Penso que o género mais dominante nos jogos de anime é, sem dúvida, o tão famoso arena fighter. Ora, o jogo que vos trago hoje leva-nos a viagens de pura ação com a família para zonas como parques, oceanários, e até à escola.
Apresento-vos SPYxANYA: Operation Memories, um jogo baseado na espetacular anime SPY x Family, que nos veio dar uma experiência do dia-a-dia desta família, tudo a partir dos olhos da sorrateira e imprevisível Anya Forger.
Uma família extremamente unida
A premissa do jogo é extremamente simples, sendo que apenas serve como uma pequena razão central para podermos fazer todas as atividades presentes no jogo. Nós tomamos o papel de Anya Forger, a filha adotiva de Loid e Yor Forger, com o objetivo simples de tirar várias fotografias de objetos e atividades do seu dia-a-dia, de modo a criar uma coleção de memórias dos mesmos.
O grande objetivo principal trata-se então de desbloquear zonas e objetos novos para podermos colecionar estas memórias, preenchendo o álbum de fotografias de Anya. Para isto, iremos experienciar o dia-a-dia de Anya com a sua família, tendo de frequentar a escola durante a semana, e saindo para uma localização exterior com a família no final da semana.
A premissa simples dá ao jogo um ambiente mais relaxado, sendo que o suspense em executar as várias funções ou colecionar as memórias é praticamente nulo. O jogo tem o objetivo de dar-nos uma experiência simples, que nos deixa experienciar a vida desta família invulgar ao nosso tempo.
Visualmente simples, mas fiel
Graficamente, temos aqui uns visuais tecnicamente simples. Os cenários detêm de texturas e iluminação bastante simplificada, sem qualquer uso de efeitos dinâmicos. No entanto, as localizações são incrivelmente fieis à anime, com uma atenção maioritária aos detalhes geométricos, como o posicionamento e objetos presentes nos mesmos.
O que mais impressiona são os modelos das personagens, sendo praticamente idênticas às personagens, incluindo as várias expressões faciais já populares da Anya. As animações apresentam-se de forma simples, mas são suficientemente eficazes, de modo a proporcionar-nos movimentos naturais e visualmente apelativos.
Apesar da simplicidade, penso que os visuais fazem um bom trabalho a representar o ambiente e atmosfera da propriedade, mostrando que a equipa soube exatamente onde se focar, não gastando recursos em efeitos e técnicas desnecessárias.
Fórmula repetitiva, com atividades variadas
A jogabilidade do jogo resume-se na realização de uma série de atividades diárias durante a semana, preparando a Anya para a viagem de família no fim-de-semana. No final de cada semana, é combinado com a família onde se vai viajar, chamando-lhe de outing. Estas saídas envolvem uma de várias localizações remotas, como um parque ou oceanário, e terás a oportunidade de adquirir objetos especiais exclusivos a cada outing, de modo a criar novas oportunidades de fotografias. Estes itens resumem-se em objetos como um brinquedo ou peluche, como também podendo ser comida, como um pacote de deliciosos amendoins. Para adquirires estes itens, terás de acumular uma “moeda” denominada de “PP”.
Para adquirires PP, terás de realizar praticamente qualquer minijogo disponível durante os dias de semana. Existem uma série de minijogos variados, como teres de cortar ingredientes de comida com Yor, atirando a comida para o ar e tentando cortar os ingredientes na zona perfeita para ter a maior pontuação. Outro minijogo interessante envolve em jogares dodgeball na escola, onde tens de eliminar as barras de vida da equipa adversária acertando-lhes com a bola, utilizando os ataques especiais das personagens para fazer mais dano.
Estes minijogos trazem alguma variedade à fórmula do dia-a-dia, sendo que irás ter uma variedade maior à medida que avanças no jogo. Tenho a admitir que o jogo tende a desbloquear os minijogos a uma frequência bastante baixa, sendo que passei muitas vezes várias semanas sempre com os mesmos minijogos disponíveis, criando um pouco de tédio.
À medida que vais adquirindo PP, também vais adquirindo eurekas ao falar com as várias personagens que encontras, e também ao tirar fotografias para o teu álbum. Estas eurekas servem como uma moeda para poderes realizar os minijogos ao final do dia, dando a importância de manter a socialização e o álbum de fotografias em constante desenvolvimento.
O diálogo de SPYxANYA, felizmente, é completamente vocalizado. Sendo que existem uma série de linhas de diálogo únicas relativas às socializações que Anya terá com todas as personagens, é sem dúvida uma surpresa agradável. As conversas com as várias personagens do jogo melhoram a relação que Anya tem com elas, não sendo apenas uma forma de adquirir eurekas, como também de desbloquear uma série de roupas e acessórios novos para a família.
As roupas e acessórios são de bastante quantidade, dando-te a oportunidade de personalizar e até combinar as vestimentas da família, fazendo com que cada outing seja mais singular e pessoal. Para poderes comprar roupa, terás de gastar PP, sendo uma forma adicional de encorajar o jogador a fazer todos os minijogos com a pontuação mais alta possível.
As fotografias que podes tirar envolvem encontrares objetos e zonas interessantes no cenário, onde poderás ter a Anya sozinha ou com alguém da família. Ao interagires com o objeto, irás entrar num pequeno minijogo que envolve encontrares o ângulo, foco, e ação correta para poderes tirar a melhor fotografia possível, sendo que irás receber mais recompensas por teres todas as condições perfeitas para a fotografia. As fotografias são bastante engraçadas, onde conseguimos observar várias vezes as várias caretas de Anya, bem como interações únicas entre a família. À medida que vais tirando fotografias nos outings, tanto normais como com os objetos especiais que compraste, irás desbloquear outings adicionais, sendo este o objetivo principal do jogo.
Apesar da repetitividade e da simplicidade, penso que o fator de relaxamento e calma que SPYxANYA proporciona é sem dúvida o ponto mais forte. Penso que não é um jogo feito para se jogar de uma só vez, ou para se jogar com o intuito de se ter uma aventura cheia de suspense e ação. Temos aqui um invulgar jogo de anime que encoraja uma mentalidade mais casual e relaxada, sendo algo raro no meio dos RPGs e Arena Fighters já comuns no género.
Uma sonoridade ambiental
Maior parte do jogo detém de composições bastante ambientais, com melodias de piano simples e um registo geralmente feliz. As várias introduções aos minijogos e algumas cutscenes detêm da sonoridade já comum das várias introduções da anime, com um registo mais aquém de um filme de espiões, utilizando os sopros fortes presentes, como os ritmos cheios de suspense já comuns da sonoridade. Apesar da simplicidade, penso que a música é bastante fiel à propriedade, sendo praticamente uma extensão do que já se ouvia na anime.
Um especial agradecimento à editora por nos ter fornecido uma chave do jogo para análise.