Ainda sentes aquele peso na tua consciência, por teres comido um “pouco” demais na passada época Natalícia? Aquela boa jantarada que tiveste e os doces aliciantes, que não te largaram a noite toda, deram-te a volta à balança? Então hoje trago-te algo bem diferente, que poderá dar-te uma pequena ajuda, no combate à perda de calorias. Diz olá ao Fitness Boxing!

Lê mais:  Pikmin 1 (Nintendo Switch) | Análise

Neste software, desenvolvido em exclusivo para a Nintendo Switch, poderás contar com um Personal trainer, que irá por-te a mexer com vários exercícios físicos, utilizando os teus Joy-Con para registar as tuas acções durante as actividades.

Depois de um pequeno tutorial, que te ensina a realizar acções básicas, terás de inserir alguns dados sobre a tua aparência física, mais especificamente a tua altura e peso, de forma a que o teu treino diário seja feito à medida para o teu IMC (Índice de Massa Corporal).

As mecânicas são muito simples, especialmente se estás habituado a videojogos de dança ou Guitar Hero. Usando um Joy-Con em cada mão, terás de realizar os movimentos no tempo certo, enquanto que o teu corpo se move ao ritmo da música. Sejam estes socos a direito, ganchos, ou uppercuts, terás de conseguir coordenar estes movimentos para cada braço, dando-te a oportunidade de realizares combos que te dão melhor pontuação. Contudo não deixei de reparar que muitas vezes (senão quase sempre), os movimentos erráticos que fazia de vez em quando, eram reconhecidos na mesma como correctos durante o exercício, o que me deixou um pouco a desejar.

Fitness Boxing
Nintendo PT
Lê mais:  Alphadia I e Alphadia II | Análise

O teu Personal trainer pode ainda ser personalizado à tua medida. Desde o sexo até ao tipo de calçado, as escolhas possíveis vão-se expandindo, à medida que vais praticando e desbloqueando-as.

Como já tinha referido, a cada dia tens um conjunto de exercícios que com que poderás contar, onde estes adaptam-se ao teu perfil corporal. É possível escolher se as sessões são longas ou curtas, mas não menos do que 15 minutos, se estás com ideias de ser preguiçoso. Contudo, confesso que até mesmo em sessões curtas, consegues sentir que estás mesmo a fazer exercício, e que isto não é uma brincadeira qualquer.

Se quiseres talhar um conjunto de exercícios, feitos à tua maneira, podes optar pelo modo “Free Mode”. Esta talvez seja a melhor maneira de puxares por ti, se achares que os desafios do dia estão um pouco aquém das tuas expectativas.

Fitness Boxing
Nintendo PT
Lê mais:  Detective Pikachu Returns | Análise

Uma das coisas que mais gostei neste software foi o facto poder juntar mais um amigo/a e realizar os exercícios em conjunto. É possível jogar cooperativamente ou um contra o outro.Tanto usando apenas um ou ambos os Joy-Con, o facto de ser tão fácil chamar alguém para praticar exercício comigo é algo que me faz querer com mais facilidade entrar nesta rotina.

Um ponto negativo que tenho a acrescentar a Fitness Boxing é o facto de este não possuir desafios. Comparando com o famoso Wii Fit da Nintendo Wii/U, Fitness Boxing perde por uma margem considerável. Ao longo das minhas sessões senti uma enorme falta de algum desafio, sob a forma de minijogo, para desenjoar dos exercícios tradicionais.

O leque de músicas é constituído por 20 faixas sonoras, com versões instrumentais de músicas bem conhecidas como Party Rock Anthem, dos LMFAO e Bad Romance, de Lady Gaga, entre outras, de vários artistas conhecidos, que dão a variedade necessária para uma experiência musical completa e versátil a este jogo.

Fitness Boxing
Nintendo PT
Lê mais:  Super Mario Wonder | Análise

Agora vem a pergunta que provavelmente estás a perguntar-te a ti mesmo/a: “Mas será que isto é o derradeiro sistema queima-calorias?”. A resposta é muito simples: “Não”. Apesar de este Software fazer com que pratiques algum exercício físico, não é algo em que possas confiar, se estás numa de contar calorias gastas. Haverá sempre um cálculo errático de calorias queimadas durante as sessões. Contudo, não digo que este Software seja mau para ti, apenas acho que deverá servir de complemento para a tua rotina de treino.

Fitness Boxing está disponível para a Nintendo Switch, com direito a uma Demo gratuita, para poderes testar os teus braços.

CONCLUSÃO
Bom Complemento Físico
7
Bruno Dores
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
fitness-boxing-analiseFitness Boxing dá-te a oportunidade de praticares algum exercício físico sozinho ou acompanhado, ao som de algumas músicas ritmicamente motivantes. Apesar de não ser um sistema perfeito, é sem dúvida um complemento ideal para as tuas sessões de treino físico.