A Wonderswan foi uma linha de consolas de 16-bit portáteis da Bandai, criada por Gunpei Yokoi, o pai do Game Boy. Estas estiveram disponíveis exclusivamente no mercado Japonês desde 1999 até 2003, alguns anos apôs a sua morte. Uma das suas maiores características é que devido à disposição dos seus botões, a consola pode ser usada tanto na vertical como na horizontal. Esta disposição vertical era usada principalmente em shooters ou jogos de puzzle com raízes nas arcadas.

A Nintendo Switch, apesar de incluir várias maneiras diferentes para jogar os videojogos, não foi feita a pensar nessa mesma vertente. E é aqui que entra o Flip Grip, um acessório para a consola híbrida da Nintendo, que permite jogar em modo portátil e de moldura muito facilmente na vertical. Mas a sua existência é justificável? E tem sequer alguma utilidade? É isso que vamos ver!

O acessório é prendido na lateral esquerda da consola, com duas ranhuras no topo e em baixo para colocar os Joycons. Componentes mais importantes como a entrada dos cartuchos e dos headphones ficam acessíveis, mas outros como o botão de volume ou de desligar são cobertos, infelizmente. No entanto, podemos regular o som e ligar a consola (se esta não tiver totalmente desligada) carregando no botão home e utilizar o ecrã táctil para interagir com a interface. Alias, o touchscreen é mesmo uma mais valia para navegar no sistema operativo da Nintendo nesta perspectiva.

Lê mais:  Jogos PT | Já podes experimentar jogar Maia: Unhappily Ever After!

A caixa que envolve a consola, tem aberturas atrás para ajudar na circulação do ar, sendo que a peça que prende a consola é de borracha e nas suas costas tem pedaços de feltro para assegurar que a mesma não é riscada ou estragada.

Convém teres A bateria carregada, Pois Não  podes carregar a Nintendo Switch com isto posto.

Em termos funcionais foi praticamente tudo bem pensado, mas a utilidade de um acessório é medida pelos seus videojogos, não é verdade? Como podes imaginar a lista de videojogos que se aproveitam deste acessório (ou vice-versa, dependendo do que veio primeiro jogo a jogo) é realmente muito curta. Se tivermos a falar de jogos que se podem dizer 100% adequados ao Flip Grip, essa lista é ainda mais pequena. No desenvolvimento desta análise foram usados 3 jogos para testar o acessório: Ikaruga, Pinbal FX 3 e Gain Ground.

O fantástico jogo de arcada da Tresure, Ikaruga, assentou que nem uma luva ao acessório. Depois de pré-configurado o software, o jogo começou logo na vertical, cumprimentando o jogador com um belíssimo title screen. Mantendo a proporção da sua versão original, esta nova orientação dá uma melhor visibilidade ao jogo, e ainda resta espaço para por elementos do HUD se assim o desejares.

Flip Grip

Lê mais:  Indie World De Outono| As Novidades Reveladas

Em Pinbal FX 3 rapidamente metemos o jogo e os seus menus na perspectiva correcta com um toque no ecrã. Esta é mesmo a melhor maneira para jogar pinball, com a mesa sempre à vista e com a câmara numa perspectiva decente para este tipo de jogo. O facto de aproveitar a resolução do ecrã por completo é um bónus bem agradável.

Em Gain Ground podemos ver logo que tipo de problemas é que um utilizador do Flip Grip vai ter que enfrentar… O jogo corre lindamente na vertical…. Menos os menus que estão apenas na horizontal. Como podes imaginar, navegar pelos menus com os botões é uma dor de cabeça e pior de tudo, não é possível usar o ecrã táctil para esse efeito.

Mas há casos bem piores, Mudd Blocks por exemplo suporta um modo vertical para do lado oposto da consola, que faz com que o jogo seja incompatível com o Flip Grip de forma completamente desnecessária…

Se ficaste interessado em arranjar um destes para as tuas sessões de jogo, o Flip Grip está disponível para compra na Fangamer.

Conclusão da Análise
Alarga as tuas perspectivas
8.1
Sou um mago vermelho da cromice, sou fanático de todos os média mas mestre em nenhum. No entanto os meus pontos estão alocados principalmente para os videojogos. Ao contrário do que é esperado da minha laia, eu adoro o ar livre, principalmente do campo. Adoro esticar as minhas pernas e apanhar muito sol... Será que algum dia vou conseguir a minha promoção para feiticeiro vermelho?

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.