O portal de informação português znaki.fm foi lançado recentemente, mas já conquistou a confiança do seu público graças às suas interessantes publicações. Os autores do portal são Olivia Sousa e Rodrigo Santos. Os criadores tiveram em conta as necessidades dos utilizadores e organizaram um acesso conveniente a uma variedade de artigos que são publicados diariamente. Todo o material está estruturado por secções, o que facilita a navegação dos leitores pelo sítio. Existem 5 secções no total:

Secção Empresas

Trata-se de materiais de natureza informativa que respondem a questões específicas dos utilizadores – o que fazer, como fazer, onde ir ou onde comprar. Estes materiais estão principalmente relacionados com questões financeiras e informam sobre os prós e contras dos cartões, sistemas de pagamento e outras operações com dinheiro. Entre eles, pode ver os seguintes materiais:

  • eCOGRA – o artigo fala de uma agência especializada, a e-Commerce Online Gambling Regulation and Assurance, que se dedica a testar e organizar a normalização na indústria do jogo em linha.
  • TelePay – apresenta aos leitores o primeiro fornecedor especializado em métodos de pagamento alternativos e canais de distribuição locais inovadores para o comércio eletrónico e o comércio móvel.

Secção Pessoas

Uma secção única é dedicada não só a personalidades historicamente significativas, mas também a personalidades famosas da atualidade que dedicaram as suas vidas ao desenvolvimento nos domínios político, desportivo, musical e outros, que deram contributos significativos para o campo e se tornaram famosas não só em Portugal, mas também em todo o mundo. Entre eles, há muitas histórias sobre cantores populares contemporâneos.

  • Iolanda Kosta é uma cantora portuguesa que não é popular no seu país há muito tempo, mas em 2024 teve a honra de representar Portugal e foi classificada entre os 10 melhores intérpretes do mundo no Festival Eurovisão da Canção.
  • David Carreira é uma estrela pop portuguesa. Embora tenha nascido em França, a sua família mudou-se quando ele era jovem. Foi neste país que se tornou conhecido como vocalista, modelo e ator. Os seus vídeos musicais têm milhões de visualizações e ganhou dois MTV Europe Music Awards nos últimos cinco anos.

Secção Locais

A rubrica inclui países específicos, todas as informações destes artigos são baseadas na ascensão histórica dos países, na sua posição atual no mapa geopolítico do mundo e nas leis dos países. Esta rubrica tem uma particularidade: aqui, os artigos importantes por procura e atualização estão localizados no topo do sítio. Destinam-se aos leitores que gostam de viajar, pelo que contêm informações importantes sobre todos os países e descrevem as opções de itinerários.

  • Catedral de Lisboa – o artigo fala sobre este monumento da arquitetura em Portugal, a história da sua origem, factos interessantes para a época da sua existência.
  • As melhores praias de Portugal – vai revelar os segredos de onde é melhor passar umas férias na praia neste país, localização, entretenimento, custo do tempo de lazer no mar.
  • Funchal – irá revelar todas as informações úteis e interessantes para o turista sobre o coração da ilha da Madeira, a sua posição geográfica e história da cidade, como chegar lá e o que ver nela.

Secção Eventos

Esta é uma categoria interessante que inclui praticamente tudo, desde notícias políticas a festivais que se realizam em diferentes países e informações sobre a tecnologia blockchain. Trata-se de uma secção rica em notícias, mas a sua conveniência reside no facto de o sítio Web não impor aos visitantes informações desactualizadas ou não confirmadas. Todas as publicações têm fotografias coloridas dos autores. Por exemplo:

  • Como celebrar o dia de São Pedro.
  • Feriado em Portugal: Assunção da Virgem Maria.
  • Como celebrar o dia de Santo António.
  • Festa do Bacalhau.
  • As 7 melhores conferências de marketing.
  • QSP Summit.
  • Conferência Think Portugal.

Embora os “eventos” sejam um tipo de conteúdo de vários tópicos, estão estruturados de forma competente sob a forma de um bloco, em que cada parte contém informações sobre um determinado tópico – por exemplo, os artigos sobre festivais internacionais são colocados em sequência e não se sobrepõem a materiais sobre eventos políticos. Esta divisão não é apenas cómoda, mas também agradável à vista.

Secção Moedas

Justifica plenamente o seu nome. As pessoas que acidentalmente tropeçam nesta secção e não têm conhecimentos de finanças, não se apressem a fechar os artigos – nesta secção, os textos são escritos numa linguagem fácil e fascinante, mantendo-se no tema das questões monetárias. O principal objetivo desta secção é apresentar ao potencial viajante os diferentes tipos de notas e métodos de pagamento em diferentes países.

Por exemplo, pode aprender sobre moedas como:

  • “Coroa checa” – tudo sobre a história da moeda, o seu aparecimento, a sua posição estável no mundo.
  • “Leão búlgaro” – um artigo rico com material de vídeo (que não se encontra em todos os artigos) e factos notáveis.
  • “A criptomoeda Ripple (XRP) como meio de pagamento” – sem se desviar do tema principal, o artigo fala sobre a criptomoeda como uma unidade de conta moderna, explica ao leitor como utilizar corretamente a criptomoeda e que oportunidades abre.
  • Rand sul-africano” – um artigo pormenorizado sobre esta moeda.

As publicações e secções do znaki.fm são apresentadas em blocos brilhantes e ricos, organizados em parágrafos com títulos lógicos. Ler estes textos é um prazer, pois são acompanhados por imagens frescas, dados e, por vezes, até vídeos. O sítio tem também uma secção obrigatória de perguntas e respostas por baixo de cada publicação, o que facilita muito a compreensão da leitura.

Assim, se o leitor quiser estar a par de tudo o que se passa na Europa, bem como de todas as notícias de Portugal, deve clicar em Znaki.FM. No portal encontrará muitas notícias sobre artistas, infra-estruturas, turismo, diferentes empresas e lugares incríveis em Portugal e no mundo.