Em véspera de lançamento de Stray, o orgulhoso produtor do jogo Swann Martin-Raget divulgou as inspirações reais dos gatinhos que fizeram este título acontecer.

Stray, rafeiro ou vadio, como usamos no bom Português de Portugal, é literalmente o modo de vida do nosso protagonista felino; um gatinho de rua sem nome ou ligações de afeto humano. Dito isto, existe uma inspiração bastante fiel no que toca essencialmente ao visual do nosso pequeno herói felino, e este é: Murtaugh!

Stray-Gato1  

Murtaugh, também ocasionalmente chamado “The Boss”, foi a grande inspiração física do protagonista do título distribuido pela Annapurna. Este gatinho, foi encontrado nas ruas de Montpellier em França, debaixo de um carro. Não só a sua vida melhorou imenso após o resgate das ruas, como tem sido um grande suporte no apoio e moral de toda a equipa durante o desenvolvimento.

A equipa nunca procurou uma representação extremamente precisa, já que não encaixaria no modelo de jogo procurado. O objectivo sempre passou ter uma personagem crível, especialmente para os donos de gatos habituados aos comportamentos e hábitos dos seus amiguitos de 4 patas.

Assim que a equipa conseguiu um bom visual para o personagem, seguiram-se as animações, com o famosíssimo actor do estúdio: Oscar!

Stray-Gato2  

Oscar é um Sphynx, uma raça originária do Canadá; muito característica devido à sua falta de pêlo. Oscar é um gato muito activo que acompanha os trabalhadores do estúdio quase todos os dias, e foi sempre um amiguinho muito prestativo quando Miko (animador da equipa) necessitava dos seus serviços.

Lê mais:  Solar Ash | Análise

Miko e Rémi (programador da equipa), trabalharam incontáveis horas juntos apenas nos movimentos básicos do nosso personagem principal, detalhe a detalhe, aprimorando cada pequeno salto e transição para encontrar o ponto ideal perfeito entre animações de extrema qualidade de aparência e jogabilidade divertida e responsiva. Ter gatos reais a trabalhar e a conviver diariamente durante todo o desenvolvimento foi, obviamente, extremamente útil.

Por fim, mas não menos importante, a equipa despede-se com a apresentação do gato comandante e director do estúdio: Jun!

Stray-Gato3  

Jun é outro felino muito importante para a equipa. Sendo o chefe-executivo, presidente-geral comandante e diretor do estúdio, este é o grande responsável por monitorar os esforços da equipa todos os dias e garantir que todos estiveram a trabalhar no ritmo certo e com o melhor empenho possível.


Murtaugh, Oscar, Jun e toda a equipa da BlueTwelve Studio estão super orgulhosos de poder mostrar todo o seu trabalho e paixão, e ver ser reproduzido a partir de amanhã (19) para PC e PS5/PS4.

Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.