Três anos depois do lançamento de Kirby and the Forgotten Land eis que a aventura da bolinha rechonchuda cor de rosa está migra para a nova consola Nintendo Switch 2. Com melhorias gráficas e ainda uma nova aventura, esta promete ser a derradeira aventura de Kirby! Vamos então conhecer Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World ?

O jogo principal, Kirby and the Forgotten Land, está visualmente mais atrativo, com melhores texturas e mais fluído. Pessoalmente, ainda não tinha terminado a história principal, sendo esta nova iteração a desculpa perfeita para continuar a aventura, na sua melhor forma possível.

Contudo, a experiência da aventura em si continua inalterada e uma das melhores da franquia de Kirby. Se quiseres saber ao pormenor tudo sobre a aventura principal, deixo-te aqui o link da análise do jogo, escrita pela Joana Sousa.

No que toca à performance, todo o jogo está a correr fluidamente, com a resolução máxima de 1080p no modo portátil e em 1440p no modo Dock. No entanto, ainda que não se note tanto, é possível ver elementos como inimigos ou objetos em movimento, que se mexem a poucos fotogramas por segundo à medida que nos afastamos destes. Esta é uma técnica aplicada já desde a Nintendo Switch original, para poupar no processamento gráfico da consola, sendo também possível ver noutros jogos desta atual geração, como o Donkey Kong Banaza. Ainda que isto só se note aos olhos de alguns, isto deixa-me um pouco preocupado acerca do futuro da consola, quando estivermos a “puxar” outros jogos de outros estudios para além da Nintendo. Contudo, o jogo continua a proporcionar-no uma boa experiência em grandes espinhas entaladas.

Star-Crossed World

Para além da aventura normal, temos a nova expansão, que nos trás uma nova aventura para Kirby, dentro de Forgotten Land. Esta acontece quando um misterioso meteorito despenhou-se numa ilha vulcânica, libertando alguns pedaços de cristais pelas várias zonas do mapa, revelando no seu interior uma horrenda aura maligna. Entre estes destroços, pequenos seres, chamados de Starries são igualmente disparados por todo o lado. É então que o nosso objetivo é resgatá-los e voltar a selar a maldição contida neste meteorito. Algo quase semelhante à história principal.

Esta nova aventura passa-se em alguns dos níveis já existentes de Forgotten Land. No entanto, dado o fenómeno de cristalização, estes níveis sofrem de alterações ligeiras, criando uma dinâmica diferente que renova a experiência de jogo. No total, são 13 níveis modificados que podemos contar neste DLC. Contudo, para acompanhar estes novos espaços, Kirby consegue usufruir de 3 novos modos  Mouthful: Spring Mouth, Gear Mouth e ainda Sign Mouth. À semelhança das outras habilidades, estas novas adições continuam a proporcionar momentos loucos e divertidos, nunca deixando o aborrecimento tomar conta da experiência.

Já no que toca aos próprios inimigos, temos aqui algumas modificações dos já existentes, tornando-os mais fortes e, no caso dos Bosses, também os seus ataques. São estas pequenas alterações que, felizmente, proporcionaram uma divertida (e desafiante) experiência de jogo.

Tendo em conta o que foi explicado anteriormente, nestes níveis, o objetivo não é resgatar os Waddles, mas sim os Starries. Estes estão igualmente escondidos pelos níveis, pelo que terás que voltar a puxar pela cabeça (e olhos) para os conseguires encontrar. Uma vez capturados, estes vão selando o meteorito maligno, para impedir que este liberte o caos por todo o mundo. Uma vez que consigas selá-lo, está na hora de conheceres o Boss final.

Diga-se de passagem que este Boss, apesar de familiar ao da história anterior, é uma autêntica loucura. Há algum tempo que já não me divertia tanto com um Boss de Kirby, valendo a pena todo o esforço para ter chegado até ao final deste DLC!

Outro pormenor interessante é que podes começar o jogo do zero e praticamente ao mesmo tempo jogar o DLC, à medida que os novos níveis vão sendo desbloqueados. Não obstante, toda a experiência permanece coerente com todo, não havendo misturas de enredos que nos confundam.

Kirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World já se encontra disponível, em exclusivo, para a Nintendo Switch 2.

CONCLUSÃO
Mágico!
9
Bruno Dores
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
kirby-and-the-forgotten-land-nintendo-switch-2-edition-star-crossed-world-analiseKirby and the Forgotten Land – Nintendo Switch 2 Edition + Star-Crossed World é um exelente jogo para se jogar quer sozinho ou acompanho. A expansão eleva ainda mais a diversão com novos desafios e itens para encontrar. Se ainda não experimentas-te a história original, esta é uma óptima desculpa para pegares no jogo!