Há aproximadamente 4 anos, ainda em tempos pré-pandémicos, chegava ao horizonte gamer Ys IX: Monstrum Nox, para PS4Nintendo SwitchPC e até para o recém defunto Google Stadia. Em pleno 2023 e em exclusivo para PS5, a NIS America decidiu relançar o até então último jogo da série YS.

O meu colega Diogo Lopesanalisou este título na sua época de lançamento, portanto, não irei mencionar progresso, habilidades, história ou qualquer outro elemento relacionado a mecânicas da jogabilidade e narrativa, e irei focar inteiramente esta análise no desempenho, melhorias e adições deste relançamento.

Se tivesse que deixar de lado toda a operação mental na construção de uma análise e me fosse forçado resumir esta versão em poucas palavras, diria sem pensar muito que esta é uma versão feita apenas para quem nunca jogou Monstrum Nox em qualquer outra das plataformas mencionadas acima, e pretende escolher a versão a adquirir. Isto, porque nenhuma das implementações aqui aplicadas fazem valer – a meu ver – os 49.99€ que é pedido na Playstation Store no momento em que escrevo esta análise.

Desempenho e Visuais

Esta versão de Ys IX: Monstrum Nox oferece uma resolução 4K nativa com 60 quadros por segundo, estável em todos os segmentos que passei na cidade fictícia de Balduq e na maior parte dos seus arredores. Não deixa, no entanto de ser curioso e até um pouco contraditório que ao seres detentor de uma cópia do mesmo jogo na versão de PS4, possas fazer upgrade de forma gratuita através da retrocompatibilidade (patch 1.02) e consigas jogar com a mesma resolução e taxa de quadros na tua PS5, sem pagar mais por isso.

Lê mais:  The Caligula Effect: Overdose (PS5) | Análise

Quando o tópico é sobre distinções gráficas entre as duas versões, podemos de facto observar umas pequenas alterações visuais que beneficiam a versão de PS5. Tanto a iluminação como as sombras estão ligeiramente mais bem trabalhadas nesta versão, ainda que aparente ser um pouco mais escura.

Alguns elementos como o fogo e a água é onde se consegue sentir uma melhoria mais significativa em relação ao restante, com texturas bem enriquecidas em relação ao lançamento original. Infelizmente este tratamento visual não é experienciado com os personagens que permanecem intocáveis, assim como os inimigos ou qualquer elemento NPC.

Não existe até então, nenhuma opção que permita usufruir do jogo num suporte de saída em 120 Hz. Quem sabe se não existirá em breve uma actualização que possa corrigir esta situação, uma vez que este não é um título que leve a tua consola ao limite em nenhum momento do jogo.

A taxa de quadros além de ser muito mais consistente nesta versão, poderás contar também com o que para mim, é a maior adição de desempenho desta geração, isto é; os tempos de carregamento.

A versão definitiva, e mais um pequeno extra

Independentemente das poucas adições aqui apresentadas, Ys IX: Monstrum Nox é a versão definitiva para quem quer experienciar o “nono” jogo da saga na melhor qualidade possível, e pela primeira vez.

Lê mais:  The Caligula Effect: Overdose (PS5) | Análise

Se for fácil para ti te identificares com os extras de roupas e acessórios muitas vezes extravagantes apresentados nestes JRPGs, gostarás certamente de saber que todos estes pequenos packs de conteúdo extra estão totalmente gratuitos para usufruíres na versão de PS5, e com isto consegues poupar cerca de 25€. São 6 kits de vestuário para todos os personagens jogáveis, e 10 acessórios como óculos, máscaras, e até aqueles peluches bem característicos kawaii que este género de origem nipónica nos tem habituado.

Não existe nenhuma novidade no quesito de jogabilidade, nem qualquer outro extra de conteúdo jogável tirando o que mencionei no parágrafo acima. Caso pretendas saber como o jogo funciona em termos de mecânicas e história (que me surpreendeu bastante), aconselho-te a visitar a análise do Diogo Lopes, da qual subscrevo completamente em todos os temas abordados.

CONCLUSÃO
Monstrum!
7
Igor Gonçalves
Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.
ys-ix-monstrum-nox-nova-geracao-analiseYs IX: Monstrum Nox continua a ser um brilhante JRPG de acção com mecânicas interessantes e um mundo muito rico em narrativa e construção de personagens. Não considero que esta nova versão de PS5 possa fazer valer assim tanto o teu dinheiro se já fores detentor da versão de lançamento, mas caso seja o teu ponto de partida com este Monstrum Nox, é a definitiva a adquirir.