Stellar Blade foi um jogo que me impressionou bastante. Com a sua jogabilidade focada e uma filosofia de design bastante semelhante à geração da Playstation 2, este jogo de ação demonstrou que, por vezes, a melhor fórmula para o sucesso é aquela que não tenta fazer tudo ao mesmo tempo, e também não tenta exceder-se do que consegue fazer.

Hoje trago-vos a aguardada versão para o PC desta aventura pós apocalíptica. Juntamente com a minha opinião do DLC da Goddess of Victory: Nikke, um pacote de conteúdo adicional pago que foi lançado simultaneamente com esta versão. Esta análise irá ser maioritariamente técnica, pelo que quem tiver interesse em ler uma análise mais detalhada do jogo base e do DLC do Nier: Automata, têm os 2 artigos disponíveis no site.

Um exemplo modesto

Antes de tudo, para efeitos de definir uma base em que a análise foi escrita, indico-vos o PC onde testei e joguei esta versão:

  • CPU: Intel i5 13600KF
  • RAM: 32 GB DDR4
  • GPU: AMD Radeon RX 9070 XT
  • Disco: NVME – Western Digital WD_BLACK SN850X

Em termos de opções e características gerais desta versão, temos aqui boas notícias, com uma série de adições que já deveriam ser o standard da plataforma. Primeiro de tudo, independentemente da resolução que uses para jogar, é quase certo que o jogo irá conseguir ser renderizado pelo ecrã inteiro, com suporte para ultrawide, especificando até suporte para ambos os rácios de 21:9 e 32:9. Em termos de periféricos, temos o rato e teclado, os comandos de xinput (como os da Xbox) e também suporte total para o Dualsense da Playstation 5, juntamente com suporte para os gatilhos e a vibração háptica do mesmo. Os controlos também são completamente personalizáveis, sendo fácil de configurares a jogabilidade de uma forma confortável.

Em termos de opções gráficas, temos um menu bastante simples, mas eficaz. O menu apresenta opções bastante básicas, desde texturas, sombras, ambient occlusion e anti-aliasing, sendo possível a utilização tanto do DLSS da Nvidia como o FSR da AMD. Apesar da simplicidade, o menu de opções é claro e também inclui informação aproximada do uso de VRAM, o que sem dúvida é bem vindo.

Assim que iniciei o jogo, coloquei-o em 4K nativos, com as definições no preset máximo (apenas retira as texturas do cenário em 4K, pois nesta resolução elas são extremamente pesadas na VRAM), e iniciei o jogo. Algo que foi aparente de imediato, foi a falta de soluços constantes que costumam estar presentes em jogos do Unreal Engine. E, surpreendentemente, a 4K nativos, estava a ter constantemente uma taxa de fotogramas bem acima dos 60 fps, estando geralmente entre os 80-120 fps. Esta taxa, em algumas situações do jogo, pode descer para algo mais próximo dos 60 fps, mas 95% ou mais da minha experiência foi extremamente estável e fluída.

Definitivamente é algo raro de se ver, um jogo moderno a correr a 4K nativos num PC bastante competente. Algo que me impressionou foi que os visuais também apresentam-se com uma qualidade excelente, mesmo mantendo a qualidade geral próxima da Playstation 5. As melhorias estão lá, definitivamente, mas são deveras subtis.

O quer temos aqui é algo tão sólido que nem há muito mais que falar. Algo que poderia talvez ser melhor seria a adição de imagens ou a possibilidade de podermos visualizar as diferenças entre opções gráficas em tempo real enquanto as estamos a alterar nos menus. Também poderiam haver algumas definições mais específicas e robustas, com melhorias mais óbvias. No final, estas mudanças e adições são mínimas, e não são a definição de um produto inferior. O que temos aqui é uma versão para o PC exemplar, que não só corre bem, como consegue correr sem a quase obrigação do uso de técnicas de reconstrução ou problemas comuns como os constantes soluços.

Uma parceria interna

Juntamente com a versão do PC também chegou o segundo pacote de conteúdo pago do jogo, obviamente também disponível para a Playstation 5. Este DLC traz consigo uma série de roupas e cabelos para a Eve, onde irás ter de fazer uma pequena atividade para os adquirires, mas também trouxe algo que me surpreendeu bastante.

Antes de tudo, terás de saber como aceder ao DLC. Sem entrar em muitos spoilers, apenas irás encontrar um “amigo” especial no meio do primeiro mapa mais aberto do jogo. Este amigo irá ser óbvio e fácil de encontrar, pelo que é quase impossível de alguém não conseguir começar as atividades do DLC.

Ao encontrares este amigo, irás também conhecer a Scarlet, uma personagem do Nikke, que te irá pedir para encontrar vários pertences perdidos de outras personagens. Para encontrares estes pertences, terás de interagir com certos drones espalhados pelos mapas abertos, começando uma pequena missão peculiar.

Estas missões são extremamente semelhantes ao Goddess of Victory: Nikke, onde temos a Eve agachada por detrás de objetos com uma carabina, e terás de disparar para vários inimigos no cenário, podendo apenas mover-te entre 3 objetos lateralmente. Os inimigos iram atacar-te e aproximar-te de ti, e terás de os matar rápido e mover-te para os objetos ao lado para evitar dano. No final da missão tens um pequeno boss, que geralmente é derrotado da mesma forma que os restantes inimigos.

Quando acabas uma destas pequenas missões, irás receber algo que te irá deixar comprar uma 2 peças de cosméticos relativos ao Nikke. Existem 5 roupas e 5 penteados para comprar nesta loja, com cada roupa e penteado relativos a uma personagem presente no Nikke. Tenho que admitir que ver a Eve a fazer o que é praticamente um cosplay das personagens de outro jogo da Shift Up é deveras engraçado, especialmente quando os cosméticos apresentam um detalhe e qualidade incríveis. Juntamente com estes cosméticos, também temos alguma música adicional para os camps, onde podes descansar ao som da música de Goddess of Victory: Nikke.

Ao completares as missões todas e desbloqueares os cosméticos todos, irás desbloquear um boss especial. Não irei dizer quem é para deixar a surpresa, mas a qualidade deste boss é verdadeiramente impressionante. O boss é desafiante, com ataques variados e padrões que irão exigir uma boa mestria do sistema de parries do jogo. Esta luta também acontece num dos cenários mais bonitos do jogo, com um excelente uso de cores que definem a intensidade da luta. Não estava à espera de um boss épico num DLC de colaboração como este, mas não só me surpreendeu pela sua qualidade, como também se tornou, na minha opinião, no melhor boss do jogo inteiro.

Agradecemos à Playstation Portugal pela cedência de uma cópia digital para PC.

CONCLUSÃO
Lâmina afiada
9.5
stellar-blade-pc-analiseStellar Blade no PC traz-nos uma versão que desliza por completo. As melhorias modestas não nos traz uma versão muito diferente da Playstation 5, mas a competência técnica que nos é apresentada faz deste um dos melhores ports do ano na raça mestre.