Já sou um jogador de WarioWare há uns bons anos. Lembro-me perfeitamente da minha primeira experiência com o meu primeiro jogo WarioWare: Touched lançado para a Nintendo DS. Foi de rir e chorar por mais! Uma verdadeira mistura de desafios parvos que davam uso a muitas das capacidades da consola portátil que ainda hoje é vista como um verdadeiro sucesso. Mas não quero divagar muito mais nas minhas nostalgias, vamos falar do novo jogo da franquia WarioWare que acaba de chegar à Nintendo Switch: WarioWare: Get it Together!

Desenvolvido em parceira entra a Nintendo e a Intelligent Systems, a história deste novo WarioWare leva-nos até Diamond City, lugar onde WarioWare Inc. se encontra instalado. Wario e companhia desenvolveram o primeiro protótipo da sua próxima consola de mini jogos. Contudo, ao ligá-la pela primeira vez, uma data de glitches surgem no ecrã, surgindo uma grande boca que suga não só Wario como também toda a equipa para dentro da consola, transforma-os em personagens do próprio jogo, qual estamos a jogar. Marado não é? Bem, cabe agora à equipa toda consertar a consola, destruindo todos os bugs e glitches, para conseguirem regressar ao mundo real.

Uma vasta gama de mini desafios

WarioWare: Get it Together! reúne mais uma vez uma panóplia de mini jogos/mini desafios, divididos em várias categorias, que colocam à prova a tua capacidade de pensar e agir num pequeno curto espaço de tempo para solucionar cada um deles. Cada um é mais parvo que o outro, levando-te a uma simples tarefa de pressionares um botão, ou outra onde tens que montar um robô por partes. São dezenas e dezenas de parvoíces que vais encontrar, e algumas fazem referência a vários títulos do universo da Nintendo, como Super Mario, Zelda, Metroid, Splatoon, e mais!

A grande novidade aqui é que agora farás uso de todas as personagens do mundo WarioWare para resolveres cada mini desafio. O mais interessante é que cada uma delas possui uma maneira diferente de jogar. Alguns exemplos são a Mona, que está em constante movimento e possui um bumerangue que podes controlar, Ashley que consegue lançar feitiços enquanto voa na sua sombrinha, e ainda 18-Volt, que apesar de não consegui mover-se pode lançar CDs por todo o lado e agarrar-se a alguns objectos à distância. São imensas personagens com estilos diferentes, que te vão proporcionar maneiras diferentes de jogares os mini desafios que te vão aparecendo.

Lê mais:  Pokémon Scarlet e Pokémon Violet | Novos jogos revelados!
WarioWare_getittogether pic3  

Uma das excelentes apostas feitas em WarioWare: Get it Together! é a possibilidade poderes jogar agora com outra pessoa partilhando um Joy-Con ou um comando Pro Controller. Esta é uma excelente maneira de partilhar a diversão com alguém, ou melhor dizendo: partilhar a confusão com alguém. Jogar a dois vem com algumas vantagens e desvantagens. Noto que em certos desafios simples como pressionar num botão são algo praticamente impossíveis de falhar. Agora quando falamos de desafios que necessitam de cuidado e coordenação entre ambos, as coisas correm mal facilmente e muito recorrentemente. Mas são dificuldades que na minha visão são ultrapassadas à medida que ambos os jogadores vão aprendendo a trabalhar em conjunto e a comunicar em conjunto, salvo alguns palavrões de vez em quando.

Já ao nível online, podes contar com desafios semanais, onde tens que superar o máximo número de mini desafios e alcançar o melhor ranking possível, sendo que serás recompensado pelo esforço com prémios no jogo! Baseando-me no desafio que se encontra correntemente activo, começas com uma equipa 5 personagens, e há medida de vais perdendo desafios perdes uma personagem. Assim que perderes as 5 é Game Over! Se isto não é muito a tua praia, podes também agarrar em alguém que também tenha uma cópia do jogo e jogarem os dois via multijogador sem fios. Esta última funcionalidade infelizmente não a pude testar pois não encontrei mais ninguém nas imediações com uma cópia do jogo. O que é uma pena…

WarioWare_getittogether pic2  

Porque nem tudo é sobre os mini desafios, WarioWare: Get it Together! traz ainda consigo outros mini jogos, onde poderás descontrair com amigos e familiares. São dez mini jogos que poderás jogar, onde alguns deles permitem-te jogar não só com 2 mas com até 4 jogadores na mesma consola! Existem mini jogos de cooperação, como o jogo da bola, onde temos que passar a bola sem a deixar cair. Este é baseado num dos mini desafios que poderás encontrar no modo história. Já outros são de classe competitiva onde todos os jogadores jogam entre si. Um dos meus favoritos é o Frenemy Frenzy, que é basicamente como um Super Smash Bros. em que quatro jogadores competem entre si derrotando toda a concorrência.

No entanto, acho que houve uma perda de oportunidade da parte dos desenvolvedores em implementar alguns outros desafios que façam uso das capacidades da consola e dos seus Joy-Con. Tudo é feito com recurso aos botões dos comandos, dispensando sensores de movimento, ecrãs tácteis, câmara infra vermelhos… É uma pena não vermos nada disto numa consola cheia de potencial.

Lê mais:  Tin Hearts | Novo trailer e demo disponível na Steam

Moedas e Prezzies

Uma outra adição nova são as moedas que vais recebendo à medida que passas os vários desafios. Estas servem como créditos para poderes comprar Prezzies, itens que poderás dar às tuas personagens, aumentando-lhes o seu nível de promoção. Cada personagem possui gostos diferentes para cada um dos 100 diferentes itens disponíveis no jogo. Quando mais gostarem de um certo item, mais pontos ganham. Uma vez que cheguem a um determinado numero de pontos, passam de nível e são promovidos, sendo premiados com novas opções de personalização e desbloqueio de artwork daquela personagem. Estas personalizações passam por simples modificações de cor, tipo cabelo, roupa, calças, etc… Já as personalizações especiais alteram a cor do rosto e as cores da roupa para um tema especifico, por exemplo a temática Zombie, Sombria ou até tornar-se totalmente dourada!

WarioWare_getittogether pic1  

Os visuais em WarioWare: Get it Together! são aquilo que já esperava de ver num jogo de WarioWare: Algo totalmente rabiscado e sem sentido. Não me leves a mal, isto é na verdade um elogio ao jogo! É claro que há muitos elementos bem polidos no jogo, especialmente nos menus, as personagens e nos prezzies. Mas a verdadeira essência de um Wario Ware passa mesmo pela ridicularização de tudo, criando uma experiência que parece ter sido feita de forma amadora, mas ao mesmo tempo de forma profissional.

A música é igualmente tão boa quanto o jogo, contendo tanto músicas disparatadas, que vão bem com os mini desafios da mesma natureza, e outras boas, que combinam perfeitamente com a introdução dos níveis temáticos de cada uma das personagens do jogo. Destaco em particular uma das músicas vocais que gostei bastante, que retrata a personagem Penny, que possui uma habilidade bastante particular. É isso, quiz só deixar aqui a dica!

WarioWare: Get it Together! já se encontra disponível para a familia de consolas Nintendo Switch, e com uma demo também disponível da Nintendo eShop onde poderás experimentar esta loucura de jogo!

CONCLUSÃO
Divertido
7.8
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
warioware-get-it-together-analiseWarioWare: Get it Together leva-te a concluir uma panóplia de mini desafios parvos num curto espaço de tempo, com uma gama de personagens do mundo de WarioWare bastante divertida e variada. Tirando rodeios e sendo muito directo contigo: se gostas de desafios loucos e tens a mente muita aberta a novas experiências então este jogo é um bom candidato à tua próxima compra. Se ainda assim tens dúvidas, o melhor que tens a fazer é experimentar a demo e tirares as tuas conclusões.