Quando tens uma missão para deter o diabo no Inferno, com uma caçadeira e uma pistola nas mãos, qual seria o melhor plano de ataque? Se estás a pensar em utilizar a caçadeira como meio de transporte para saltos e dashes cheios de ação e a pistola para atingir quem se atreve a tentar impedir o teu caminho, eis que hoje trago um jogo perfeito para vocês.
Apresento-vos Shotgun Cop Man, uma premissa cómica com uma jogabilidade intensa e bastante inspirada nas arcadas. Vindo do criador de My Friend Pedro, Shotgun Cop Man veio trazer mais uma dose cheia de ação aos tiros em 2D, e uma diversão praticamente instantânea.
Simples e eficaz, com um foco óbvio na jogabilidade
A premissa de Shotgun Cop Man é simples: tomamos o papel do Shotgun Cop Man, que se dirigiu para o Inferno com apenas um único objetivo: deter o Satanás. Para realizar o seu objetivo de extrema dificuldade e importância, Shotgun Cop Man decide levar reforços, trazendo consigo tudo aquilo que precisa para poder passar, literalmente, pelo Inferno: uma caçadeira e uma pistola.
A premissa básica também se estende para os visuais, com o jogo a focar-se numa dupla de cores – preto e vermelho – para todos os aspetos visuais dos níveis e inimigos, sendo estes visualmente descomplicados e fáceis de discernir, facilitando a experiência visual, mesmo quando o jogador se move bastante rápido pelos níveis. Esta uniformidade também é acompanhada por detalhes acessíveis, com os cenários a abdicarem de detalhe geral e focando-se em formas claras, sendo praticamente quase como silhuetas.
Os inimigos já usufruem de um pouco mais de detalhe, de modo a poder-se diferenciar os tipos de inimigos. Mas, geralmente, estes detalhes são óbvios, fazendo com que seja imediatamente perceptível para o jogador.
A simplicidade tem o óbvio objetivo de servir a jogabilidade, e é, sem dúvida, uma boa direção artística, considerando que Shotgun Cop Man encoraja o jogador a terminar os níveis com uma execução rápida e praticamente perfeita. A facilidade de discernir os inimigos e os objetos de importância no cenário são aspetos naturalmente prioritários, fazendo com que o jogador usufrua de uma experiência visual confortável e pouco cansativa.

Um arsenal variado para uma ação frenética
Shotgun Cop Man é um jogo com uma base muito direta: tens níveis curtos com um caminho linear, onde tens de passar por vários obstáculos como inimigos e armadilhas até chegar ao final. A forma como completas o nível envolve a aprendizagem do mesmo, juntamente com reações rápidas do jogador.
Os inimigos, geralmente, são comuns, disparando na tua direção com as suas armas e projetéis, juntamente com outros inimigos especiais que podem ir a voar na tua direção. Ao levares dano, quer seja de um inimigo ou armadilha, o teu corpo separa-se do teu coração, e terás de o apanhar rapidamente para poderes continuar o nível. Se levares dano antes de apanhares o teu coração novamente, morres e terás de recomeçar o nível.
Para te ajudar a tratar dos inimigos de forma mais eficaz, à medida que avanças nos níveis e matas inimigos, irás encontrar várias armas que irão substituir a pistola da personagem. Há umas dezenas de armas disponíveis para utilizar, desde metralhadoras e caçadeiras (sim, podes ter duas caçadeiras, essencialmente), e também algumas armas mais criativas, como uma arma que lança várias balas que fazem ricochete em qualquer superfície, resultando num ecrã caótico com a quantidade de projetéis descontrolados.

Estas armas também irão ajudar no movimento da personagem, sendo esta a grande mecânica única de Shotgun Cop Man. A tua caçadeira inicial pode servir para matar inimigos, mas a sua capacidade mais importante é de movimento. Ao disparares esta caçadeira, a personagem é propulsionada com bastante inércia na direção oposta ao tiro, sendo possível fazer isso três vezes antes de voltar a aterrar no chão.
A tua arma principal também te dá algum movimento, mas este é bem mais fraco, sendo apenas um pequeno salto, ou, caso estejas no ar, a capacidade de te manteres a flutuar no ar enquanto tiveres balas no carregador. Se quiseres carregar as armas, terás de aterrar em qualquer superfície.
Este movimento é o teu melhor amigo no que toca a navegação e na tua capacidade para poderes ultrapassar as várias armadilhas que o jogo te apresenta. Estas armadilhas vão desde algo simples como serras que giram numa plataforma, a lasers que terás de desativar ou alternar com interruptores posicionados em ângulos criativos. Há mais armadilhas e obstáculos espalhados nos vários níveis, mas irei deixar surpresa para quem for jogar. Cada mundo, geralmente, foca-se em um ou dois destes aspetos, dando uma espécie de identidade a cada “capítulo”, juntamente com uma variedade que ajuda Shotgun Cop Man a manter-se fresco durante toda a sua duração.
No final de cada mundo, tens um boss que terás de derrotar, sendo estes bastante tradicionais e inspirados nos jogos de ação 2D dos anos 80/90. Cada boss tem um padrão de ataques distintos que terás de te adaptar, reagindo e aproveitando todas as janelas de dano para poderes derrotar o boss da forma mais eficaz e rápida.

No final de cada nível, irás ter um ecrã de pontuação, onde és pontuado pelo número de inimigos mortos, o tempo que demoraste e se levaste dano, se conseguires passar os níveis sem levar dano, com todos os inimigos mortos e dentro de um certo tempo limite, recebes a pontuação completa.
Shotgun Cop Man apresenta uma mestria em game design de um nível bastante elevado, sendo que, ao aprenderes as suas mecânicas e os seus níveis, é possível passar o jogo inteiro, praticamente, sem levar dano. O fato de apresentar mecânicas sólidas e concisas entre elas, juntamente com uma excelente facilidade de aprender os níveis e as suas mecânicas, fazem de Shotgun Cop Man um excelente jogo para quem gosta de passar os níveis de forma perfeita.
Uns batuques simples, mas que fazem o seu trabalho
Em termos musicais, Shotgun Cop Man não veio revolucionar nada na indústria. O jogo apresenta uma música bastante básica, com um ritmo consistente com uma percussão simples e monótona, e uma melodia bastante descomplicada – quase que até é inexistente, devido a aparecer com alguma raridade. De qualquer forma, a música é o aspeto menos importante da experiência e, sem dúvida, faz o seu trabalho de preencher o espaço sonoro de Shotgun Cop Man.
Um agradecimento especial à Cosmocover pela cedência de uma cópia digital para análise na STEAM.