Hesitei. Se como eu és um guardião de felinos, amante incondicional dos teus filhos de quatro patas, ver o nome de Junji Ito associado a uma obra sobre gatos como Yon e Mu pode deter-te. Para mim, foi como recordar The Black Cat, o único conto que não quero reler nunca mais do meu escritor favorito. Sentir essa sensação de repulsa foi um fator para ter demorado tanto tempo a pegar neste mangá. Por essa razão, gateiros, podem respirar de alívio. Folgem em saber que Junji Ito é tão fã destes peludos como nós.

O seu traço inquietante conta-nos, neste mangá, uma bonita história de homenagem a estes anjinhos, numa forma de imortalizar a passagem de Yon e de Mu pela sua vida. Sim, as lágrimas vão te escorrer pelo rosto sem permissão durante esta leitura. Mas é mesmo por este sentimento tão bonito, e que nos faz refletir sobre aproveitarmos para os abraçar e mimar enquanto ainda estão aqui presentes, que é tão importante esta viagem.
Yon e Mu é um dos mangás mais recém-editados pela Editora Sendai, que nos facultou amavelmente uma cópia para analisarmos. Foi este o meu primeiro e verdadeiro contacto com uma obra de Junji Ito. O mangáka do macabro, do distorcido, do horripilante, e a primeira obra que analiso dele aperta-me o coração de forma inesperada. Aqui, o autor conta-nos as peripécias da entrada destes gatinhos na sua vida, e como nos revemos nestes momentos que partilha connosco!

Este volume contém 114 páginas de memórias que registam a comicidade de um típico ser humano que nunca se viu a tomar conta de gatos, mas que acaba por se converter. Desde o desejar daquela companhia quentinha, às brincadeiras, a cumplicidade nesta relação é algo em que nos revemos com as nossas próprias vivências.
A tradução para português europeu de Yon e Mu é executada por Cassiano Soares com grande precisão e fidelidade ao texto original. O tradutor demonstra um profundo entendimento das nuances culturais e linguísticas, adaptando o conteúdo de maneira natural e fluida. A atenção aos detalhes na tradução reflete o compromisso da Sendai Editora em oferecer uma leitura de alta qualidade. A qualidade do material da edição impressa é exemplar, como já nos têm habituado, conferindo robustez e alguma durabilidade. Com páginas de boa gramagem, oferece uma experiência de leitura agradável.

Yon e Mu já está disponível nas bancas e no site oficial da Sendai Editora.