Receber o reconhecimento de algo que te inspira é um dos melhores elogios que podes receber. Penso que, para a maioria das pessoas, Stellar Blade é um jogo, obviamente, inspirado por NieR:Automata, utilizando o seu conceito semelhante de um mundo pós-apocalíptico industrial, com a humanidade em risco.
Hoje trago-vos uma dessas formas de reconhecimento, com uma DLC que traz-nos um bocadinho de NieR:Automata para Stellar Blade, num evento de crossover que junta as duas propriedades. Esta DLC veio acompanhada com uma atualização que também traz consigo uma série de adições interessantes, pelo que irei também mencionar a mesma.
Começando pelo conteúdo relativo ao NieR:Automata, temos aqui uma pequena atividade que temos de realizar para poder desbloquear os cosméticos do mesmo. Nos mapas mais abertos do jogo, irás encontrar o Emil com a sua música a passear de um lado para o outro bastante eufórico. Para poderes ter uma oportunidade de falar com ele, terás de o atacar para o fazer parar no lugar. O Emil irá pedir-te para colecionar uma série de Stellar Tears espalhadas pelos vários mapas do jogo, com apenas umas fotografias como pistas.
Estas Stellar Tears serão depois utilizadas para poderes adquirir os cosméticos relativos ao NieR:Automata, que são vendidos pelo Emil. Estes cosméticos incluem mais de uma dezena de itens, desde roupas para a Eve, o Adam e a Lily e uma nova aparência para o teu drone. Estes cosméticos têm as seleções óbvias como uma roupa e cabelos da 2B e da A2, como alguns cosméticos únicos inspirados na propriedade.
Os níveis de detalhe e atenção dados a estes cosméticos são exímios. A equipa tratou esta colaboração como o maior tesouro que já receberam e não abdicaram de qualquer detalhe. Ambas as roupas da 2B e da A2 são, praticamente, uma cópia da fonte, obviamente aproveitando a qualidade da tecnologia superior que é apresentada no modelo de Eve comparando aos modelos das personagens do NieR:Automata. Os fatos encaixam na perfeição na personagem principal do jogo, sendo algo que até não parece pertencer a outra propriedade, apesar de se tratarem de propriedades diferentes.
Relativamente aos fatos originais inspirados na propriedade, temos aqui uma espécie de Kimono bastante curto, com umas mangas separadas e bastante largas, dando uma fluidez interessante aos movimentos da personagem. Esta roupa apresenta as pernas da Eve maioritariamente expostas, com uma meias altas, sendo algo bastante dentro do estilo mais comum relativo ao jogo em si. Esta roupa é complementada com o cabelo da 2B juntamente com uma máscara de raposa japonesa apoiada na lateral, dando um aspeto bastante nipônico a este conjunto.
Temos, também, um segundo conjunto mais arrojado, focando-se numa vestimenta um pouco transparente, deixando expostas várias partes do corpo de Eve, focando-se um pouco mais na sensualidade da personagem. Apesar de ser um conjunto onde não temos aqui muita roupa para descrever, a equipa acrescentou alguns pequenos detalhes que dão um bocado mais de interesse visual, como uma flor na cintura da personagem, uns lacinhos em várias localizações da roupa, uma gravata e uma espécie de gola formal. Estas adições acrescentam alguma classe ao conjunto, fazendo com que seja mais do que apenas uma roupa focada na sensualidade de Eve.
Ao utilizares as roupas da DLC, irás ser acompanhado com alguns temas do NieR:Automata a substituírem os temas de ambiente do jogo. Isto apanhou-me completamente de surpresa, e penso que é algo que irá agradar bastante os fãs. Também podes colocar estes temas a reproduzirem nos vários campos do jogo, fazendo com que cada descanso seja acompanhado pelas pérolas auditivas que são as composições de NieR:Automata.
Esta DLC, ao contrário das várias atualizações que o jogo teve, é paga. Apesar de não ser um preço muito alto, gostaria que tivesse um pouco mais, principalmente relativo a missões ou atividades que possas fazer. O ato de colecionar as Stellar Tears é algo bastante simples e rápido, fazendo com que não seja algo muito envolvente para esta colaboração. Penso que, possivelmente, uma missão exclusiva com, talvez, um boss novo interessante justificaria muito mais a venda desta DLC.
De qualquer forma, como um fã de ambas as propriedades, não me senti desapontado de todo com esta DLC. A junção de estas duas propriedades é algo que faz todo o sentido, e esta DLC quase se apresenta como uma espécie de crossover natural, que nos traz uma amostra de respeito e admiração óbvia que a equipa da Shift Up tem por NieR:Automata.
Relativamente à atualização mais recente, temos, finalmente, o tão aguardado modo de fotografia, com centenas de opções que não irei numerar para não encher este artigo ainda mais. Temos, também, uma série de roupas novas adicionais, não relativas à colaboração com NieR:Automata. Esta atualização é gratuita e foi lançada juntamente com a DLC, demonstrando que a equipa da Shift Up continua focada em demonstrar o agradecimento pelo sucesso do jogo.