O jogo que vos trago hoje é o resultado de um kickstarter de outro jogo, com o nome de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes. Este jogo fazia parte de um dos objetivos do kickstarter, funcionando como um prólogo, dando a entender aos jogadores o mundo e o conceito da história.
Estou a falar de Eiyuden Chronicle: Rising, um jogo feito por veteranos do género do JRPG, sendo uma espécie de sucessor espiritual da famosa série Suikoden, que nos veio proporcionar uma experiência bastante agradável, com uma jogabilidade e um ambiente bastante relaxantes.
A chegada à vila de New Nevaeh
A aventura começa com CJ, uma jovem adolescente descendente de uma família de caçadores de tesouros, a chegar à vila de New Nevaeh, com o objetivo de concluir o rito de passagem da sua família, encontrando um tesouro maior que o do pai dela.
A história começa com um conceito simples, mas utiliza este conceito de uma forma bastante eficaz para expandir e incluir as outras personagens e as suas histórias na aventura. É uma história pouco complexa que nos proporciona com uma experiência agradável e fácil de entender, com espaço para incluir umas quantas surpresas pelo caminho.
O jogo apresenta uma fusão de 3D com old school, utilizando uma arte mais pixelizada com profundidade no background. Apesar do movimento ser todo em 2D, deparei-me a apreciar vezes sem conta o detalhe e a arte dos vários cenários que ia encontrando. É um jogo bastante agradável graficamente, com uma apresentação consistente e bastante limpa. As sprites das personagens são bastante adoráveis, tendo umas animações cómicas e um pouco exageradas por vezes.

A evolução de New Nevaeh
Um dos conceitos principais que funciona como base para a jogabilidade são os stamps. À medida que vais avançando na história e completando side quests, irás receber estes carimbos, que te irá dar a capacidade de adquirir certos prémios como recursos ou até equipamento específico. À medida que vais recebendo os carimbos, também ajudas os vários habitantes de New Nevaeh com os seus problemas, e também com a possibilidade de construir ou evoluir uma das várias lojas, como um weaponsmith e um armorsmith, que podem melhorar o teu equipamento.
Devido à importância destes upgrades para a vila, irás passar maior parte do jogo a falar com um NPC na vila, sair para uma das zonas exteriores para completar a quest, e voltar ao NPC em questão para receberes o stamp, experiência, dinheiro, e também uma nova loja ou um stock adicional. Maior parte das quests limitam-se a ser fetch quests, onde vais buscar uma série de materiais, tanto de recursos como pedras e metais, ou mesmo de alguns inimigos. Isto é bastante comum durante toda a duração do jogo, com a exceção da história, que geralmente envolve explorares uma área nova, que depois irá ficar desbloqueada para o efeito de novas side quests.
Penso que este é um dos aspetos mais interessantes do jogo, com uma grande satisfação sentida pelo jogador à medida que a vila vai crescendo, ganhando população e edifícios novos.

Falando agora de outra das principais mecânicas do jogo, temos o combate, que se baseia em utilizar as habilidades únicas de cada personagem e também usar o teu grupo de forma dinâmica para combinar ataques de forma a derrotar os inimigos eficazmente.
É um sistema de combate que aparenta ser bastante simples ao início, cada personagem tem um salto e um combo básico de ataques normais, mas quando juntas as habilidades e os link attacks, o sistema ganha um pouco de complexidade necessária para se tornar divertido.
Como já referi, cada personagem tem uma habilidade especial, como o dash e o duplo salto da CJ, ou um outro membro que move-se mais lento, mas consegue bloquear ataques e carregar um salto, de modo a saltar bastante alto. Estas habilidades especiais servem para ajudar tanto no combate como na exploração, sendo que certas habilidades são melhores para certas situações.

Se quiseres dar uma boa dose de dano num ou vários inimigos, terás de te habituar aos link attacks. Há um botão dedicado para o ataque de cada personagem, fazendo com que para trocar de personagem seja apenas preciso tocar no botão relativo à personagem que queres usar. Os link attacks funcionam como uma espécie de um combo, onde cada personagem faz um ataque de cada vez, ou seja, se atacares com a CJ primeiro, podes tocar no botão de outra personagem para fazer um ataque especial que dá bastante dano e também atinge uma área maior. Estes ataques são consecutivos, sendo possível fazer vários de seguida num combo, e são extremamente gratificantes de fazer, pois são acompanhados com um efeito de impacto bastante forte e também com um aviso sonoro bastante óbvio.
Uma das surpresas que senti foi a variedade dos bosses. Temos aqui bosses com padrões e ataques telegrafados, não sendo muito desafiantes, mas bastante satisfatórios de derrotar. Temos por exemplo uma árvore grande com uma minhoca dentro dela, onde tens de evitar os ataques dela e aproveitar as aberturas quando a minhoca é exposta para fazer o máximo de dano possível.
No que toca à exploração, temos aqui uma inspiração em metroidvania, onde tens de desbloquear certas habilidades para poderes desbloquear áreas novas. Felizmente, o jogo tem uma variedade surpreendente de cenários, com florestas, uma gruta de minério e até umas ruínas, todas com uma navegação bastante simples e um bom platforming pelo caminho, escondendo até tesouros em alguns cantos onde terás de usar as habilidades das tuas personagens em combinação para os poderes atingir. A exploração é também bastante natural e rápida, com bastantes pontos de fast travel que facilitam as idas e voltas à vila.

Música que vende o ambiente
A música de Eiyuden Chronicle: Rising tem um efeito bastante especial em mim. Em parte, não há aqui nada muito fora do comum, mas tal como a sua arte, temos uma consistência que é de admirar. Um dos temas que mais me marcou foi o da vila, com o uso de uma melodia simples num xilofone acrescentada aos pequenos toques da percussão. É um OST que sem dúvida se encaixa perfeitamente na situação, e mostra a capacidade de cooperação e coesão da equipa.
New Nevaeh já está a aceitar visitas na Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e PC na Steam, GOG, Epic Games Store e Game Pass.
Acrescento um agradecimento à 505 Games por nos ter cedido um código para análise.