A Microsoft anunciou a chegada do HoloLens ao mercado português. Apresentada em 2019 no âmbito do Mobile World Congress (MWC), a nova versão HoloLens 2 tem despertado bastante interesse em todos os setores de atividades, desde a saúde, a unidades fabris ou manutenção remota. O novo equipamento oferece uma experiência de realidade virtual imersiva e confortável, que beneficia da fiabilidade, segurança e escalabilidade dos serviços cloud e de inteligência artificial da Microsoft.

O dispositivo dá acesso a aplicações e soluções que permitem aos utilizadores aprender, comunicar e colaborar de forma mais efetiva, e é resultado de um conjunto de avanços da Microsoft no desenvolvimento de hardware, inteligência artificial e realidade aumentada. Além de uma melhor experiência, o dispositivo oferece mais soluções do que a versão anterior, nomeadamente a possibilidade de utilizar serviços Azure, Dynamics 365 e Power Apps, o que faz dele o equipamento periférico mais inteligente do mercado.

A qualidade da experiência traduz-se na visualização de hologramas mais realistas e vibrantes, graças à duplicação do campo de visão do dispositivo, que mantém a densidade gráfica de referência de 47 pixels por grau de visão, o que reduz o cansaço ocular. Além disso, o equipamento melhora substancialmente a interação com hologramas, tanto em termos de contacto visual como em termos de manipulação, aproximando ainda mais a experiência do mundo real.

HoloLens 2 Microsoft Portugal

HoloLens no setor da Saúde

Em Portugal, o HoloLens já está a ser utilizado de forma inovadora na saúde, onde a Fundação Champalimaud foi pioneira a nível mundial na utilização do dispositivo na cirurgia a pacientes com cancro da mama.

“A qualidade de vida das nossas pacientes é para nós fundamental e foi nesse sentido que começámos a trabalhar para aperfeiçoar os métodos e as técnicas usadas nos nossos tratamentos. Inovámos e desenvolvemos um método digital e não invasivo com recurso à Realidade Aumentada e às HoloLens para permitir que o cirurgião possa ver e localizar o tumor dentro do corpo da doente durante a cirurgia. Este método 100% digital e não invasivo pode num futuro breve substituir todas as técnicas invasivas usadas hoje em dia na localização dos tumores da mama, proporcionando maior conforto às mulheres”, refere o Dr. Pedro Gouveia, Investigador e Cirurgião da Mama na Fundação Champalimaud.

O dispositivo foi construído à base de fibra de carbono com um design ergonómico, tem um centro de gravidade mais equilibrado e permite ao utilizador deslizar os óculos sobre a estrutura de suporte, o que lhe confere mais conforto e flexibilidade de uso, permitindo aos utilizadores mudar rapidamente entre tarefas com e sem suporte virtual, sem tirarem o equipamento.

Lê mais:  Low-Fi | Novo Jogo VR ao Estilo Cyberpunk Chegará à PlayStation 5 em 2021!

HoloLens 2 Microsoft Portugal

Além disso, o recurso a aplicações de realidade aumentada como a Dynamics 365 Remote Assist, a Dynamics 365 Layout e a nova Dynamics Guides applications, juntamente com o acesso a um ecossistema de parceiros que desenvolvem soluções para o dispositivo, permitem-te utilizar o equipamento em diferentes contextos e atividades.

O HoloLens 2 está agora disponível na loja da Microsoft para compra em alguns países da Europa, incluindo Portugal, com um PVP de 3 899€.

Deixa uma resposta

Por favor deixa aqui o teu comentário
Por favor deixa aqui o teu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.