Como se dúvidas existissem de que Kirby é uma das personagens mais acarinhadas pela Nintendo, logo a seguir ao Mario! Para além de uma franquia principal, inúmeros são os jogos com que somos agraciados praticamente todos os anos, sem falar nos aniversários (assunto já algo mais delicado para o que toca ao nosso Link), eis que chega à mesa mais um delicioso menu para os fãs gulosos de Kirby! De joy-con na mão fomos então mordiscar este novo título na Nintendo Switch, mas será que ficámos cheios?

Não há outra forma de pôr isto: estás a ver Fall Guys? O famoso jogo online multiplayer onde corremos como feijãozinhos por percursos repletos de obstáculos, contra condições adversas, físicas, e dezenas de adversários ao mesmo tempo que nós? Okay, Kirby’s Dream Buffet parte dos mesmos conceitos e aplica a Fall Guys uma nova roupagem, onde todo o mínimo detalhe é feito de comida, sendo o objectivo do nosso personagem chegar ao fim das várias fases e sermos o Kirby que mais pesa na balança com todas as frutas que comemos pelo caminho. 

Vamos por partes: voltando a destacar os detalhes destes percursos, é de referir a criatividade com que construíram todo um imaginário que me enche os níveis de glicose só de olhar para o ecrã. Pontes feitas de bolachinhas, tartes, hambúrgueres, pickles e tudo aquilo que é mau para a nossa saúde, mas que nós adoramos e tal como o Kirby, aspiramos para as nossas barriguinhas uma vez por outra.

Mas indo mais afundo, é de notar este detalhe na mensagem da Nintendo: apesar de toda esta gulodice, Kirby não come uma única porcaria ao longo da pista, apenas se alimentando das frutas mais saudáveis que encontramos pelo caminho. Ora se observarmos com atenção, pode até parecer que estamos a comer morangos com chantilly, mas num olhar mais atento é de repararmos que estamos constantemente a comer apenas a fruta e a deixar um donut de espuma branca no chão por onde passamos, intocado. O que me levanta sérias questões sobre que tipo de psicopata é que perante uma sobremesa destas consegue só comer o morango e descartar completamente o chantilly

A Prova do crime!

À parte destas frutas que vamos consumindo em todos os modos de jogo, é de destacar o elemento que distingue Kirby’s Dream Buffet de um Fall Guys, e que tão bem marca o ADN desta propriedade: os power-ups. Neste jogo, qual uma corrida de Mario Kart, temos de estar atentos à colocação de caixinhas feitas de bolacha que, ao partirmos, nos atribuem power-ups aleatórios inspirados nos famosos poderes que Kirby absorve dos seus inimigos nos jogos mais core da franquia. Estes permitem-nos rolar velozes e gulosos pelo percurso como um donut, ou ativar um redemoinho que atrai para nós as frutas circundantes. Podemos também ficar gelatinosos que nem um flubber e conseguirmos uma vantagem de aderência ao piso, ou se nos calhar algo mais picante, sermos engolidos numa bola de fogo e darmos umas valentes cabeçadas nos nossos concorrentes. Claro que temos mais power-ups para além destes, mas ficam para tua deliciosa descoberta!

Para dificultar um pouco a nossa corrida, temos obstáculos a transpor, como barreiras feitas de bolachas mais rijas que temos de partir à cabeçada, muros de gelatina que temos de trepar, e até gemas de ovo que são belas plataformas de salto! Além destes obstáculos maioritariamente obrigatórios de cruzares, tens também caminhos secundários que te convidam a ousares ser mais cuidadoso em pontes giratórias que poderão dar-te uma vantagem na corrida, mas que se caires para o nível da pista normal, terás de te recuperar e esforçar para não seres rapidamente ultrapassado.

Eu na vida..

Agora que já tens uma boa ideia dos desafios das pistas, sabe que também podes contar com vários modos de mini-jogos que intercalam estas corridas no modo Grand Prix. Estes mini-jogos são sobretudo para te desafiarem a, dentro de uma pequena arena onde todos os jogadores são colocados ao molho, tentares comer o máximo número de frutas que vão caindo, bem como sobreviveres às garras que tentam sucessivamente apanhar kirbys para os lançar para fora do campo, ou aos ataques dos teus oponentes com power-ups. Atenção que sempre que caíres da arena, perdes uma boa dose de morangos e o teu kirby pode ficar mais magrinho! Lembra-te que conforme mais frutas ingerirmos, mais gordinho e pesado o Kirby irá fica, o que dá uma certa vantagem relativa a oponentes mais pequenos e fracos.

Já que mencionei as pistas e os mini-jogos, é agora chegado o momento de dizer que é difícil ao fim de umas partidas não achar tudo muito suis generis. Para mim a parte mais fraca do jogo, é pensar que todo ele é apenas este modo Grand Prix, embora possa ser desmontado em mini-modos de jogo, onde decides se queres corrida, se queres arena, mas onde todo o cenário é muito repetitivo. Em tudo são muito semelhante de umas corridas paras outras quando estão dentro do mesmo tema, o que passa a sensação de ser sempre mais do mesmo.

Não é como um Mario Kart onde toda a pista tem um visual refrescante e dinâmico ao longo do percurso. Não é como um Fall Guys onde cada pista tem zonas elementos exclusivos e muito característicos, que ajudam a distinguir várias partes do percurso. Ao fim de poucas horas de jogo, já estarás bastante enjoado, apesar de as recompensas que ganhas com o fim de cada sessão serem algo atraentes.

Ao final de cada level up, e até mesmo pelo meio do teu progresso na subida de nível, vais receber diferentes tipos de itens para adicionares às tuas coleções. Quer seja o desbloqueio de músicas de outros jogos da franquia, quer sejam bolachinhas com imagens que também fazem referência a outras aventuras desta bolinha cor-de-rosa, nada se compara a receberes uma nova skin para o teu Kirby, e até uma nova paleta de cores!

Claro está, que Kirby’s Dream Buffet não poderia ser só um jogo a solo, e até dois jogadores na mesma Nintendo Switch podem partir nestas corridas, mas se estivermos a falar em online… bem, por muitas vezes que tenha tentado aceder por horas ao jogo, nem uma única vez tive a sorte de encontrar um jogador real para competir comigo. Quando se dá este caso, és colocado contra mais bots que preenchem os lugares dos jogadores, e é como se estivesses a jogar o modo solo. 

Falando do multiplayer local, que é a forma mais divertida de jogar Kirby’s Dream Buffet, é de referir as perdas de performance que já acontecem por si no modo a solo, não só com drop frames mas freezes que não são incomuns e deixam a desejar. A palavra chave chega mesmo a ser: irritar, por não conseguires uma performance de jogo ao nível da acção e adrenalina que o mesmo te desperta.

Kirby’s Dream Buffet já está disponível para a família de consolas Nintendo Switch.

CONCLUSÃO
Diabetes
5.5
Joana Sousa
Apaixonada pelo mundo do cinema e dos videojogos. A ficção agarrou-me e não me largou mais! A vida levou-me pelo caminho da Pós-Produção, do Marketing e da organização de Eventos de cultura pop, mas o meu tempo livre, dedico-o a ti e à Squared Potato.
kirbys-dream-buffet-analiseKirby’s Dream Buffet dói na performance de uma forma que nenhuma propriedade intelectual da Nintendo deveria de doer num produto exclusivamente desenhado para a consola da sua empresa-mãe. O jogo, apesar ir buscar muita inspiração a Fall Guys, consegue sentir-se limitado em conteúdo, e em poucas horas de jogo já nos sentimos enjoados de todas as partidas serem muito semelhantes.