A Oppo tem entrado no mercado Europeu (e português) como uma marca sinónima de qualidade e com preços muito competitivos. Num mercado que tem cada vez menos inovação, como o dos smartphones, as marcas tentam distanciar-se da concorrência através de ofertas ao nível do software, designs arrojados ou características de topo nos seus aparelhos.

O que a Oppo nos oferece com o Reno13 FS, acaba por ser um pouco de tudo isto, num dispositivo de gama média mas que em termos de características não ficará envergonhado frente a marcas “maiores” como Samsung ou Xiaomi.

Dentro deste aparelho, cujas dimensões são de pouco mais de 162mm de altura e 75 de largura (e agora o pormenor interessante de que o dispositivo preto é mais fino que o Azul Luminoso segundo a Oppo) está um processador Snapdragon 6 Gen 1 com 12Gb de Ram e 512Gb de armazenamento, que se acharem pouco poderão aumentar através da introdução de um cartão micro SD na ranhura do segundo cartão SIM. Logo pelas características podemos ver que a Oppo colocou bastante valor no que diz respeito à performance do dia a dia, mas aqui podemos ainda dizer que estas características são utilizadas num ecrã AMOLED de 6.67’’, resolução 1080 x 2400 e 120Hz de refrescamento. Neste mesmo encrã encontramos o sensor de impressões digitais, que apesar de não ser dos mais rápidos, cumpre a sua função. Aqui se calhar o posicionamento está um pouco baixo no ecrã, mas pode ser uma opção pessoak.

Se ainda vos falta mais uma característica para podermos finalizar em grande, então o Oppo Reno 13 FS tem uma bateria de 5800mAh que em carregamento rápido, pode fazê-lo a 45W.

Podemos assumir que no papel a performance do dia a dia deste Oppo é algo que não vamos ter de nos preocupar, seja pela capacidade de multitasking pela generosa quantidade de memória RAM (que pode ser aumentada até 24Gb com a utilização de memória em armazenamento) quer pela longevidade da bateria, ou na fluidez em consumir multimédia com o seu ecrã de refrescamento alto. 

E é isso mesmo que acontece, as características do papel trazem para o mundo real um aparelho que cumpre com todos os seus objectivos, sem engasgos ou qualquer problema em desempenhar as tarefas do dia a dia. Consumir conteúdos neste aparelho é extremamente satisfatório e aqui talvez o factor mais fraco para a multimédia sejam mesmo as colunas, apesar de produzirem em stereo, são facilmente esquecidas em detrimento de uns phones.

Todo este mundo Oppo é-nos trazido através de uma versão Android 15 acompanhado pela versão da Oppo de seu nome Color OS, neste caso na versão 15. Em termos de actualizações a Oppo oferece 3 anos de actualizações para o software (calhou então bem termos recebido uma ao ligar o dispositivo).

Durante o processo de instalação e inicialização do smartphone, passamos os passos normais de qualquer nova configuração, onde poderemos criar lá pelo meio uma conta Oppo.

Não sendo uma versão vanilla do Android, traz consigo muitas customizações feitas pela Oppo que se podem tornar em ferramentas de produtividade, como é o caso da barra lateral de atalhos.

E acaba por ser no sistema operativo o ponto mais negativo deste dispositivo, onde a Oppo coloca um sem número de aplicações pré instaladas que poderiam ser evitadas.

Com tem vindo a ser padrão, também a Oppo faz-se vender nas suas funcionalidades de inteligência artificial através do seu Oppo AI, onde temos o bem conhecido atalho de pesquisa de Circle to Search, mas algumas funcionalidades de manipulação de fotos incluídas na galeria, como remoção de objectos e até criação de movimento em fotos estáticas.

Falta-nos então falar de algo que se tornou cada vez mais um factor diferenciador entre marcas e modelos de smartphones, as câmaras. Aqui se encontra o factor de maior peso que diferenciam este Reno 13 FS de um aparelho de gama média para um aparelho de gama alta. O conjunto de câmaras conta com 3 lentes, uma principal de 50MP, uma ultra wide de 8MP e por fim uma macro de 2MP. Se em características de hardware pelo menos a câmara principal se pode considerar performante, as outras duas lentes acabam por se perderem nas suas funcionalidades. Em fotos com bastante luz os resultados são bastante bons, não comprometendo as cores originais e o foco é bastante bom. O problema está quando a luminosidade baixa, o foco acaba por ser mais difícil de conseguir e a velocidade de disparo acaba por aumentar, obrigando o utilizador a ter muito mais paciência, cuidado e novamente paciência para conseguir bons resultados.

oplus_0

Em termos da câmera frontal esta é de 32MP e cumpre perfeitamente com os seus propósitos, não sendo um influencer activo na produção de conteúdos, diria que a qualidade de fotos e gravação está também adequada a um qualquer smartphone Android.

Outro pormenor engraçado está ligado com as câmaras bastante salientes do aparelho, que não tem medo de ostentar dois grandes círculos pretos na sua traseira numa bossa no canto superior esquerdo. Ora bem, se olharmos atentamente os sensores são menos de metade do tamanho que aparentam ter e isto faz-nos entrar no último ponto da nossa review.

A qualidade de construção de qualquer Oppo é algo que salta à vista, quer seja pelo design arrojado com curvas bastante salientes, quer seja pelo choque, por exemplo, dos sensores das câmaras ou, finalmente, pelos materiais utilizados. Com gorilla glass sobre o ecrã e uma traseira em vidro, todo o aparelho tem um toque, um ar premium, os pormenores de construção não revelam imperfeições, e isto é algo que temos de realmente de enaltecer na forma como a Oppo produz os seus aparelhos.

CONCLUSÃO
Competente!
8.1
oppo-reno13-fs-analiseA Oppo tem aqui um concorrente de peso da gama média de smartphones Android, com uma linha arrojada e diferenciadas da concorrência, com hardware alinhado com a gama de preço, o Reno13 FS é sem dúvida alguma um produto a ter em conta para quem anda à procura de um novo smartphone para uma utilização direcionada ao consumo de conteúdos, o ecrã AMOLED faz com que toda a experiência seja bastante boa. Único ponto negativo será mesmo o Color OS, não só por muitas vezes se esforçar demais e tentar fugir de um Android vanilla, mas por conter todo este bloatware pré instalado que poderia ser evitado.