A corrida ao espaço não é novidade, mas é a primeira vez que se ouve falar de um estúdio cinematográfico fora do planeta… Pois é isso mesmo que a companhia com sede no Reino Unido, Space Entertainment Enterprise (SEE), pretende criar a mais de 400km acima da Terra.
A mesma, que também é responsável pelo próximo filme galáctico com Tom Cruise, desvendou os planos para criar um estúdio e uma arena desportiva em gravidade zero, com uma data de finalização prevista para Dezembro de 2024. O módulo, chamado SEE-1, ficará ancorado na Axiom Station, a primeira estação espacial comercial e ala da Estação Espacial Internacional (EEI), que está a cargo da sua construção. Em 2028, a Axiom Station separar-se-á da EEI.
O local organizará eventos desportivos assim como musicais, filmatográficos e de TV, com uma capacidade de audiência ainda por desvendar. Enquanto creadores de conteúdo, a Space Entertainment Enterprise incorporará a produção, desenvolvimento, gravação e de vários projectos. Adicionalmente, terceiros poderão utilizar as instalações para a sua produção do seu próprio conteúdo.
“A SEE-1 é uma oportunidade incrível para a humanidade de se mudar para um domínio diferente e começar um capítulo novo e empolgante no espaço.”
“Providenciará um lar único e acessível para possibilidades de entretenimento sem limites num palco cheio de infraestruturas inovadores que desencadearão um novo mundo de criatividade. Com o líder mundial Axiom Space a construir estas instalações revolucionárias, a SEE-1 proporcionará não só a primeira estrutura espacial do género, como também a de maior qualidade, possibilitando a espansão da indústria de dois triliões de dólares que é o entretenimento global, em órbita baixa.”
comentaram os co-fundadores do SEE, Dmitry e Elena Lesnevsky
A Space Entertainment Enterprise é responsável por enviar Tom Cruise e o realizador Doug Liman para a Estação Espacial Internacional este ano, para filmarem o que será o segundo filme gravado no espaço com um orçamento avaliado em 200 milhões de dólares. O primeiro trata-se de The Challenge, filmado por uma equipa Russa e que conta a história de um cirurgião que terá de operar um cosmonauta doente devido a uma condição médica que o impede de voltar à Terra para ser tratado – o mesmo tem data de estreia prevista para este ano.