No mundo do PC Gaming, uma das principais vantagens acaba por ser a utilização orgânica do rato e do teclado para uma experiência de jogo completamente diferente de uma consola. Quer seja um FPS ou um RTS, toda a acção é-nos dada com um input muito mais rápido, com um feeling de entrega muito maior do que utilizando um comando.

A Lenovo, já tendo experiência em gamas profissionais e de gaming, apresenta-nos o Lenovo Legion M410, um rato RGB claramente vocacionado para o mundo gaming, com a vantagem de se apresentar no mercado como um aparelho de baixo custo. Não deixa, com isso, de ter alguns truques na manga.
Com um look translúcido que nos permite ver vários aspectos internos, o M410 apresenta-se como um rato RGB, e a Lenovo não mente na quantidade de RGB que colocou. A roda de scroll e a parte traseira têm duas zonas de RGB que são configuráveis através da app Lenovo Devices, onde poderemos escolher cores sólidas ou alguns efeitos pré-definidos.
Gostos colocados de parte, penso que a Lenovo perdeu uma boa oportunidade de ter um aparelho translúcido com RGB com um aspecto mais premium: a parte traseira do Lenovo Legion M410 parece um pouco apressada e o efeito RGB acaba por saber a pouco com o corte repentino a meio.

O sensor do Lenovo Legion M410 permite-nos ter um range de DPI (sem software) de 400 a 6400. Com software conseguimos programar até uma sensibilidade de 16000 DPI.
Não estando no patamar de sensores topo de gama, o M410 consegue ter uma precisão bastante boa e não deixará nenhum gamer frustrado pela falta de precisão do sensor.
A conectividade (além de poder ser por cabo através da entrada USB C colocada na parte posterior do aparelho) é feita através de uma pen 2.4Hz que pode ser guardada num pequeno compartimento, escondido, por baixo do aparelho. Desta forma, garantimos que, para onde quer que levemos o Lenovo Legion M410, nunca termos o problema de perder o receptor.
A configuração é tão simples quanto ligar numa porta USB A, esperar alguns segundos, e temos o M410 completamente funcional.

A ergonomia do Lenovo Legion M410 assenta um desenho simétrico mas que é para um uso preferencial de dextros, devido aos botões laterais presentes no lado esquerdo.
Aqui encontramos um dos aspectos menos positivos durante toda a utilização do M410: tendo eu uma pega mais virada para apoiar a palma por cima do rato, tornava-se desconfortável a utilização do mesmo. Não tendo uma mão muito grande, tive algumas dificuldades em adaptar a pega para que pudesse usufruir do scroll e dos botões laterais de forma confortável.
Acabei por notar constante ajuste e o cansaço no pulso, quer fosse em sessões gaming ou algo mais casual; fazia-se sentir passado pouco tempo. A isto também não ajuda o facto do seu peso ser de 100g – não algo que não esteja habituado (podem ver o portfólio de ratos cá de casa) mas, como acaba por ser o rato em que faço mais ajustes, o peso acaba por ser notado.

De resto, todo o funcionamento do Lenovo Legion M410 é o esperado num rato desta gama.
Os cliques são bastante audíveis (talvez demais para um ambiente de escritório partilhado) o que nos dá um bom feedback. O material tem alguma rugosidade, a suficiente para que a pega seja fácil e não se torne extremamente escorregadio.
Em termos de autonomia, durante todo o uso que demos ao M410, não tivemos de o carregar uma única vez. A sério, desde que o recebemos, nem sequer ligámos o cabo USB fornecido. Para isso, talvez contem os 800mAh da bateria.
Falta ainda referir que a Lenovo inclui uma pequena bolsa de transporte, que é sempre muito apreciada.

Em suma, o Lenovo Legion M410 segue a linha Legion que a Lenovo nos habituou até aqui, com uma gama para jogadores mais exigentes, e outra para jogadores iniciantes.
É nesta segunda que o M410 se inclui: um produto de entrada de gama com funcionalidades da gama mais alta e a um preço reduzido. Não irá ser um aparelho que agradará a todos, pelo que aconselhamos a, pelo menos, experimentarem o aparelho nas vossas mãos antes de o adquirirem.
O Bom
- É um aparelho com especificações acima da média para a gama de preço em que se encontra.
- Está perfeitamente alinhado com o investimento que a Lenovo está a fazer no segmento gaming através da linha Legion
O não tão bom
- Ergonomia do aparelho não permitiu uma grande satisfação em longos períodos, sendo um aparelho de tamanho médio. Talvez seja mais indicado para pessoas com mãos grandes.
- O RGB acaba por ficar aquém
































