Recentemente a Brook, famosa empresa produtora de adaptadores e placas de comandos para videojogos, enviou-me uma cópia para análise do seu produto Game Controller Super Converter PS3/4 para Switch, que permite usar comandos de PS3 e PS4 na Nintendo Switch! Vamos testar, então?

Uma excelente escolha

Já sou dono de uma Nintendo Switch há 2 anos e meio, e vou ser sincero: nunca senti a necessidade de comprar um Pro Controller. Parte disso deve-se ao facto de que acho os Joy-Cons confortáveis se usados juntos com o Joy-Con Grip, e ao preço do Pro Controller, mas o motivo principal é mesmo por eu detestar este último. Das poucas vezes em que o usei em eventos, sempre achei o D-Pad péssimo de se usar, e não existe nada nele que me justifique usá-lo; nada que fosse mais confortável ou fácil do que os comandos que já vem com a consola.

Em contrapartida, o DualShock 4 é o meu comando favorito de todos os tempos. A certa altura, testei o mesmo em 2014 quatro meses depois da PS4 sair e no dia seguinte adquiri um para usar na minha PS3 (pois nunca tive a intenção de comprar uma PS4, já que quando migrei de gerações, migrei para o PC) – só para verem o quanto eu gostei dele. Por conta disso, acho excelente ter a possibilidade de usar o meu comando favorito com a minha consola favorita desta geração.

Não apenas o DualShock 4, no entanto. O adaptador também me permite usar na Switch o meu comando de arcade de PS3 da MadCatz, um parceiro meu de jogos de luta que já está firme e forte comigo desde a EVO 2012 há 8 anos atrás! Com a chegada de Samurai Shodown para a consola, é então para mim essencial ter a possibilidade de usá-lo.

Brook

O adaptador também te permite economizar e muito, visto que ele é muito mais barato, tanto do que um Pro Controller como um Arcade Stick para a Nintendo Switch.

Lag-Free e Plug-And-Play

Os adaptadores da Brook são feitos com o objectivo de trazer a melhor experiência de gameplay possível, sendo, inclusive, a marca de escolha da maior parte dos fãs de jogos de luta. Os seus adaptadores são completamente livres de lag (ou seja, terão o mesmo tempo de resposta que um comando qualquer normal de Switch teria) e são Plug-And-Play, pelo que basta actualizar o Firmware pelo website da Brook, activar o modo “Wired Pro Controller” nas opções da Switch, conectar o adaptador e o comando, e já estará pronto a usar!

Após conectares pela primeira vez com o cabo, podes tirar o cabo e manter apenas o adaptador conectado na Switch e usar o comando sem fio. Entretanto, a Switch ainda vai acreditar que estás a usar uma conexão wired. Por isso, os indicadores de bateria no ecrã estarão sempre no 100%, e caso tua bateria acabe, a Switch não irá detectar, e não irá pausar o jogo. Portanto, toma cuidado.

A minha recomendação, caso acabes com a bateria a meio do jogo, é desligar e ligar novamente o adaptador, pois assim a Switch irá reconhecer que um comando foi removido e vai pausar. Só depois disso deves colocar de novo o cabo.

Mas como é que o adaptador se comporta no gameplay?

Se usares um DualShock 4, todas as funções disponíveis para um Pro Controller no modo Wired estarão disponíveis: Rumble, Motion Controls, Share button (pressiona o touchpad no centro), home button, etc.

É uma experiência completa, sem limitações, e joguei títulos como Neko Navy, Mario Kart 8, Gensou Skydrift e Hyrule Warriors Legends sem nenhum tipo de problema.

Brook

Se usares um arcade stick, todas as funções que se espera do mesmo estão também disponíveis, incluindo o home button. Testei com os títulos da ACA Neo Geo (Garou, Samurai Shodown 2).

Não consegui testar com DualShock 3 por já não utilizar, mas segundo o developer, certas funções (como Motion Controls) não estão disponíveis neste.

Conclusão da Análise
Recomenda-se!
9.5
Brasileiro morando em Portugal, competidor de jogos de luta que viaja pela Europa para competir, e também programador e tradutor de jogos. Nas horas vagas, tenho como objetivo promover para mais pessoas esse universo que gosto tanto dos videos games e em especial dos jogos de luta.

1 Comentário

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.