Back Then | Videojogo Português foi lançado mundialmente para PC

Todos nós vivemos com o medo de sermos devorados pelas sombras da demência. O derradeiro medo do esquecimento. O medo de esquecer o nosso passado e tudo o que nos trouxe até este momento.

Porque quem é que nos tornamos quando esquecemos quem somos?

A Octopus Embrace anuncia o lançamento do seu JogoPT altamente antecipado de foco na narrativa – Back Then. Esta viagem carregada de emoções foi lançada dia 8 de Dezembro de 2023 – trazendo aos jogadores uma experiência imersiva para o PC através das plataformas Steam, Epic Games e GOG.

Viaja pela mente de Thomas Eilian, um escritor idoso diagnosticado com a Doença de Alzheimer. O jogo centra-se à volta de investigação e puzzles, convidando os jogadores a desvendar os mistérios da vida de Thomas, bem como da sua família e das suas memórias. O jogador percorre Passado e Presente desbloqueando cenários, coleccionáveis e puzzles, enquanto estabelece uma experiência emocionalmente profunda e de reflexão.

Back Then é um jogo para quem esteja à procura de uma experiência inconvencional, com uma história profunda e que lhe dê novas perspectivas. O jogo foi desenvolvido para apelar a uma audiência mais geral, focando-se na atmosfera, banda sonora e narrativa com base em exploração para oferecer ao jogador uma história poética e emocional.

• Experiencia de narrativa profunda
• Investigação e puzzles
• Jogabilidade criativa e eventos relacionados com a Doença de Alzheimer
• Inspirado em eventos pessoais que envolveram familiares de membros da equipa

História e Conquistas do Back Then

Octopus Embrace é um estúdio de desenvolvimento de jogos, estabelecido em Lisboa, que se dedica à criação de videojogos que pretendem impactar o jogador com experiências de narrativa únicas e emocionais.

Começando em 2019 em uma Global Game Jam, a jornada de desenvolvimento do Back Then nasceu de pura paixão e inspiração. Baseada na experiência pessoal dos developers com familiares diagnosticados com a Doença de Alzheimer, a mesma moldou as suas vidas e inspirou-os a criar este jogo. É assim, a carta de amor que deixam aos familiares.

Ganharam o “Prémio da Escolha do Público” no IndieX 2019, em Janeiro de 2020 seguiu-se os prémios de Games 4 Good e Melhor Jogo no PlayStation Talents – uma cerimónia de prémios que visa ajudar pequenos criadores a desenvolver videojogos em Portugal e Espanha, promovida pela PlayStation.

Comentário do Desenvolvedor de 21 de Setembro – Dia Mundial do Alzheimer.

Depois de 4 anos de luta no desenvolvimento, passando pela perda de familiares, uma pandemia, e várias dificuldades no processo de produção do jogo, a equipa está finalmente feliz por estar a lançar este projeto que significa imenso para todos.

Esperamos que deem uma oportunidade a este projeto, e que tenha um impacto no conhecimento que existe sobre a Doença de Alzheimer. Um JogoPT dedicado a ti, aos teus entes queridos… E a tudo o que éramos, back then.

Sara Kohl
Na internet, ninguém sabe que és uma batata.