Como imaginarias que seria ver o teu animal de estimação outra vez? My Little Puppy mostra exatamente isso. É uma montanha-russa de emoções neste novo jogo dos Dreamotion, que te dá essa possibilidade de sentires o que seria poderes ver o teu melhor amigo mais uma vez e de poderes ver o destino dos cães, que mesmo não existindo um lugar para eles no mundo dos vivos, encontraram uma paragem de tranquilidade do outro lado do arco-íris. Com inúmeras análises positivas e com os prémios Indie Live Expo 2025 e OTK Games Expo 2025, vamos explorar o outro universo onde residem estes animais e os seus donos.

O jogo começa com Bong-gu, o Welsh Corgi, que reside no paraíso dos cães em conjunto com outros cães e os seus respetivos donos. Alguns ainda a aguardar a chegada do seu dono, como era o caso do Bong-gu. Comiam, brincavam, dormiam e vinham dar as boas vindas a quem ia chegando ao paraíso (cão ou pessoa).

Com o olfato apurado dos cães, chega um dia que Bong-gu parece-lhe chegar um cheiro conhecido e característico do dono dele, o que o leva numa aventura à sua procura. Ele ajuda muitas pessoas e animais durante o seu percurso, mas estes, até ao fim, também o auxiliam no reencontro com a pessoa que ele tanto procurava.

Durante a sua viagem nesta realidade nova, Bong-gu vai-se recordando das suas memórias quando era vivo e ele próprio não é capaz de não ajudar os outros, sabendo de antemão a sensação de ser abandonado e o quão gratificante é encontrar uma família que o adorava. Mas esta sensação também acaba por aumentar, ainda mais, a vontade de ele querer encontrar o dono, puxando os limites da sua capacidade e passando por situações arriscadas, única e exclusivamente para recuperar o que ele tinha perdido há tantos anos: a pessoa que amava incondicionalmente.

Para quem já tenha tido um animal, nomeadamente um cão (para ser mais emotivo), é muito díficil não ficarmos empáticos pelas personagens e não sentirmos as mesmas emoções que projetam nos cutscenes. É quase como jogar um sonho que todos queríamos que fosse realidade.

My Little Puppy é story-based, com um objetivo claro e com alguns desafios pelo meio, mas de dificuldade muito acessível. O propósito não é complicar, é mesmo conseguires chegar ao teu destino final. Mesmo assim, com os imprevistos todos que podes apanhar pelo caminho, demorei 5h para terminar tudo. Entre muitos saltos, fugir e esconder de monstros do além, vens a descobrir a realidade de muitos animais e da perspetiva de pessoas, sobre a dificuldade que é tratar de animais a morrer e de ter de eutanasiar animais que, o único problema que criaram, foi não ter ninguém que os adotasse. É um jogo muito vibrante a nível de cores e tens ambientes diferentes por onde passas e deixas a tua marca. O soundtrack junta tudo – algo saído de uma orquestra, o que dificulta ainda mais não ficar emocionalmente acabada. Se no final achaste que pode ter ficado a faltar algo, podes fazer um capítulo específico, não sendo necessário passar pelo jogo todo do início ao fim.

É, sem dúvida, um jogo com uma mensagem pesada, mas real. E conseguiram capturar a essência de amar um animal de uma maneira inexplicável. Se consegues, ou gostarias de ver-te no papel das personagens, é meio caminho andado para ser um jogo que vale mesmo a pena experimentar, nem que seja para ajudar no processo de luto, porque queres sempre acreditar que há uma possibilidade de os ver outra vez.

My Little Puppy foi lançado a 7 de novembro de 2025 para a plataforma Steam, com possibilidade de jogares com teclado ou comando (tem full controller support).

Dreamotion tem outros jogos lançados, diferentes deste, como Road to Valor: World War II (2019), Road to Valor: Empires (2022), Ronin: O Último Samurai e GunStrider: Tap Strike, disponíveis para instalar no Google Play e App Store.

CONCLUSÃO
Emocional
9
my-little-puppy-analiseSe queres chorar, voltar a sentir a presença daquele que já esteve uma vez presente na tua vida, e reviver memórias nostálgicas que possivelmente já te esqueceste, este jogo é ideal para ti. E mesmo que nunca tenhas tido um animal de estimação, mas se quiseres sentir a emoção que é ter, é igualmente recomendável.