Hoje, em celebração do Dia da Lua e do Aniversário da Aterragem do Apollo 11, trago-te uma rápida análise da série Space Force da Netflix. Será que vale a pena?

A História

Space Force centra-se no dia-a-dia de um grupo de pessoas incumbidas de criar o sexto sector das Forças Armadas dos Estados Unidos: A Força Espacial. Mark Naird (Steve Carrell) é o primeiro general encarregue de todo o plano, cujo objectivo é colocar o homem de volta na Lua até 2024, por ordem do presidente.

A sua equipa é composta pelo Dr. Adrian Mallory (John Malkovich), o cientista principal, F. Tony Scarapiducci (Ben Schwartz), o director de redes sociais, a Capitã Angela Ali (Tawny Newsome), piloto, o Dr. Chang Kaifang (Jimmy O. Yang), assistente principal do Dr. Mallory, e o General Bradley Gregory (Don Lake), ajudante de Naird.

O Ambiente

Space Force Netflix

Space Force é incrivelmente ridículo do início ao fim. Parece que estamos a assistir a um desastre prestes a acontecer, e ninguém sabe muito bem como lidar com a situação. Desde superiores a roçar o incompetente, subplots inconcebíveis, a todo um ambiente geral de “o que raio se está a passar”, a série consegue realmente superar-se a cada episódio.

As personagens são extremamente caricatas e providenciam momentos de puro humor. A forma satírica como Space Force explora estereótipos torna-os parte da mobília, e normaliza conceitos que talvez não estivessem acessíveis ao público geral.

Lê mais:  Guia de Kdramas da Netflix | Romance

Existem também alguns enigmas que certamente tornarão a segunda temporada bastante apetecível.

A Representação

Space Force Netflix

Para aqueles que estão à espera de algo semelhante a outros filmes e séries de tema militar, podem ficar desapontados. É verdade que toda a história se prende com a jornada na qual as personagens embarcam para conseguir chegar até à Lua, e temos acesso aos protocolos e etapas necessários para cumprir esse objectivo. No entanto, raramente a série se torna séria o suficiente para ser imersiva desse ponto de vista.

Não só a maior parte dos adultos se comporta de forma totalmente irresponsável e pouco profissional, levando o espectador a perguntar-se “como é que aquela instituição ainda está de pé?” como também o guião nunca chegar a aprofundar o tema em si. Mas esse nunca foi o objectivo de Space Force em primeiro lugar.

Space Force

Space Force Netflix

Faz Lembrar: Outros títulos de Steve Carrell, mas com astronautas.

As Actuações: Entretêm, apesar de nem todas serem consistentes. Malkovich é suberbo como habitualmente mas Lisa Kudrow, em particular, parece um pouco fora do seu elemento ali. O facto de a maior parte do elenco ser composta por comediantes é um grande ponto a seu favor.

A Escrita: Tem momentos muito divertidos e relacionáveis, de quase fazer chorar a rir, mas tem outros demasiado cringe-worthy para poderem ser engraçados. No entanto, isso significa que agradará a uma maior audiência com gostos diferentes, e nunca se tornará aborrecido pela sua imprevisibilidade.

Lê mais:  Pokémon: The Arceus Chronicles | Nova animação prestes a estrear na Netflix

Aconselho a: Fãs deste estilo de comédia e que gostem de conhecer um pouco mais sobre a Força Espacial Americana (mas não esperem nada de espectacularmente profundo).

Lê outras análises Vale a Pena?


E tu, já viste Space Force? O que achaste?

CONCLUSÃO
Caricato
7.5
vale-a-pena-space-force-netflixSim, vale a pena para quem quiser uma série divertida e que goste do tema espacial, apesar de o guião não se focar demasiado nisso e ter muitas outras coisas a seu favor. O seu maior problema, a meu ver, prende-se com a inconsistência de episódio para episódio - a qualidade dos mesmos varia. No entanto, não deixa de ser uma óptima opção de binge-watch.