Super Mario Party Jamboree é certamente um dos, senão o melhor Mario Party que alguma vez viveu numa consola Nintendo. Com uma grande seleção de mini-jogos que utilizam tanto os tradicionais botões de comando como os mais avançados movimentos dos Joy-Con, velhos e novos tabuleiros de jogo e ainda os novos Jamboree Buddies que mudam o jogo, este jogo tornou-se num dos jogos de mais destaque da Nintendo Switch.

Com este sucesso, e com o lançamento da nova Nintendo Switch 2, eis que Super Mario Party Jamboree ganha não só uma versão melhorada para a Nintendo Switch 2, correndo agora a uma resolução de 1440p em Dock e 1080p em modo portátil, como também uma nova expansão do seu jogo, chamada de Jamboree TV!

20 novos mini-jogos

Nesta nova expansão, temos direito a 20 novos mini-jogos, que dão uso exclusivo às capacidades dos Joy-Con 2, microfone e à câmara. Estamos a falar de 14 mini-jogos dedicados ao uso do modo rato, 3 para uso do microfone da consola e 3 para uso da câmara externa que.

No geral, gostei de maior parte deles, querendo destacar alguns, como o dos dominós, em que temos que colocar uma sequência destes de forma a chegar até ao outro lado, isto fazendo uso não só do rato mas da capacidade de rodares o mesmo para colocar os domínios no ângulo que necessário para continuar a sequência.

Já o outro foi a pintura explosiva, em que cada jogador deve pintar vários Bob-bombas com um spray, sendo que quando a tinta acabasse, deve levantar o Joy-Con 2 e agitar como se fosse uma lata de tinta de verdade, sentindo até mesmo a tal esfera de metal da lata, simulada através dos novos motores de vibração do comando.

Contudo, se não tens uma câmara, podes excluir logo 3 dos mini-jogos e contar efetivamente com 17 mini-jogos. Aliás, se poderas jogar Jamboree TV com 4 jogadores, não te esqueças que precisarás de investir em mais um par de Joy-Con 2 para que todos possam jogar os mini-jogos com o modo rato. Já começas a ver as barreiras a surgirem não é verdade?

Uma expansão isolada do original

Logo quando entramos no jogo, somos abordados com um menu, em que selecionamos se queremos correr o jogo normal ou a nova expansão Jamboree TV. Ora aqui percebemos logo que, mesmo tratando-se de uma expansão, esta corre separadamente do jogo original. Isto pode estar relacionado com o facto de o jogo ainda poder ser jogado numa consola Nintendo Switch, o que poderia ocorrer algum erro caso ambas as funcionalidades exclusivas da Nintendo Switch 2 se misturassem. Continuando…

Em Jamboree TV temos 4 modos de jogo: Mario Party, Show do Bowser e Montanha de Diversão e o Modo livre.

Mario Party

No modo de Mario Party temos o mesmo conceito do original, porém, com algumas novas adições. E claro que estas são a inclusão dos novos mini-jogos exclusivos da Nintendo Switch 2. Já nas regras, temos agora duas novas. A primeira é para os que desejam terminar os jogos mais rapidamente, pois este só possui 5 rondas entre todos. Se há algo que antes me incomodava era não poder fazer jogos mais curtos, e com esta nova regra esse inconveniente ficou agora resolvido!

Se também és dos que não gosta de jogar sozinho, agora temos também a possibilidade de jogar em equipas de 2, sendo as moedas, itens e estrelas partilhadas entre os membros da equipa. Aqui determinadas ações de um afetam a equipa, o que exige mais cautela e comunicação nos momentos mais decisivos.

No que toca a tabuleiros novos, é com tristeza que confirmo que não há nenhum adicional, para além dos já existentes no jogo base. Juntando à tristeza, também não há novas personagens a juntar-se à festa.

Uma das coisas interessantes de jogar neste modo é que podes ligar uma câmara compatível com a Nintendo Switch 2, podendo tu e os outros jogadores aparecerem na TV como os participantes do jogo. Isto é tão cómico quando podemos ver diretamente as nossas reações no jogo quando algo inesperado acontece! Infelizmente gostaria de poder-te mostrar as minhas reações, mas a consola impede a captura de ecrã enquanto estamos com as caras exibidas no ecrã.

Montanha de Diversão

Este modo é o meu destaque pessoal, onde dois jogadores entram numa das 5 Montanhas Russas, tendo em conjunto de acertar em vários inimigos que vão surgindo, num tempo limite, utilizando o modo rato do Joy-Con 2.

Entre fases, ambos entram em minijogos, tendo que conquistar a melhor pontuação possível, para aumentar mais o tempo do relógio, sendo que no final, temos à nossa espera um Boss que nos desafia a clicar feito loucos para o derrotar.

Como toque extra, no final podemos ver a nossa foto a descer pela montanha Russa, tal como num parque de diversões real.

Show do Bowser

Por último temos o mais estranho modo de jogo desta expansão, o Show do Bowser! Neste, duas equipas de 2 jogadores têm que enfrentar-se, jogando minijogos que fazem uso do microfone e (caso possuas) da câmara. Caso possuas esta última, tu e os outros jogadores aparecem no jogo, com o fundo recortado para se integrarem o máximo possível com o cenário de jogo.

Grita “Já” para fazer avançar um carro o mais próximo possível de Bowser, bate palmas ao ritmo da música ou bate o máximo número de vezes no Bloco ? para saírem vitoriosos contra a outra equipa. Para comparação, estes jogos lembraram-me muito o tipo de jogos da era dos jogos do EyeToy e Kinect.

São 3 curtas rondas, compostas por 2 mini-jogos e no final um desafio de gritar o mais alto e abanar o máximo possível para obter o melhor resultado. Este último, sem sombra de dúvida é para alguém que: 1- vive no campo isolado da humanidade; 2- Não se importa com os vizinhos ou 3- Quer praticar os festejos do Réveillon mais cedo. Resumidamente, Show do Bowser é o modo mais barulhento desta expansão, pelo que deverás mostrar prudência na altura que decidires jogar este modo no local onde te encontras.

Jogo Livre

Neste último modo, como o próprio nome sugere, é possível jogar qualquer mini-jogo presente em Super Mario Party Jamboree, incluindo os 20 novos desta expansão. Este curto modo serve perfeitamente para treinar sozinho ou com alguém alguns mini-jogos que ainda não tenha dominado.

Modo Online com Game Share

Seguindo a moda, temos agora a funcionalidade Game Share, que permite qualquer um, sem o jogo original, poder participar no jogo, com uma Nintendo Switch 2 ou até mesmo com a Nintendo Switch original. Porém, esta “partilha” está limitada a um mapa (Floresta do Mega Wiggler), bem como um pacote limitado de 30 mini-jogos destacados para a funcionalidade. Para piorar, o Game Share deste jogo apenas poderá ser feito localmente e em modo portátil, ficando de fora a partilha online. Por isso se pensavas jogar Super Mario Jamboree com algum amigo do outro lado do mundo podes riscar da lista essa possibilidade.

Concluindo, penso que Super Mario Party Jamboree TV serve mais com um pequeno incremento à diversão já presente do jogo original. Não estás a perder muito em passares ao lado desta compra de 19,99€, mas também não seria o pior investimento do ano se o adquirires, para dar um outro dinamismo ao jogo nas sessões de jogo com os teus amigos e família.

Super Mario Party Jamboree TV já se encontra disponível tanto como pack completo com o jogo original, como a expansão em separado, caso já possuas o jogo original.

CONCLUSÃO
Bom
7
Bruno Dores
Um fanático por Nintendo, de nome "Nintendista", que procura mostrar ao mundo o lado mágico da empresa que o acompanhou durante toda a vida.
super-mario-party-jamboree-tv-analiseSuper Mario Party Jamboree TV veio acrescentar mais alguns conteúdos ao já espetacular jogo base. Com 20 minijogos a fazerem uso das novas capacidades da Nintendo Switch 2, juntamente com dois modos de jogo que oferecem mais um pouco de diversão, penso que esta expansão é destinada aos verdadeiros fãs que procuram ter a experiência completa e atualizada de Super Mario Party Jamboree.