmos por um trailer que nos mostre mais detalhadamente o nosso ouriço azul em acção, e que o mesmo não se revele nada parecido com isto:
[irp]
Relembro que no enredo deste filme, Sonic (Ben Schwartz) terá de sobreviver às garras de uma sociedade moderna e dos seus governantes, com a ajuda de Tom Wachowski (James Marsden), atrapalhando os planos do malvado Dr. Robotnik (Jim Carrey).
Sonic the Hedgehog tem data de lançamento prevista para Novembro do próximo ano.