A terceira entrada de Mario Party na Nintendo Switch chegou, finalmente, às nossas mãos. E as expectativas são bem altas! Pelos trailers revelados ao longo deste ano, é possível perceber que Super Mario Party Jamboree quer alcançar o pináculo da diversão dos party games, neste universo de Mario e companhia. Mas será que, no momento da verdade, conseguiu entregar o pacote de diversão completo, ou será que ainda há elementos em falta? Então, continua a tua leitura na minha análise a Super Mario Party Jamboree!
Uma formula tradicional com mais novidades
Se ainda não sabes o conceito de Mario Party, eu passo a explicar-te muito rapidamente: o objetivo do jogo é andares pelo tabuleiro de jogo e arrecadar o maior número de estrelas e moedas, enquanto participas, também, em vários minijogos e tentas estragar o jogo aos outros jogadores adversários. No final de todas as rondas, o jogadores com maior número de estrelas é o vencedor! Em caso de empate, o que possuir mais moedas será o vitorioso da partida.
Algo simples, mas muito divertido, este conceito já segue o seu rumo há muitos anos. E a Nintendo tem vindo a aperfeiçoá-lo, pouco a pouco, desde então para continuar a proporcionar momentos de diversão e competitividade amigável entre todos.
As partidas podem ser disfrutadas a 4 pessoas na mesma consola, ou online, agora com um leque de 22 personagens e ainda um total de 7 tabuleiros, sendo que 5 destes são totalmente novos na franquia. Em cada um destes tabuleiros tens uma mecânica própria, que dinamiza as sessões de jogo, como vários elementos a serem acrescentados.
Caminhos a mudarem e a ficarem bloqueados, casas de tabuleiro a concedem (ou tirarem) moedas extra a cada passagem, são algumas das variáveis que fazem distinguir uns dos outros, não se revelando apenas algo estético, mas sim, uma nova experiência de jogo.
Para popular a diversão, podes contar com 110 mini jogos, um número recorde que ultrapassa qualquer outro jogo Mario Party alguma vez lançado. Ainda que muitos dos minijogos já sejam repetidos de outros jogos da franquia, estes continuam a ter o selo de diversão que sempre tiveram. Alguns deles requerem que seja utilizado o Joy-Con para utilização do sensor de movimentos; porém, se não estás numa de mexer-te do sofá, podes sempre desativar esse tipo de mini-jogos antes de começares uma nova partida.
A outra boa notícia é que ainda continuamos a ter as devidas explicações e oportunidade de praticar os mini-jogos antes de realmente começarmos a disputa, algo verdadeiramente útil para os pequenotes e leigos em videojogos que não estão ambientados a este tipo de experiências.
Super Mario Party Jamboree acrescenta algo que verdadeiramente apimenta as partidas: as Duplas Jamboree. Estes parceiros podem surgir no tabuleiro num espaço aleatório e, uma vez que um jogador passe por este, um duelo entre todos os jogadores decorre para decidir quem fica com ele.
Este duelo é um minijogo exclusivo e mais longo, que varia consoante a personagem (Mario, Luigi, Rosalina, Waluigi, etc.). Se o conseguires, por 3 turnos terás um bónus específico desse parceiro e ainda recebes tudo a dobrar. Uma estrela? Por que não duas!? Comprar um item na loja? Talvez dois se a carteira o permitir. Porém, existe um grande senão: se calhares numa casa de azar, terás o dobro do azar!
No fundo, o jogo pode virar de uma maneira inesperada assim que alguém conseguir aproveitar ao máximo os benefícios da Dupla Jamboree.
Para além do modo clássico, é possível participar no modo Pro. Este é para aqueles que querem um jogo mais competitivo sem recorrer tanto ao fator da sorte. Aqui o que vale é a tua estratégia e desempenho nos minijogos. Não há aqueles momentos de achares uma estrela só porque o jogo teve pena de ti, ou roubares moedas e estrelas só porque sim.
Tendo em conta isto, pessoalmente, preferi ainda assim o modo clássico, onde a sorte aleatória sacava uma cara de espanto a cada um de nós.
Super Mario Party Jamboree ainda tem um modo de um jogador chamado de Jornada das Tarefas. Neste modo, podes aventurar-te nos vários tabuleiros de jogo e concretizar várias tarefas para conquistares mini estrelas. No final de cada tabuleiro, com estrelas suficientes, somos confrontados com um Boss, que nos desafiará com um minijogo. Assim que o desafio do Boss seja superado, passamos para o próximo tabuleiro. No fundo, serve como uma forma de sair da rotina das partidas multijogador e dar um “passeio” pelos tabuleiros.
Ao jogares, vais recebendo créditos que te permitem adquirir tanto reações, que são usadas durante as partidas de tabuleiro, como também figuras e temas de cartões que servem para criar cartões personalizados. Com muita sinceridade, este último não me inspira em nada, sendo que é preferível obter as novas reações, já que torna a tua comunicação via online um pouco mais personalizada.
Mais para além dos tabuleiros de jogo
Caso sejas uma pessoa que só procura desafios, podes jogar diretamente todos os mini-jogos que já jogaste, sem teres que realizar as partidas de tabuleiro. Esta é uma boa opção quando não temos muito tempo disponível e queremos rodar a diversão entre os amigos e familiares com mais frequência.
Se pensas que Jamboree fica só por aqui, então, estás enganado! Tens ainda uma secção dedicada a outros pequenos jogos. Por exemplo, jogos que utilizam os movimentos do Joy Con, como cortar vegetais e fazer um prato delicioso ou então voar pelos céus, caçando “joaninhas” enquanto batem as asas como um pássaro, ou testarem as capacidade de coordenação com plataformas e berlindes na fábrica de Toad. Ainda que curtos e de alguma forma repetitivos, estes não deixam de ser engraçados nos primeiros momentos. Após isso, não acredito que voltes a tocar nestes modos tão cedo.
Para terminar, temos os últimos dois modos, Bowserathlon e a Brigada anti-Bowser. No primeiro, poderás competir com outros 20 jogadores numa maratona para ver quem chega primeiro à meta final. Tudo isto acontece em tempo real, onde participas em mini-jogos para ganhares moedas. Estes jogos provêm de uma pequena seleção de 9, onde 3 são escolhidos previamente (seja aleatoriamente ou por ti próprio). O objectivo de cada é simples: colher moedas para poderes andar. Como já referi, isto é tudo em tempo real, então, cada moeda colhida é um passo que dás; perdes moedas e andas para trás. No final dos 3 mini-jogos, Bowser apresenta um desafio bem complicado, em que só um poderá ser vencedor; todos os restantes recuam casas consoante a sua posição naquele desafio.
Já na Brigada anti-Bowser, vais poder juntar-te a outros 8 jogadores para enfrentar Bowser. O objectivo é partir caixas com bombas e colocá-las num canhão para as arremessar a Bowser. Contudo, Bowser não fica parado: este e os seus capangas vão fazer de tudo para impedir-vos de alcançar os vossos objetivos! Investidas, bafos de fogo e poças de lava são alguns dos imprevistos que se colocam à frente de ti e dos teus parceiros, empatando tempo de jogo.
No final de cada ronda, têm que jogar um mini-jogo onde todos têm que ser bem sucedidos, dando itens e ferramentas que vos vão ajudar na próxima ronda. O tipo de item escolhido é à base da votação entre todos, então, não consegues ser egoísta aqui. Este é um dos modos que mais gostei de jogar em Super Mario Party Jamboree, sem qualquer dúvida!
Contudo, estes dois modos têm um grande inconveniente: só uma pessoa pode jogar por consola. Não há modo cooperativo na mesma consola, o que me desilude profundamente, pois estes dois jogos são incríveis para se jogar com 4 pessoas. Infelizmente, não creio que a Nintendo tenha intenções de mudar a sua decisão quanto a isto. Nem tudo é um mar de rosas, não é verdade?
Um jogo com boa apresentação
Super Mario Party Jamboree está muito bem desenhado. Este apresenta gráficos bem coloridos e extremamente polidos. Algo que já era de se esperar de um IP tão bem conhecido do universo Mario. Em termos da sua performance, o jogo corre como manteiga, fluído do início ao fim, deixando-me ainda questionar como é que consegue otimizar tão bem o jogo para uma consola com tantos anos de idade.
Já no que toca à sua banda sonora, temos aqui uma seleção catita de bons áudios, de natureza mais alegre e tranquila. Não são todas as que merecem a medalha do ano, mas não incomodam nem fazem o jogo sentir-se medíocre.