Vou já admitir aqui: jogos de simulação nunca foram o meu forte. Muitas vezes desistia deles logo nas primeiras horas de jogo, devido à introdução de dezenas e dezenas de novas mecânicas que não faziam nada, senão complicar a minha experiência com o jogo. Acredito que essa tenha sido uma das razões porque nunca pus as mãos no famoso Two Point Hospital, um jogo de simulação de construção e gestão de um hospital. Porém, quando tive a oportunidade de escrever uma análise sobre o recém-lançado Two Point Campus, o segundo jogo da desenvolvedora indie Two Point Studios, que nos trouxe também o jogo referido anteriormente, não pude recusar, apesar da minha “aversão” a este tipo de jogos.

Após umas quantas horas de jogo, devo dizer que não estou nem um bocadinho arrependido de ter despendido tanto tempo a jogar Two Point Campus, porque este jogo, além de ser completamente diferente de outros jogos de simulação no mercado, é muito diferente do que esperava. Apesar do aspeto simples que o jogo apresenta no seu estilo artístico, esperava mais tarde, de qualquer forma, a introdução das tais complicadas mecânicas que tanto me faziam confusão.
Felizmente, isso acabou por não acontecer, e até a própria gestão dos campus de universidades, que é o principal objetivo do jogo, era constituída por elementos simples e fáceis de aprender, e também dominar.
Com isto, quero já referir que este jogo é perfeito para quem nunca entrou em jogos deste género, ou mesmo para quem não tem muita experiência com os mesmos. De qualquer forma, apesar de ser um jogo um quanto simples, não vou descartar a possibilidade de jogadores mais experientes em jogos de simulação ou gestão não se apaixonarem completamente por Two Point Campus, já que apresenta bastante conteúdo criativo para testar, e o próprio jogo apresenta um charme difícil de resistir, devido ao estilo artístico escolhido pelos desenvolvedores e ao humor que, apesar de bastante “seco”, no final de contas é extremamente engraçado (e diria até refrescante) nas situações certas.

Quando referi antes que o jogo apresentava bastante conteúdo muito criativo, não estava a mentir. Nas primeiras horas de jogo, Two Point Campus pode até parecer escasso no que toca a elementos jogáveis disponíveis, havendo apenas uma universidade com dois cursos para escolher, Cientografia e Normalidade Virtual (o que quer que essas coisas sejam), e um pouco mais tarde ficando outra universidade disponível para gerir, esta baseada em gastronomia e culinária.
Mas não se iludam, já que estes são apenas os níveis de tutorial, o que me surpreendeu imenso, devido à liberdade de customização que estes níveis já apresentavam. Além destes, ficarão ainda mais 10 níveis disponíveis, todos com os seus cursos e objetos customizáveis diferentes, o que faz com que Two Point Campus tenha uma infinidade de conteúdo disponível, que proporciona ao jogador inúmeras horas de diversão.
Este conteúdo está dividido entre customização e opções de gestão das universidades, apesar de estes se complementarem. Dentro de cada uma destas opções encontram-se diversas categorias, enquanto que cada uma destas alberga uma infinidade de diferentes elementos, cada um destes também tem diferentes funcionalidades e objetivos, sendo que o principal é a felicidade dos alunos nos campus, influenciada pelas tuas diferentes escolhas.

Enquanto que este objetivo é medido por uma barra que marca a percentagem de felicidade dos alunos, Two Point Campus insiste que o jogador faça escolhas muito deliberadas, baseadas na felicidade de cada aluno e elemento do staff, tanto professores e assistentes como zeladores. Por outro lado, as estatísticas de cada um destes membros influencia também a felicidade dos alunos: por exemplo, se um zelador apresentar uma má higiene corporal, a percentagem de satisfação poderá diminuir, já se o jogador contratar um professor carismático que influencie os alunos de forma a aumentar-lhes a produtividade, as notas dos estudantes aumentarão, consequentemente.
Porém, algo que notei ao longo do tempo, é que estas estatísticas são praticamente insignificantes na verdade. Algo que notei é que podia ter os piores funcionários possíveis nas escolas, mas desde que tivesse suficientes elementos, a felicidade e satisfação dos alunos seria maioritariamente baseada nas instalações das próprias universidades, em quantas salas de aula e auditórios haviam, a presença de casas de banho nos campus, e principalmente, dormitórios e salas de descanso, que são possivelmente os elementos mais importantes presentes em Two Point Campus.

De resto, não é necessário atender a todos estes requerimentos para ter uma universidade de sucesso, o que é pena, visto que a maior parte das estatísticas e mecânicas são baseadas neste único elemento de jogo, que está certamente em falta. Algo que está, na minha opinião, também em falta é a opção de adicionar mais cursos no início do jogo. Algo que me desiludiu foi cada universidade só apresentar à volta de dois cursos, não podendo gerir uma universidade com mais opções disponíveis do que as poucas que cada uma tem, sem ser no modo sandbox.
Por outro lado, algo que me satisfez bastante foi a adição de customização de não só os interiores, mas também os exteriores, o que não estavam presente em Two Point Hospital. Apesar da pouca opção de cursos que cada universidade apresenta, de que falei acima, alguns deles são bastante criativos, como poderes criar uma escola de magia ao estilo de Hogwarts, com aulas de feitiçaria e de artes negras que, principalmente no modo sandbox, são muito divertidos de gerir.

Para terminar, gostava de voltar ao ponto que referi na introdução, e novamente mostrar que mesmo quem não está realmente muito dentro deste tipo de jogos, tal como eu não estava, deve na mesma dar uma oportunidade a Two Point Campus. Não só pela imensa criatividade do jogo, nem pelo amor que os desenvolvedores meteram neste projeto, ao ouvir a comunidade e a realizar as mudanças “quality of life” baseado no feedback dado pelos jogadores, mas sim pela facilidade e simplicidade do jogo no geral, com mecânicas simples de aprender e de dominar, mas que não descartam a oportunidade de gerir as universidades com o mesmo nível de atenção que outros jogos de simulação mais complicados apresentam.
Two Point Campus já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
Agradecemos à Ecoplay por nos ter cedido uma chave para análise.