O grande regresso aos jogos de ação originais da Team Ninja foi um dos momentos mais interessantes nos últimos anos, com a estreia de Nioh, uma nova propriedade que trouxe a experiência da equipa no género, juntamente com uns toques inspirados de soulslike.
Nioh foi considerado um sucesso, originando uma sequela espetacular, devidademente entitulada como Nioh 2, que utilizou o primeiro jogo como base, trazendo várias melhorias e adições que aperfeiçoaram a fórmula de um modo significativo.
O jogo que vos trago hoje pode ser considerado uma continuação do que a Team Ninja tem feito com Nioh, mas destaca-se mais como um novo caminho. Falo de Wo Long: Fallen Dynasty, um jogo que mantém alguma da essência de Nioh, mas que nos traz uma nova forma de experienciar o género de ação, com uma experiência familiar de raiz, mas com uma lufada de ar fresco que equilibra a temperatura para um médio agradável.
Uma dinastia espiritual
Wo Long passa-se no ano 184 d.C, durante o final da histórica Dinastia Chinesa, onde temos um protagonista desconhecido a lutar pela sobrevivência num país que se encontra atormentado por demónios e em guerra. A história rodeia-se à volta de uma lutar por algo que consegue proporcionar um poder enorme, onde temos o protagonista, com vários heróis e figuras históricas da era, numa aventura pelos Três Reinos para tentar reaver a paz.
A história de Wo Long segue a premissa geral já introduzida em Nioh, criando uma versão alterada e extrema da história, onde temos uma invasão de demónios e espíritos malignos que atormentam o país, com um protagonista que coopera com várias figuras históricas durante a sua aventura.
Há um número surpreendente de figuras históricas presentes no jogo, com figuras como os grandes generais Zhao Yun e Guan Yu sendo apenas dois exemplos das dezenas de personagens históricas que irás encontrar.
Variedade repetida
Graficamente, Wo Long não se afasta muito de Nioh, mantendo todas as suas qualidades e defeitos. Uma das qualidades é sem dúvida os seus modelos, com personagens e demónios a mostrar um detalhe impressionante. O motor também usufrui de um competente detalhe nos cenários, havendo desta vez uma variedade maior que em Nioh e Nioh 2, agora com vários níveis baseados na era, com cenários como florestas, docas, fortalezas, vilas, entre outros.
No que a Team Ninja continua a acertar em cheio é, sem dúvida, nas animações. Cada ataque tem um impato e suavidade incríveis, com a personagem a executar os vários movimentos inspirados nas artes marciais chinesas, conectando btudo numa combinação bastante natural. Sem dúvida este é capaz de ser um dos melhores trabalhos de animação da equipa, fazendo com que, independentemente da arma que jogues, tenhas sempre uma série de ataques únicos e estilosos que te vão deixar com um sorriso na cara.
Infelizmente, esta variedade por vezes é limitada, com várias missões secundárias a repetir os níveis, o que acaba por dar a sensação de que, por vezes, o jogo poderá estar-se a tornar um pouco repetitivo. Felizmente, o número vastamente inferior de missões secundárias comparado com Nioh fazem com que esta repetição seja apenas um pequeno percalço.
Defesa ofensiva
Enquanto o combate de Nioh se focava no uso de várias skills das armas para tornar o combate efetivo, no caso do Wo Long, o jogo mantém um foco importante nas mecânicas de raiz, apenas dando-te mais ferramentas que poderás usar para facilitar e criar mais opções para o combate do jogo. Wo Long foca-se num combate onde o jogador força as aberturas de ataque aos oponentes com uma defesa dinâmica e frenética à base de deflects e contra-ataques.
Os controlos são bastante básicos, a tua personagem pode correr, saltar, fazer um pequeno combo básico com a arma e também fazer ataques fortes. Em termos defensivos, é aqui que o jogo ganha alguma complexidade. Wo Long foca-se num sistema de Spirit, uma barra situada na parte inferior do ecrã, que, ao início, tem um valor neutro, estando no centro, e pode tanto ir para valores negativos ou positivos. Esta barra tem bastantes utilidades, e uma delas é a capacidade de te defenderes dos ataques dos inimigos. Se a barra chegar ao máximo do negativo, não irás conseguir bloquear ataques e ficarás vulnerável. De modo a evitar o máximo de perda desta barra, o jogo encoraja-te a fazer deflects, que, ao carregares no botão numa janela de uns meros frames antes de seres atingido, podes fazer um deflect ao ataque do inimigo, evitando a perda de spirit, e fazendo dano ao spirit do inimigo.
A melhor forma de ganhares spirit é a atacares o inimigo, e é aqui que a ideia de uma defesa ofensiva se origina, fazendo com que, para te poderes defender dos ataques dos inimigos, tenhas sempre que manter também uma boa pressão ofensiva, de modo a poderes ter spirit para te defenderes, e também para utilizar várias habilidades especiais, como magia e artes marciais.
As artes marciais são ataques especiais específicos de cada arma, que utilizam parte da tua barra de spirit para fazer um ataque especial que dá dano aumentado, tanto na vida como no spirit do inimigo. Estes ataques são geralmente mais arriscados, tendo uma animação longa que não pode ser interrompida, mas, caso consigas executar o ataque com sucesso, irá ser bastante efetivo. Os ataques especiais podem envolver ataques físicos como elementares, como poderes rodar um bastão verticalmente várias vezes, fazendo vários ataques no inimigo, ou criar projéteis de fogo com a tua arma, não sendo preciso teres os stats necessários para fazer magia de fogo da forma normal.
A magia também utiliza o teu spirit para poder ser executada. Aqui tens uma série de elementos disponíveis, cada um referente a um dos vários stats que podes aumentar ao longo do jogo. As magias são geralmente bastante simples, com descrições diretas e fáceis de entender. Cada elemento tem um foco específico, como por exemplo o wood, que se foca em ataques com trovões e em curar e dar buffs de defesa. Todos os elementos têm magias ofensivas como projéteis e ataques em áreas, como também buffs e a possibilidade de embutir o elemento na tua arma, fazendo ataques elementares nos inimigos.
Vais reparar que, mesmo tendo os stats para poderes executar uma magia que tenhas selecionado, nem sempre o poderás fazer. Aqui temos o sistema de Morale em ação. Há medida que vais avançando num nível, irás reparar que um atributo especial aumenta de nível progressivamente. Este atributo é a Morale, e afeta um pouco a tua eficácia no combate, bem como a capacidade de fazer certas magias. Esta Morale é aumentada exponencialmente ao encontrares bandeiras no nível, sendo que algumas das bandeiras são os teus checkpoints e outras são apenas bandeiras colecionáveis que estão escondidas pelo nível.
Independentemente da tua distribuição de stats, o jogo encoraja o jogador a utilizar magia, sendo que todos os stats estão relacionados a um elemento, terás sempre um leque de escolhas ao teu dispor. Quer sejas um guerreiro com um martelo gigante ou um acrobata com um bastão, há sempre alguma magia que podes usar e aproveitar para ganhares a vantagem no combate.
Estas ferramentas fazem do combate do Wo Long um dos mais dinâmicos da equipa, focando-se um pouco mais nas suas raízes, dando-nos uma série de ferramentas úteis e encorajando uma jogabilidade mais reativa do jogador. Quando masterizado, o combate apresenta-se quase como uma dança, com o protagonista a juntar as artes marciais e magias, enquanto faz deflects todos estilosos nos inimigos. A sensação de que és um guerreiro imparável é imediatamente sentida, proporcionando uma satisfação enorme.
Este combate dinâmico é complementado por uma boa dose variada de inimigos. Desde humanos guerreiros com várias armas e capacidades semelhantes ao protagonista, até demónios animalescos com uma fúria selvagem que irá desafiar as tuas capacidades de defletir ataques rápidos em sucessão. Os demónios são especialmente bem desenhados, tendo como base animais como tigres e gorilas, e outros como sereias e humanoides gigantes. Há uma excelente variedade que te vai manter sempre num ritmo de aprendizagem constante, de modo a conseguires estudar e dominar a melhor forma de derrotar cada tipo de inimigo eficazmente.
Nas missões de história e em algumas missões secundárias, irás ter um ou vários bosses à tua espera. Aqui é onde o jogo irá te desafiar na tua capacidade de manteres a concentração e o ritmo durante um período de tempo estenso. Os bosses são extremamente agressivos e deixam poucas aberturas para o jogador atacar, fazendo com que os deflects sejam ainda mais importantes, bem como o uso dos elementos para poder deixar o boss mais vulnerável. Os bosses são um dos melhores aspetos do jogo, com ação constante e um caos frenético que te deixam a suar do início ao fim da luta.
Se quiseres aventurar-te com amigos, também podes-te juntar com um pequeno grupo na tua aventura. O jogo também usufrui de um sistema de invasões como normal no género dos soulslike, mas é algo completamente opcional, sendo possível desativar com apenas uma opção no menu. Jogar com amigos é naturalmente bastante divertido, mas senti alguns problemas de sincronização, com o jogo a ficar como se fosse em slow motion durante alguns períodos de tempo.
Uma pinhata de loot, mas com mais simplicidade
Quem jogou Nioh facilmente entende o título desta secção. Nioh era um jogo repleto de sistemas e um foco em números e percentagens, sendo preciso quase uma spreadsheet no excel para se poder organizar uma build coerente e funcional no famoso endgame. Felizmente, não temos o mesmo caso em Wo Long, sendo possível seres eficaz com qualquer combinação de equipamento e stats, desde que tenhas o mínimo de coerência, claro.
Apesar do loot continuar a competir com o Diablo, o mesmo apresenta uma interface mais simples de digerir, não se perdendo muito tempo a verificar o equipamento e escolher o melhor para a personagem. Os upgrades também são muito mais facilitados, sendo apenas preciso um material para evoluir as armas, e outro para as armaduras, sendo que cada material tem vários níveis, sendo preciso utilizar o material de nível mais alto progressivamente com os upgrades do equipamento. Este material é bastante comum, sendo que o jogo te vai premiando com o material necessário à medida que avanças na história, não sendo preciso fazer farm ou grind para melhorares o teu equipamento até ao nível máximo.
Esta facilidade também se transfere ao progresso da personagem. Desta vez, não temos skill trees enormes e complexas com várias skills e melhorias aborrecidas de percentagens para evoluíres, sendo que as únicas trees que tens são as das magias, e todas elas são bastante lineares, sendo possível preenchê-las todas durante a primeira playthrough.
Esta mudança obviamente que não vai agradar a todos, mas, para mim, sendo uma pessoa mais focada na jogabilidade, e dando uma maior importância a singularidade mecânica em vez de estatística, sinto que é um passo no caminho correto para a Team Ninja. Este tipo de design dá-lhes mais tempo para se focarem em criar mecânicas interessantes e dinâmicas, e fazendo com que o jogo se torne divertido e mais dinâmico muito mais cedo que no Nioh, trazendo uma maior consistência aos jogos.
Como já mencionei anteriormente, também há uma redução significante no número de side quests. Estas mantêm-se semelhantes ao Nioh, sendo geralmente missões focadas em encontrar um objeto, matar um certo número de inimigos, ou fazer um boss rush. Estas missões são uma boa distração adicional, e, devido ao número mais simpático, servem como uma dose agradável de conteúdo adicional à história.
Um musical oriental cheio de atmosfera
A música de Wo Long segue os passos dos jogos anteriores da equipa. Temos aqui uma orquestra inspirada nos sons do oriente que trazem o ambiente da Dinastia aos ouvidos do jogador. A competência da equipa nos últimos anos tem sido impressionante, e Wo Long continua a demonstrar uma qualidade surpreendente. O tema principal do jogo, que é reproduzido várias vezes durante a história, é um tema que se prega na cabeça, sendo uma representação praticamente perfeita do que é Wo Long: Fallen Dynasty.
Pega na tua espada e junta-te à guerra com Wo Long: Fallen Dynasty, disponível para a Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, no PC na Steam, Microsoft Store e Xbox Game Pass.