A Fortis abriu o seu escritório em Portugal ontem, dia 20 de julho, que funcionará como um centro internacional para reunir as equipas de diferentes países. A Fortis opera com um modelo de trabalho remoto e descentralizado, pelo que esta nova localização permite que os seus colaboradores, tanto em Portugal como noutros países, se reúnam para eventos e reuniões, para além de lhes oferecer um espaço de trabalho. Com vários jogos em desenvolvimento, a Fortis Games tem atualmente mais de 250 pessoas em todo o mundo e continua a contratar.

Durante o evento de inauguração do escritório da Fortis, a Câmara Municipal de Lisboa, a Unicorn Factory Lisboa, e a Fortis formalizaram a colaboração para a criação do futuro Hub de Gaming na cidade. O evento contou com a presença de Steven Chiang e Shawn Foust, cofundadores da Fortis e colaboradores da Fortis, assim como Diogo Moura, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, e Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa.

“Temos investido em Portugal desde a nossa aquisição da Doppio Games” referiu Steve Chiang, presidente e fundador da Fortis, “Portugal tem um talento incrível na área dos jogos e estamos muito entusiasmados por abrir este escritório e continuar o nosso crescimento em Portugal. A equipa criou um escritório topo de gama, cuidadosamente concebido para o trabalho individual e colaborativo. Esperamos poder partilhar mais sobre o portfólio de jogos que temos em desenvolvimento em breve.”

O Hub de Gaming será o primeiro hub de inovação com foco em verticais de elevado crescimento da Unicorn Factory Lisboa a abrir portas, ainda com data a anunciar, e terá como objetivo ser um centro inovador e criativo para desenvolver a indústria de videojogos em Portugal, que vai valer mais de 450 mil milhões de euros a nível global em 2030, duplicando o seu valor, de acordo com dados da GlobalData. O Hub de Gaming fará parte integrante da rede de hubs de inovação da cidade, que terá o Hub Criativo do Beato como o epicentro. 

O futuro Hub de Gaming, que integra o escritório da Fortis, será localizado no edifício Maleo Saldanha na Avenida da República em Lisboa, um dos espaços da Maleo, empresa de gestão de espaços de trabalho que conta como clientes empresas como a scaleup portuguesa Unbabel, a norte americana Tripadvisor e o “unicórnio” turco Getir, entre outros.

O Hub de Gaming apoiará startups a desenvolverem-se e fomentará sinergias entre todos os intervenientes, incluindo estúdios, investidores e outras empresas do setor. A colaboração da Fortis ajudará a criar uma indústria e uma comunidade de gaming mais fortes.

“A nossa ambição com o futuro Hub de Gaming é fortalecer o setor de gaming em Portugal, que terá como missão promover o surgimento de novas startups neste vertical e apoiá-las no seu crescimento. Lisboa tem potencial para desenvolver uma comunidade forte que gera inovação, atraindo os principais atores do setor, e ganhar escala a nível internacional”, explica Gil Azevedo.

A Unicorn Factory Lisboa é uma plataforma de programas e hubs que tem como objetivo apoiar startups e scaleups a crescerem à escala global e, eventualmente, a tornarem-se “unicórnios”. A estratégia para os hubs é continuar a desenvolver o Hub Criativo do Beato como o principal centro de empreendedorismo e inovação em Lisboa, complementado com hubs temáticos dedicados a verticais de elevado crescimento, para criar uma rede de hubs na cidade que possa atrair empreendedores nacionais e internacionais e promover inovação, posicionando Lisboa como uma cidade de inovação internacional.

Matilde Silva
Gosto de caminhadas na ténue linha entre a análise e a opinião