No passado dia 25 de Outubro de 2025 foi oficialmente apresentado o jogo indie português Alentejo: The Tinto & The Ugly, a sequela de Alentejo: Tinto’s Law.
A apresentação oficial realizou-se na sala Atmosferas na ETIC, em Lisboa, e contou com a presença de toda a equipa da Loading Studios, o estúdio responsável pelos dois jogos de Alentejo. Além de ser possível experimentar o jogo em primeira mão em várias consolas, houve também uma banca de petiscos, onde não poderia deixar de contar com um bom presunto alentejano e chouriço, proporcionando um autêntico ambiente alentejano.
A apresentação ficou da responsabilidade de Vasco Oliveria, co-fundador da Loading Studios e de Filipe Veiga, fundador da editora Teknamic Software, responsável pela publicação dos dois jogos do Alentejo para os cartuchos da Gameboy.
Além da apresentação da equipa responsável pelo jogo, a Loading Studios aproveitou para anunciar em primeira mão o próximo projeto do estúdio: #31: The Botafogo Odyssey, um jogo de Ficção Científica para o Gameboy, baseado nos ramos militares portugueses e com a história a decorrer em pleno Século XXXI.
Na minha opinião foi uma surpresa agradável este anúncio, com um rumo diferente que o estúdio tomou e a que estamos habituados, deixando as terras do Faroeste alentejano para trás por agora e levar-nos para o espaço, num futuro longínquo. Confesso que fiquei com alguma expetativa com o anúncio e agora só resta esperar mais informações sobre o jogo num momento oportuno.

Além da apresentação do Alentejo e da novidade #31: The Botafogo Odyssey, Filipe Veiga, fundador da Teknamic Software, também subiu ao palco para falar um pouco da Teknamic Software e o seu percurso pessoal e profissional. A apresentação durou cerca de uma hora e, no geral, foi uma boa experiência. Após a apresentação, deu-se o lugar às entrevistas com o Vasco Oliveira e Filipe Veiga e a Squared Potato teve a oportunidade de entrevistar ambos:
Antes de avançar com a entrevista que foi gravada e registada, queria reforçar que esta foi a minha primeira experiência de fazer uma entrevista e que serviu de experiência para melhorar ou reparar alguns aspetos nas entrevistas futuras e desde já um muito obrigado a Vasco Oliveira e Filipe Veiga pela amabilidade e disponibilidade em conceder esta entrevista.
Alentejo: The Tinto & The Ugly já está disponível, com versão física e digital para as consolas GameBoy (Gameboy, GameBoy Color e GameBoy Advance) e PC, em versão digital.
Obrigado a Vasco Sousa e a toda a equipa da Loading Studios pelo convite e pelo evento.






























