A arena da chacina está prestes a abrir em Gorn 2, a sequela do primeiro jogo publicado pela Devolver Digital, Gorn, que alcançou o sucesso nas várias plataformas de jogo em realidade virtual. Com mais arenas, armadilhas, armas, guerreiros e bosses, este “upgrade” promete deixar-te preso na arena de batalha por várias horas enquanto tomas banho no sangue inimigo! Curioso? Então espreita aqui em baixo o trailer oficial do jogo:
Ainda que Gorn 2 não possua uma data de lançamento oficial, tive a oportunidade de experimentar a Demo, que me foi facultada pela Devolver Digital, e ter uma primeira impressão do que se avizinha. Nesta demo, fui desafiado a competir em 3 níveis diferentes. Em cada um destes níveis foram apresentados alguns inimigos e mecânicas diferentes, sendo este no mínimo interessantes. Estes vêm em várias hordas, incrementando a dificuldade à medida que uma delas termina. Em particular, posso destacar alguns inimigos, como as galinhas, que apanharam-me de surpresa quando, literalmente, começaram a disparar ovos pelo rabo! Um ataque realmente perigoso, principalmente quando não estamos atentos. Outra mecânica muito curiosa foi quando fui encolhido por uma poção, ficando à mercê dos inimigos. Para reverter esta “maldição”, tive que derrotar os inimigos, cozinhá-los no fogo e consumir a sua carne para crescer novamente! Isto ao ponto de acabares por consumir carne de guerreiro suficiente para virares o jogo e tornares-te num gigante, destruindo tudo o que te faça frente! Parece algo perturbador quando lês isto, mas acredita que isto não é nada tão explícito! É tudo realizado de uma maneira simples e cómica!

Durante a minha sessão de jogo, tive também a oportunidade de experimentar uma parte das 35 armas que Gorn 2 albergará no seu lançamento. Facas, Katanas, Machados, Espadas gigantes, Arcos e flechas, há uma miriade de maneiras de acabar com os inimigos, com as armas que vais adquirindo dos seus corpos, ou simplesmente atraí-los para as várias armadilhas instaladas nas arenas. É certamente um jogo para descarregares algum stress do dia-a-dia. Cortar membros, esmagar cabeças ou até empalar inimigos são práticas comuns na arena, que podem ser executadas de maneiras parvas, sacando um sorriso a cada vitória enquanto somos banhados com o sangue do inimigo.
Se há algo que me deixou um pouco desiludido foi o AI dos inimigos. Em alguns casos, eu simplesmente colocava-me afastado da arena ficando um poço de lava entre mim e os inimigos. Estes simplesmente dirigiam-se para o poço de lava sem o contornarem, como se fossem seres sem cérebro, tirando a experiência de os chacinar com as minhas próprias mãos. Em defesa de Gorn 2, estamos a falar de uma Demo e não de um produto final, sendo que ainda há espaço e tempo para melhorias, mas não pude deixar de destacar este pormenor menos positivo.

Ainda que não esteja presente na demo, o jogo promete ainda um modo sem fim (Endless Mode), onde é possível derrotar hordas de inimigos sem fim. Além disto, há confirmação de um modo personalizado (Custom Mode) onde será possível criar os próprios níveis e partilhá-los com outros jogadores que procurem novos desafios. Esta será uma grande forma de prolongar a rejogabilidade e interesse no jogo.
No que toca ao departamento visual, Gorn 2 mostra-se polido, com visuais cartunescos, que convertem o Gore do jogo em algo menos impactante. Com esta direção artística, debato-me se o jogo realmente devia manter a estrição de idade para 18+ que tem atualmente definida. Já na performance também não desiludiu, tendo utilizado a combinação do Headset VR Meta Quest 3 e do o Metal Quest Link para executar o jogo a partir da Steam VR. Com a minha já velhinha NVIDIA RTX 2070 SUPER, a experiência foi estável e com poucos ou nenhuns entraves pelo caminho.

Em conclusão, Gorn 2 será um dos títulos VR de destaque para 2025 que não vais querer perder. Por isso fica atento e coloca o jogo na tua lista de desejos da Steam VR, Meta Quest e/ou PSVR2
Um agradecimento especial à Devolver Digital pela cedência de uma cópia para análise na plataforma Steam VR.