A Steam Next Fest começou, e a Cosmocover, que agradecemos gentilmente, disponibilizou-nos antecipadamente algumas DEMOS promissores para lançamentos ainda do ano de 2025, jogadas no PC, através da STEAM.

Tivemos acesso a quatro jogos com propostas muito promissoras. Abaixo, vamos falar um pouco deles, de acordo com o que nos foi disponibilizado na demonstração:

Baby Steps

Confesso que este era o título que mais interesse me despertou, e mesmo após finalizar a DEMO, continuo com muitas das mesmas dúvidas de antes. No entanto, deu já para perceber duas coisas interessantes: A Devolver nunca falha nas suas apostas, e imensas risadas são garantidas.

Do pouco que deu para entender, somos Nate, um completo parasita da sociedade, que vive na cave dos pais e pelo que me parece ser, não faz literalmente nada da vida a não ser existir.

A DEMO começa no que penso ser o início do jogo, e imediatamente somos apresentados ao core da experiência: o movimento. O analógico movimenta o nosso personagem, e o L2/R2 (dependendo do comando) é que fazem a magia da locomoção, movimentando cada perna do protagonista. O que começa por ser frustrante nos primeiros passos, rapidamente passa a ser extremamente cómico, e depois de apanhar o jeito à coisa, é um fartote conseguirmos andar uns bons metros prestes a cair, e escapar por um triz.

A narrativa parece acompanhar a leveza da experiência, com momentos completamente non sense e fora da caixa. Infelizmente a DEMO não deu para explorar muito neste quesito, mas o que vimos, convenceu-nos. Aguardamos ansiosamente por mais.


NINJA GAIDEN: Ragebound

Nas mãos da Dotemu, chega-nos o melhor das quatro DEMOS disponibilizados. Ninja Gaiden Ragebound é realmente especial. Desenvolvido pela theGameKitchen, conhecida por Blasphemous, este título promete a fluidez dos jogos modernos, mas com uma estética que prestam homenagem aos originais.

A DEMO deu-nos acesso a algumas fases, e deu a conhecer algumas mecânicas do título, como os golpes, a movimentação, as fases demoníacas de plataformas contra o tempo, e até lutas com chefes de fase. Uma nota extremamente positiva também para a soundtrack disponibilizada da demonstração.

Ninja Gaiden Ragebound foi uma das grandes fontes de inspiração de um dos meus títulos favoritos de sempre que é The Messenger, e fico muito feliz pela theGameKitchen beber da mesma fonte que a sua inspiração, já que existem muitas semelhanças na navegação e trocas de mundo. Será um título desafiador, com uma série de mecânicas muito recompensadoras para quem explora todos os cantos, e pretende um jogo frenético e cheio de acção.


Absolum

Absolum é um beat em up roguelite incrível baseado no que jogamos. Este título é uma maravilha tanto na jogabilidade, como no seu visual e level design. Os criadores de Streets of Rage 4 migraram algumas das suas mecânicas para Absolum e também notamos inspiração clara em Dragon’s Crown, e que bom que ficou. Confesso que já tinha saudades de um bom beat em up, e mesclando os géneros de jogo desta forma tão bem conseguida, teremos aqui um título muito promissor.

Tivemos acesso a três personagens diferentes, e acesso à primeira fase do jogo, explorando algumas armas, magias, o sistema de parry e algumas das recompensas pós-fase. Os personagens lutam juntos, e cada um apresenta habilidades e personalidades únicas. Galandra, por exemplo, é uma lutadora ágil e espadachim, projetada para se destacar em combate corpo a corpo, enquanto Karl é um anão com aparência de tanque, armado com socos devastadores e uma arma que pode derrubar oponentes à distância.

O jogo passa-se em Talamh, um mundo de maravilhas e horrores cósmicos tomado pela guerra após um evento mágico cataclísmico. A sua premissa é intrigante, e estamos mortinhos por saber mais deste universo.


Estes foram os três títulos disponibilizados pela Cosmocover, e garantidamente vamos querer jogar mais de cada um deles!

Igor Gonçalves
Curioso, explorador, e fã de videojogos desde que me lembro, e em especial pela saga Metal Gear. Não jogo plataformas, jogo jogos.