Com a versão de terror de Lee Cronin à porta, não estávamos à espera de rumores sobre mais nenhum reboot de A Múmia mas estes têm começado a circular esta semana e tem sido possível ignorá-los ou ficar-lhes indiferente!
A sequela da Universal
Pois bem, a conversa na esfera online tem girado em torno de uma suposta sequela da franquia de Stephen Sommers, um quarto filme que se seguiria aos três títulos originais (A Múmia de 1999, A Múmia Regressa de 2001, e A Múmia: Túmulo do Imperador Dragão de 2008).
Não contando com O Rei Escorpião de 2002 e suas sequelas por se tratarem de spin-offs, nem do filme com Tom Cruise de 2017 por… Se tratar do filme com Tom Cruise de 2017.

Esta suposta sequela traria de volta Brendan Fraser ao papel de Rick O’Connell, algo que o actor já tinha vindo a público dizer estar pronto para aceitar apesar de ter algumas reservas:
“Não sei como iria funcionar. Mas eu estaria aberto a isso se alguém tivesse o conceito certo. É difícil fazer esse filme. O ingrediente que nós tínhamos para a nossa Múmia, eu não vi no filme [do Tom Cruise], que foi diversão. Foi isso que faltou naquela encarnação. Foi um filme de terror demasiado direto. A Múmia deve ser uma montanha-russa emocionante, mas não aterrorizante e assustador. Eu sei o quão dificíl é consegui-lo, tentei fazê-lo três vezes.” – Brandon Fraser

No entanto, nada ainda foi dito sobre o restante elenco que inclui Rachel Weisz (Evie), John Hannah (Jonathan), Arnold Voosloo (Imhotep), Kevin J. O’Connor (Beni), Oded Fehr (Ardeth Bay), Erick Avari (o curador) e Patricia Velasquez (Anck Su Namun).
Os rumores indicam que a Universal Studios pretende (ou está a) desenvolver A Múmia 4 mas apenas se Brendan Fraser aceitar juntar-se ao projecto (justo e mais que apoiado).

De acordo com Stephen Sommers (realizador dos primeiros filmes), Fraser é perfeito para o papel por diversos motivos, incluindo fazer as suas próprias acrobacias ao ponto de magoar um joelho e quase morrer enforcado:
“Ele dava socos e recebia murros, e tinha um grande sentido de humor. Gostas mesmo do tipo. Ele nunca parece convencido ou arrogante. Ele estava pronto para tudo o que lhe atirássemos.” – Stephen Sommers

Tudo isto não será estranho aos fãs do actor, que tem vindo a cimentar a sua carreira nos últimos anos com sucessos como Viagem ao Centro da Terra, George – O Rei da Selva, Coração de Tinta, Sedutora Endiabrada, Colisão, A Baleia e o seu mais recente Família de Aluguer passado no Japão, demonstrando ter uma extensa amplitude de representação.
A Baleia, em particular, valeu-lhe dezenas de nomeações e diversas vitórias, incluindo um Óscar e dois Critics’ Choice Awards.

A prequela da Universal
Este tipo de rumores já tinham sido explorado há uns anos em relação a uma prequela escrita (alegadamente) por Wes Tooke e que nunca foi para a frente. Mas será que esta veio finalmente ao de cima em pleno 2025, como sequela?
A verdade é que não temos ainda qualquer confirmação oficial mas a antecipação por mais conteúdo, mesmo após 26 anos desde o primeiro filme, é suficiente para deixar todos os fãs esperançosos e em pulgas!

Uma jóia dos anos 90 e 2000
Apesar de não ter tido grande tração quando estreou, A Múmia acabou por se tornar num dos maiores clássicos do cinema do género anos mais tarde, e um título procurado pelos amantes de ação de altos riscos pautada por momentos de humor e tolice de quem não se leva demasiado a sério e sabe disso.

Ainda hoje faz parte dos tops e por boa razão: com um elenco carismático, um guião inteligente, uma pitada de romance e aventuras sem fim, A Múmia tornou-se um marco do cinema para todos os millenials que cresceram apaixonados (ou curiosos) por história, pelo Egipto e por aventuras sem igual.
Os mesmos que alguns anos antes tinham ficado fascinados por Parque Jurássico e o universo criado por Spielberg (e sim, todos queríamos ser arqueólogos) estavam agora a sentir um novo despertar.
A Múmia de Lee Cronin
Entretanto, o que está, sim, confirmado é que vamos ter um reimaginar de A Múmia pelas mãos do realizador Lee Cronin já para o ano, com estreia prevista para dia 17 de abril nos cinemas.
Esta versão promete ser bem mais sombria e conta com Jack Reynor, Laia Costa, Veronica Falcón, May Calamawy e May Elghety nos papéis principais.

“Isto será diferente de qualquer filme da Múmia que já viram antes. Estou a escavar fundo na terra para trazer à luz algo muito antigo e muito assustador.” – Lee Cronin
O filme da Blumhouse/Atomic Monster terminou as filmagens no final de Junho, estando agora na fase de pós-produção, pelo que tudo parece estar a andar sobre rodas.
Podes revisitar A Múmia, A Múmia Regressa, A Múmia: Túmulo do Imperador Dragão e ainda O Rei Escorpião na Prime Video. (E não, não sei onde podes ver o filme com o Tom Cruise mas queres mesmo ver isso?)